Passeio Pedra do Baú

Os amigos Danillo Palloni, Akira Kobayashi, Renan dos Reis e Gabriel Uehara provaram que não: Campos do Jordão é um ótimo local para curtir também com os amigos. Localizada na Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, a cidade é famosa por receber turistas, principalmente durante o inverno brasileiro, entre os meses de junho e julho.

“Campos do Jordão é uma cidade turística com várias atrações, seja para casais ou para grandes grupos. Eu particularmente prefiro o passeio com bastante gente. Teve uma vez que fomos com um grupo de 18 pessoas e foi incrível! Fizemos vários passeios, trilhas, conhecemos cachoeiras e visitamos uma fábrica de chocolate. Em grupos grandes é mais difícil conciliar um passeio que todos gostem – tem gente que não gosta de natureza, por exemplo, e prefere ‘bater perna’ no centro. Quando isso ocorria, nos dividíamos em subgrupos e cada um ia fazer um passeio que lhe agradava mais”, conta o químico Gabriel Uehara.

No total, os amigos já foram quatro vezes para a cidade, já que os avós de Danillo têm uma casa por lá. Durante a alta temporada, eles não gostam de ficar no local e assim, os amigos fazem a festa! Em média, ficam cerca de quatro dias a uma semana, para aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer. “Está se tornando uma tradição ir para Campos do Jordão! Sempre que vamos, ficamos de quatro a sete dias. É um tempo suficiente para aproveitar o que a cidade tem de bom, sem se cansar também. Nas oportunidades que tivemos de ir para Campos, sempre ficávamos na casa do Danillo. Aliás, reunir o pessoal em uma só casa é garantia de uma viagem bem-humorada. Sempre há inúmeras situações na casa que nos fazem chorar de rir. Nas noites, quando chegávamos dos passeios, sempre nos reuníamos na sala do chalé, onde fica a lareira. Reunir o pessoal em volta da lareira era certeza de muitas risadas”, relembra o advogado Renan dos Reis.

Pico do Itapeva

Passeios inesquecíveis
Como já conhecem bem a cidade, os amigos fizeram vários passeios e desbravaram muito bem o local. Confira algumas indicações dos melhores pontos turísticos – e fique morrendo de vontade de ir para lá agora mesmo!

*Pedra do Baú
O local tem quase 2000 metros de altura e é um dos pontos mais procurados por aventureiros que buscam desbravar e contemplar as belezas da Serra da Mantiqueira. “É um local perfeito para quem gosta de aventura. Dá para subir a pé pelas pedras até o ponto mais alto. Lá do alto, dá para ver as cidades que circundam o complexo. A vista é incrível!”, explica Gabriel. A Pedra do Baú também é procurada por praticantes de saltos de paraglider, asa delta, escaladas, além de caminhadas e mountain bike. O acesso por estradas à Pedra do Baú pode ser feito tanto via Campos do Jordão como por São Bento do Sapucaí.

*Morro do Elefante
Fica no centro de Campos do Jordão e, segundo Gabriel, é o local que tem a vista mais bela da cidade. De lá, é possível ver cada detalhe de Campos do Jordão, já que o morro não é tão alto. O acesso pode ocorrer de duas formas: de carro ou de teleférico.

*Passeio de teleférico
Apesar de a altura assustar um pouco, os meninos garantem que este passeio é incrível! No trajeto, passa-se por cima da avenida principal que corta Campos do Jordão e termina no alto do Morro do Elefante. Lá em cima tem uma lojinha com um chocolate quente e para descer, basta pegar o teleférico no sentido contrário. Além de ser uma delícia, o passeio não é caro.

*Visita à fábrica de chocolates Araucária
Este é um passeio bem rápido. Para amantes de chocolate, é um verdadeiro paraíso! O passeio é aberto à visitação e dá até pra ver a linha de produção e o maquinário utilizado na confecção do chocolate. O tour conta também com uma pequena exposição da história do chocolate no Brasil.

