patinacao-bauru

Para quem não gosta de ‘puxar ferro’ na academia e quer começar a praticar algum exercício físico, a patinação pode ser uma ótima escolha. É que, além de promover o emagrecimento e fortalecimento da musculatura, você tem a opção de fazer os exercícios em locais abertos e de quebra, conhecer novas pessoas! E quem disse que em Bauru não dá para patinar?

Sem tempo ruim!
No domingo (30/03), aconteceu o primeiro encontro de patinadores In Line de Bauru, evento promovido pela WiseMadness. “Esse é um projeto totalmente gratuito que conta com oficinas culturais de dança, aulas de skate, stomp (percussão com materiais recicláveis), malabares com fogo e a patinação, entre outras”, conta Danny Pagani, responsável pela comunicação e marketing do projeto.

Além das oficinas, o projeto cultural tem uma parceria com a prefeitura de Bauru e a Sebes (Secretaria do Bem Estar Social) e oferece essas aulas a crianças. “Elas saem da aula e depois vêm para o nosso galpão para participarem de algumas oficinas. Por causa disso, a gente sempre faz arrecadação de alimentos para ajudar essas crianças. É um projeto muito bacana que a gente tenta, não só levar a parte cultural, mas uma mensagem diferente”, afirma Danny.
Com a vontade de voltar a praticar o esporte, algumas pessoas se juntaram e criaram um grupo para patinarem juntos e, é nesse galpão, que eles praticam quando está chovendo em Bauru. Os encontros acontecem duas vezes por semana, toda terça e quinta-feira. E qualquer pessoa pode participar, já que o projeto fornece aulas gratuitas para os iniciantes.

Quais patins escolher?
“Para começar, não tem um ideal, depende do que a pessoa quer. Tem gente que já quer entrar em corrimão e andar na quina da calçada logo no começo. Para isso, por exemplo, a pessoa deve escolher os patins street. Já quem não sabe muito o que quer, pode escolher o freeskate. Tudo depende do objetivo das pessoas”, conta o advogado Akira Kobayashi, que entrou no grupo há quatro meses. Ficou ainda mais confuso? Então conheça três tipos e suas funções:

Freeskate: é híbrido, ou seja, você pode fazer tanto um passeio com ele, quanto algumas manobras. Ele tem uma base mais reforçada que os outros e tem quatro rodas.

Patins Street: no meio, ele tem um vão e as laterais são mais largas, pois servem para encaixar no corrimão. Ele é para manobra, é mais reforçado e também é ótimo para fazer circuito de rua.
Patins Roller Clássicos: são patins com quatro rodas também, mas com bases mais largas e rodas maiores. São para passeios e para ter mais velocidade.

*Equipamentos: vale lembrar que eles são indispensáveis! Os principais são: capacete, protetores de punhos e mãos, joelheira, cotoveleira e os protetores de cóccix, que se parecem com uma bermuda. “Os protetores de cóccix são necessários, pois, dependendo da modalidade que o patinador pratica, os tombos geralmente são para trás, assim como o capacete que protege a nuca dos tombos”, diz o advogado.

patinacao-bauru5

É divertido!
Tudo bem que os tombos fazem parte do esporte, mas nada que seja perigoso ou arriscado. A prova disso é que nesse grupo até crianças estão participando! “Eu patino desde criança. Comecei vendo as pessoas andarem na rua da minha casa… aí, não parei mais! Hoje, a minha filha patina comigo. Ela tem seis anos e patina há seis meses. E uma das vantagens do esporte é essa: além de ajudar com o condicionamento físico, é um entretenimento que eu tenho com a minha filha. Ela usa todos os equipamentos de segurança e não tem perigo!”, afirma Mariana Petersen. E Akira completa: “além de ser bom para corpo, você se distrai e é muito divertido estar junto com o pessoal!”

Benefícios:
*Melhora o condicionamento físico
*Modela a musculatura
*Ajuda a reduzir o peso
*Fortalece as costas e o abdômen
*Alivia o estresse
*Trabalha o equilíbrio

Serviço:
Projeto WiseMadness, acesse: www.wisemadness.com.br
Grupo de patinadores: www.facebook.com/groups/214159012115295/

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes
...

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…