young-lungs

Como montar uma banda? Escreva umas músicas, entre no Facebook e ache os membros. Parece fácil, né? Mas só parece. A Young Lungs poderia estar formada desde 2006, como conta o vocalista, o ‘dono’ do projeto: “Eu já tinha essas músicas guardadas desde 2006, mas não achei ninguém para tocar. Em 2009, eu desisti dessa ideia de formar uma banda. Aí o ano passado, eu pensei melhor de novo e resolvi que não iria mais deixar essas músicas na gaveta. Fui atrás de pessoas para tocar e achei um grupo no Facebook chamado Monte Sua Banda Bauru. Lá, eu encontrei a Ellen, em outubro de 2013. Aí em janeiro desse ano vi que o David queria tocar em uma banda autoral e pensei: ‘poxa, ele já faz 500 coisas, por que não pode fazer mais uma?’ (risos) Aí o último foi o Zé Antonio, que eu também achei na rede social”.

Assim como as músicas, o vocalista também já tinha pensando nesse nome há oito anos, por causa da banda Libertines. Os músicos têm um single que fala ‘young lungs’ (jovens pulmões) na letra, e por ser muito fã dos som dos caras, o vocalista decidiu usar essas palavras para batizar o seu projeto. “Ele já tinha tudo! As músicas, o nome do projeto… na verdade, se ele tivesse mais braços, a gente nem estaria aqui!”, brinca David e o vocalista corrige: “não, porque eu não sei tocar bateria…” (risos).

O som, que é totalmente autoral, é um rock indie alternativo, com influências The Strokes, Artic Monkeys, Samshing Pumpkins e Snow Patrol. Pelo menos, é o que o público diz. “Sempre ouvimos das pessoas que o nosso som tem essas influências e eu acho que tem um pouco disso mesmo, porque na época que eu fiz as músicas, eu só ouvia isso. Mas hoje eu não gosto que eles citam The Strokes porque os caras fizeram um disco horrível…”, diz o vocalista.

Apesar do pouco tempo de formação, a Young Lungs já está colhendo os frutos. Duas músicas da banda tocaram em um pub em Londres e o convite surgiu através do próprio proprietário do bar. Ele mandou um email para Guilherme dizendo que tinha visto o vídeo no Youtube e se os meninos deixavam que as músicas tocassem na rádio que ele tem no pub. Depois de acharem que era uma brincadeira, os músicos concordaram e puderam ouvir o programa com o som depois. Além de Londres, as músicas da Young Lungs também já tocaram em Buenos Aires.

“O mais engraçado é que esse cara de Londres acha que Bauru é um grande celeiro musical. Depois que ele tocou o nosso som, ele pediu que eu indicasse outras bandas da cidade e ficou maravilhado com tudo. E a gente nem tem essa ideia de Bauru, né? Pensa que aqui é tudo estagnado, mas pelo visto, não é bem assim”, diz David.

A primeira apresentação da banda aconteceu no Grito do Rock, festival que rola todo ano aqui na cidade. No show, os meninos tocaram quatro músicas em uma apresentação rápida e bem tensa. “Ah, estavam todos nervosos, principalmente eu e a Ellen. O David já fez 15 mil shows, o Zé também já se apresentou, mas eu e a Ellen nunca tínhamos nos apresentado. Aliás, nós temos um chat da nossa banda no Facebook, que é de todos os membros, mas esse dia eu criei só um com a Ellen porque eu precisava compartilhar meu nervosismo com alguém!”, relembra Guilherme.

Para esse ano, os meninos querem continuar os ensaios para poderem tocar as outras músicas que já estão prontas. Bom, se em menos de quatro meses eles já fizeram um show em um festival e tocaram no exterior, ninguém duvida que ainda tenha muita coisa para acontecer!

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…