andre-cury-tenis-bauru2

Ele joga tênis desde os quatro anos de idade por influência da família, formada por tenistas profissionais. Hoje, aos 37 anos, André Cury recebe o título de número 1 na categoria Senior pelo Ranking da ITF. Natural de Bauru, o tenista agora se prepara para disputar o mundial que começa amanhã (27), em Palm Beach. Antes de viajar, André conversou com o Social Bauru e comentou sobre a sua expectativa para esse novo desafio. “Vencer esse campeonato é o meu maior sonho”, revela. Confira a entrevista!

SB: Como foi receber a notícia que você era o melhor do mundo?
André:
Ah, foi muito importante, principalmente pelo tempo que eu jogo tênis. Isso veio para coroar toda a minha carreira. Agora nessa categoria de Seniors eu consegui despontar mais do que quando eu era juvenil. Eu estava entre os 10 melhores do Brasil, mas nunca cheguei ao top do ranking mundial.

SB: Qual a expectativa para o mundial?
André:
Esse torneio mundial tem mais de 800 jogadores, sendo que 70 são da minha categoria. Eu jogo na categoria de 35 a 39 anos. A minha expectativa é boa, estou me preparando fisicamente há um tempo. Depois que você chega na parte Senior, a parte física conta muito. Eu faço acompanhamento sempre no BTC e treino aqui também, três vezes por semana.

SB: O seu pai foi um grande tenista, heptacampeão nos anos 60. Ele sempre te incentivou?
André:
A minha família toda é de tenistas e todos sempre me incentivaram. Por causa disso, comecei a jogar desde que eu tinha quatro anos. Já está no sangue! (risos)

SB: E como foi o começo?
André:
Eu pratico desde os quatros anos e com sete, eu já estava disputando um torneio em Salvador. E eu sou da mesma época do Guga, joguei o juvenil com ele vários anos. Depois eu joguei alguns torneios internacionais e hoje estou jogando na categoria Seniors.

andre-cury-tenis-bauru

SB: Qual a maior dificuldade em continuar jogando com uma idade que, geralmente, os atletas estão parando?
André:
A maior dificuldade é manter se bem fisicamente. Quando você tem mais idade, você forma família, tem que se desempenhar mais no trabalho para manter essa família e não tem todo o tempo para treinar. Tem que estar presente para família também.

SB: E o que falta realizar na carreira?
André:
Ah, vencer esse campeonato é o meu maior sonho! Quero muito ganhar o mundial na categoria que eu estou ainda. Eu fico nessa categoria até o ano que vem e depois vou para outra, que é para atletas com 40 a 45 anos. Com certeza, esse é o meu maior sonho.

SB: Para quem está começando agora, qual o conselho?
André:
O conselho é se dedicar nos treinamentos, praticar bastante, jogar torneio para aprender a lidar com a competição. Mas hoje, quem pratica esporte, nem precisa participar de competição. Só de você fazer, já se livra de vários problemas que a criança pode ter, como má influência e drogas. É legal praticar o esporte para ter mais disciplina.

SB: E como é seu projeto com crianças carentes?
André:
O projeto foi feito já há dois anos, em parceria com o Bauru Tênis Clube e a Prefeitura. O Coelho, que é formado em Educação Física, dá algumas aulas para crianças carentes e eu coordeno a parte administrativa.

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes
...

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…