polonia-bauru

A estudante de jornalismo, Jéssica Godoy, encarou a aventura de viver dois meses em um dos países mais frios da Europa: a Polônia. Apesar de estar acostumada com o calor bauruense, de ter andado de avião somente uma vez e nunca ter saído da casa dos pais, a estudante disse ‘sim’ ao desafio e conta, agora, como essa experiência mudou a vida!

O ‘sim’!

“Na verdade eu sempre brinco: não escolhi a Polônia, a Polônia me escolheu! Vou explicar: queria muito um intercâmbio. Aí fui convidada para um evento da Aiesec Bauru pelo Facebook. Achei interessante, mas esqueci totalmente da data. No dia, estava saindo da aula e um amigo comentou que aconteceria em 1 hora. Acabou que eu fui no evento e ele não. Foi a partir disso que fiquei o ano inteiro colocando na minha cabeça que iria fazer um intercâmbio. Em agosto, fiz a entrevista inicial com o pessoal da Aiesec Bauru, paguei a taxa de inscrição e pude ter contato com as vagas do mundo todo. E tinha um pensamento em mente: queria muito um projeto na área de educação, dar aulas seria perfeito.

Acabei me interessando por um projeto da Polônia que chama Make a Step e seria executado em Poznan. Dos países do leste, a Polônia era o que eu mais tinha ouvido falar e mesmo assim não conhecia praticamente nada. Mas, apesar da empolgação inicial, eu não teria coragem de levar a ideia de ir para o outro lado da Europa. Porém, logo depois, eu vi o projeto Enter Your Future oferecido em toda a Polônia. Fui atrás e conversei com uma ex-intercambista da Aiesec Bauru que tinha ido pra lá e falou muito bem desse projeto. Em uma semana, me retornaram e me disseram que tinham me aceitado e que só faltava meu sim para que ‘casasse’ a vaga. Pensei bem, pesquisei que, para chegar lá eu teria que inevitavelmente fazer conexão, mas dei o veredito para meus pais: ‘vou para a Polônia!’

Lá, eu dei workshops sobre o Brasil – tudo o que pode imaginar, desde política a cultura, passando por esporte e turismo. Além disso, também tive que dar workshops sobre valores da Aiesec: maneiras de evitar nervosismo, assertividade, diferenças entre líder e chefe, além de jogos educativos – que foi bem legal! A proposta era para apresentar em seis escolas diferentes durante cinco dias em seis semanas. No entanto, eu apresentei em cinco escolas; por problemas de desorganização desde o princípio, eu desisti do projeto na última semana. No total, foram 62 dias que eu fiquei na Polônia.

polonia13

Lugares inesquecíveis!

“Em Wroclaw era época de Natal e a Market Square (que é a praça principal) estava toda enfeitada, inclusive com cabanas de doces, vinho quente, objetos decorativos. Uma massa com Nutella era 16 Zloty – foi caro! (risos) Na época, a cotação estava R$ 1,00 = Zl 1,60. Também fui a um barzinho (Przedwojenna) que ficava perto da praça e a tradução queria dizer: Antes da Guerra. Ficava na frente a um prédio do século XI, com ruas de pedra e dentro tinha música antiga e decoração início do século XX. Parece que você está no filme do Piratas do Caribe! Há uma quadra dali, tinha o Ambasada, Mojito a 16 zloty. Esse bar também parecia um mergulho nos filmes do Woody Allen, como Meia Noite em Paris. Tinha também uma pizza em baixa de uma escada-túnel (por cima passava os bondes e ônibus) que custava 2 zloty (comíamos sempre lá depois de festas). Em Pierogarnia, você pode comer os melhores pierogis. É impossível não experimentar a Wiborowa (vodka) e o Pierogi (é o que eles tem de mais típico!).

