transito

Nesta sexta-feira (16), começou a Semana Nacional de Trânsito com o tema: “Eu sou mais um por um trânsito mais seguro”.

Em parceria com algumas entidades, foram preparadas diversas atividades em alusão à Semana. A programação completa está disponibilizada no www.emdurb.com.br

E por falar em trânsito: todo bauruense já deve ter ouvido: “Tá reclamando do trânsito de Bauru? Vai dirigir na capital!”. A verdade é que em São Paulo tem tanto trânsito, que o povo de lá já tem algumas malícias para não perder tempo.

Em Bauru, o trânsito não é daquele tamanho, mas o tempo que se perde nele logo vai se igualar ao da cidade grande, pela falta de esperteza de certos condutores, em algumas situações. Situações que, por sinal, irritam MUITO! Veja algumas delas, separadas pelo Social Bauru, que com certeza, você já deve ter enfrentado no trânsito:

 

transito-bauru01

1. GENTE QUE DIRIGE DEVAGAR E NO MEIO DA RUA
Eu sei, você quer passear na Getúlio para ver as pessoas e fazer valer o seu fim de semana. Fique à vontade! Tá tudo OK! Mas faça isso na pista da direita, para que quem estiver com pressa (ou em uma emergência) possa passar. E quanto a andar no MEIO da rua, não precisa nem falar nada, né? Você não paga dois IPVAs e não tem o direito de formar um trânsito gigante atrás de você nas DUAS pistas.

 

transito-bauru02

2. GENTE QUE CORTA A FRENTE DE QUEM VAI RETO
O título resume. Mas eu vou explicar mesmo assim, para os desavisados: para virar em uma esquina à esquerda, por exemplo, você deve estar na pista DA ESQUERDA! Se você estiver na pista da direita e tentar virar na esquina à esquerda, você vai cortar a frente de quem quer ir reto. Certo? Não? Vou desenhar, então:

corte

Fácil de entender, né?

 

transito-bauru03

3. VOCÊ DÁ SETA E NÃO DÃO PASSAGEM
Existem algumas pessoas, que parece que estão apostando corrida. Se você quer mudar de pista e está dando seta, é porque certamente precisa virar a próxima esquina. Para não cortar a frente do cidadão (como mostrado no desenho acima), você tem que entrar na frente dele. E quem disse que ele deixa? Afinal, estamos em uma corrida de Fórmula 1, não é mesmo? Uma posição na frente sempre é importante para vencer o prêmio final!

 

transito-bauru04

4. GENTE QUE PRESSIONA PARA ANDAR MAIS RÁPIDO
Amigo, se você quer ir mais depressa, melhor comprar um jatinho! Não adianta, o semáforo está fechado! Você vai correr à toa para, lá na frente, parar de novo! Daí eu, que fiquei para trás, vou chegar 5 segundos depois, parar do seu lado e dar um tchauzinho pra você. Tá apostando corrida com quem?

 

transito-bauru05

5. GENTE QUE INVADE A PREFERENCIAL
Falando nos apressadinhos, essa é clássica, não? Você está numa preferencial, o pare é do outro carro e, de repente, ele corta a sua frente. Além de não ser legal, isso é muito perigoso e pode causar um sério acidente. Mas a irritação vem muito maior quando esse apressadinho começa a andar lentamente na sua frente. Ué, acabou a pressa?

 

transito-bauru06

6. PESSOAS QUE NÃO DÃO SETA
Esse item não poderia faltar na lista, em diversas versões! Você está andando e, do nada, um carro que estava estacionado, sai na sua frente. Você está andando e, de repente, o carro estaciona. Você está andando e, bruscamente, o carro da frente vira a esquina, obrigando a uma bela freada para não bater. São inúmeras situações que confundem o motorista e atrapalham o trânsito de uma forma geral. Seta não é um item de luxo no carro, foi feita pra usar! Use! Fique tranquilo, que não consome nem gasolina!

 

transito-bauru07

7. GENTE QUE FAZ TANGENTE NA ROTATÓRIA
Qual o problema das pessoas com uma rotatória? Dentro dela existem duas pistas, como na maioria das ruas da cidade. Por que querem passar reto, na tangente de uma rotatória? A pessoa entra pela pista da direita, passa para esquerda dentro da rotatória (fechando quem está do lado) e volta para pista da direita. Qual o sentido? Veja se não é simples esse o raciocínio:

rotatoria

É só andar junto. Tranquilo?

 

transito-bauru08

8. PESSOAS QUE PARAM NO MEIO DA RUA
Você está andando, seguindo o fluxo, o trânsito já está complicado… o que acontece? O carro da frente para, do nada! Atrás de você já está uma fila enorme de carro, você dá seta para escapar e na pista do lado os carros estão passando freneticamente. Claro que você não vai conseguir escapar para a pista do lado… não com esse trânsito das seis horas da tarde. Quando você consegue, finalmente, imbicar na outra pista, para sair da besta da frente, ele resolve andar.

 

transito-bauru09

9. QUEM COLA NA SUA TRASEIRA NA BALIZA
Você encontra aquela vaga que estava procurando há um tempão. Sinaliza lá de trás do quarteirão, avisando que vai entrar e o cara atrás não desgruda da sua traseira. Vem coladinho do começo ao fim. Você para o carro e engata a ré, jogando uma luz branca na cara dele. Aí já é tarde. Teve um terceiro que já colou nele também e um quarto… e o trânsito já foi formado em pleno centro da cidade.

 

transito-bauru10

10. SEMÁFOROS DESSINCRONIZADOS
Anda um pouco, para o carro. Anda mais um pouco e para de novo. Anda, sai correndo, vê o sinal amarelo… corre… e não deu tempo! É mais ou menos assim que a gente fica quando semáforos seguidos estão dessincronizados. Alguém pode, por favor, arrumar? Não deve ser tão difícil resolver uma logística dessa! Hoje já deve ter algum aplicativo de celular que faça isso sozinho!

 

transito-bauru11

11. QUEM NÃO USA PISTA DE ACELERAÇÃO
Atentem-se ao título desse item, por favor! Pista de ACELERAÇÃO! Sim, você deve ACELERAR quando precisa entrar em uma via mais rápida do que a velocidade que está. Se você precisa entrar em uma estrada, por exemplo, não PARE. Sério, por favor, não pare. Alguém vai bater na sua traseira e isso não vai ser legal. E não só na estrada que vai para o Alameda Quality Center: na cidade também existem pistas assim, como por exemplo, na Av. Nações Unidas, do lado do Mc Donald’s. Veja:

nacoes

Acelera aí! Não para não!

 

transito-bauru12

12. BURACOS
Achou que não fosse ter, né? Apesar de já ter sido pior, o asfalto de Bauru continua bem ruim e propicio para aparecer vários buracos, principalmente quando chove. A situação é essa: quando você não está desviando dos motoristas ruins, você está fazendo um zig-zag para fugir das crateras.

 

E aí? Qual item faltou nessa lista? O que te deixa irritado no transito de Bauru? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Projeto de estudantes de Bauru mostra as transformações na moda durante a pandemia

A pandemia mudou a moda. Devido às atuais circunstâncias, o consumidor se viu obrigado a r…