Passeio pelo centro

*Passeio pelo centro
No centro você vai encontrar de tudo um pouco. Desde casas a carros de luxo até inusitadas estátuas de gelo esculpidas especialmente para o inverno. No local, ainda existem várias lojas de roupas e de chocolate, além de um shopping com uma pequena praça de alimentação. “E pra quem gosta de manter a forma, recomendo um pequeno lanchinho no Pastelão do Maluf!”, brinca o químico.

*Horto Florestal
Para quem gosta de contato com a natureza, o passeio pelo horto florestal não pode faltar. Há uma trilha que dura cerca de 40 minutos e que leva até uma pequena cachoeira. Dá pra praticar esportes radicais, como tirolesa e arborismo e comer em um restaurante com pratos típicos.

*Amarula Lounge Bar
Bar temático da Amarula que traz os principais coquetéis preparados com a bebida. Os meninos indicam o Amarula Ultimate, principal drink da casa.

*Baden Baden
O Bar da Baden é bastante famoso pelas suas cervejas artesanais. Porém, é um local que está sempre lotado: vá preparado para enfrentar filas. Os amigos indicam agendar uma visita à fábrica da Baden com antecedência para saber como a cerveja é produzida. No final do tour pela fábrica, há uma degustação das cervejas.

*Pico do Itapeva
O lugar possui pouco mais 2000 metros de altitude e é acessível por estrada pavimentada, sendo um dos pontos mais altos acessíveis por automóvel no Brasil. Lá de cima, é possível se ver uma ampla extensão do Vale do Paraíba, avistando-se 15 cidades da região. No caminho, é possível ver hotéis no alto das montanhas que parecem castelos.

Amarula Lounge Bar

“Campos do Jordão sempre tem coisas novas. São sempre novas aventuras. Mas, o que mais curtirmos são os passeios que fazemos e a gastronomia do local. Neste último ano que fomos, acompanhamos shows de stand-up excelentes, bem como participamos de uma degustação exclusiva de queijos da marca Polengui que estava com um stand exclusivo. Esta foi uma novidade da temporada! Foi uma visita espetacular, agendamos nosso grupo e fomos acompanhados de uma especialista da Polengui. Nessa visita, experimentamos mais de 10 tipos de queijos. Foi uma experiência única e marcante”, relembra o advogado Akira Kobayashi. Outros passeios inesquecíveis foram a visita ao restaurante Churrasco Ao Vivo, especializado em carnes nobres, como parrilla argentina, além do Espaço Veja. “Todo ano, a Veja monta um espaço destinado a diversas atrações no centro de Campos do Jordão. Há de tudo o que se possa imaginar: degustação de queijos, vinhos, cinema, shows e esportes radicais. E o melhor de tudo: é grátis! Em um dos anos montaram até uma pista de patinação no gelo. Os tombos são um espetáculo à parte!”, conta Gabriel.

Diversão garantida
De acordo com os amigos, a cidade tem várias atrações e opções para todos os gostos e bolsos. Há muitas atrações gratuitas e outras com o preço bem acessível. Há também locais mais requintados, para aqueles que estão dispostos a gastar mais. De maneira geral, Campos do Jordão é uma bela cidade com arquitetura que chama muito a atenção, gastronomia farta e noite bem movimentada! E claro que, onde se tem vários amigos juntos, histórias divertidas não faltam! “A gente tem várias histórias para contar que demorariam horas! Mas, uma vez, o Akira estava demorando pra arrumar o penteado e o grupo ficou do lado de fora da casa gritando: ‘ vamos Akira! Mais rápido! Vamos aí, só falta você!’. Só que tem uma pousada na frente da minha casa e, de repente, saiu um grupo de jovens, como a gente, que começou a gritar também: ‘vamos Akira! Vamos Akira…”. Foi bem engraçado na hora!”, relembra Danillo.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…