As cervejas Lech e Tiskye também são boas e podem ser compradas em mercadinhos, como o Fresh Market. Não há como ir à Wroclaw e não conhecer a ponte de cadeados e toda aquela região da Ilha, a Igreja que foi destruída durante a Segunda Guerra e reconstruída, a vista do outro lado do rio… Lugares imperdíveis! E claro uma rua só de baladas, se não de graça, valores simbólicos para entrar como 5 zlotys (geralmente pagavam só os homens), quando enjoávamos, saímos de uma e entravamos em outra, numa boa! Patinar no gelo custa em torno de 17 Zloty. Em Cracovia, imperdível é a visita a Fábrica de Schindler que hoje virou museu. Também a praça principal que está cheia de tendas. Tem Hard Rock Café também. E claro, não se pode esquecer do maior campo de concentração Nazista do mundo: Auschwitz. Pagamos ao redor de 100 Zlotys em uma agência próximo a Market Square (praça principal) e no dia seguinte um ônibus nos levou em excursão para lá! Há castelos em Cracovia, assim como em Brzeg. É difícil citar uma só coisa de melhor, porque a viagem em si foi do início ao fim um ‘achado’, surpresa, magia! Além da amizade, do amor por dar aula (que eu constatei lá), a língua, a neve, o frio e todas as experiências que vivi e visitei, um lugar lá ficou marcado: a ilha onde tinha a ponte dos cadeados, a igreja, o rio, a paisagem… Cheguei a ir novamente lá, sozinha, faltando dois dias pra eu voltar, pra me despedir do lugar. Com certeza um dos lugares mais lindos que pude conhecer e que ficou gravado de uma maneira muito especial dentro mim.”

polonia17

Nem tudo são flores

“Eu sofri demais com o frio e por não ter uma bota waterproof (me enganaram na loja!). Morar dois meses em hostel com gente desconhecida não foi fácil, mas com o decorrer do tempo, os outros intercambistas eram minha família, e acabou sendo mais natural dividir um quarto de 10 pessoas com homens e mulheres. E dois banheiros com um hostel todo! Difícil também era ver chegar gente estranha, estar dois meses com a roupa dentro de uma mala, sempre trancada com cadeado. A língua também foi uma dificuldade, porque o meu inglês não estava aperfeiçoado quando fui. Tinha dificuldade para me comunicar com outros intercambistas, em comércio e para dar as aulas! Mas o progresso também foi muito rápido em relação a isso. Uma vez fomos comprar uma passagem para Berlim, tivemos que usar o tradutor para nos comunicar com a atendente na estação de Wroclaw. Outra vez no trem voltando de Berlim para Wroclaw tive que pedir água em polonês, que é “Woda”, porque o atendente de bordo não falava inglês. Para comprar no Fresh Market (armazem), eu tinha que pedir por mímica para a atendente me mostrar o preço na máquina registradora, nos shoppings e galerias todos falavam inglês e muito bem, assim como nos restaurantes. Isso que Wroclaw era a quarta maior cidade da Polônia e cidade universitária! Em Brzeg a maioria da população não falava inglês. Não ter como cozinha também foi díficil, só tinha microondas na cozinha!”

Momentos inesquecíveis!

“Tudo foi inesquecível! Desde o momento que eu deixei minha mãe chorando na janela da sala olhando eu saindo pela garagem, no avião acompanhando na tela o trajeto, passando por cima do Mediterrâneo. Quando aterrissou em Munique e vi a neve pela primeira vez da janela do avião. No ônibus indo pro hostel quando tinha acabado de chegar na Polônia e liguei pra minha mãe dizendo: ‘mãe, estou vivendo em um cenário de filme!’. Quando chorei muito depois do segundo dia de aula, em que não estava conseguindo desenvolver o inglês (eu queria que um avião aparecesse na minha frente naquele momento pra eu voltar pra casa!).Passar o Natal longe da minha família e conseguir falar por 47 segundos no telefone com a minha mãe, antes que acabassem meus créditos, foi punk! E também dormir no chão do aeroporto em Luton (1h de Londres), porque caso contrário, perderíamos o voo! O ano novo em Praga também foi incrível! Praga é mágica! Mas aprendi muita coisa de tudo, quantos preconceitos vieram a baixo! Além disso, eu provei para mim mesma que eu era capaz, que os medos limitam nossos sonhos e que o impossível é uma limitação criada pela nossa própria mente. Hoje, um ano e meio depois parece um sonho, o melhor sonho que eu podia ter sonhado até então! Lembro de tudo, até dos maus momentos, com um imenso carinho e gratidão, pela oportunidade da vida e a minha coragem que tirei não sei de onde, talvez na fé em Deus de pensar que se a escolha de ir ou não, em um momento, só dependia de mim eu sei que Ele já tinha dito sim previamente”

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…