94fm-exposição-futebol2

O Espaço Cultural Leônidas Simonetti da 94FM situado a Rua Marcos Augusto Genovês Serra 3-35 apresenta a mostra Alegria do Povo: futebol e samba com obras inspiradas nos temas da música e do esporte. A curadoria é da dupla Janira Bastos e Janaina Fainer.

A Copa do Mundo é um evento antigo e um dos mais assistidos do planeta. A exposição Alegria do Povo: futebol e samba reuniu telas de 19 artistas plásticas de Bauru e região, e o assunto são duas paixões dos brasileiros: futebol e samba. Ao sugerir o fio condutor da mostra as curadoras não tinham como prever qual seria o ponto ótimo de tensão entre personalidades tão diferentes, nem como seria a fruição de tal reunião. Afinal essa é a condição para uma exposição, ser consistente tornando-se individual e fazendo-se arte. Os quadros são recortes. Recortar é cortar formando figuras. É eternizar o instante, prender e congelar.

A pintura restitui o traço captado pela visão em um piscar de olhos. Este aspecto é o reconhecimento do recorte da realidade, pois ela reproduz o mundo, mas só o faz em fragmentos, dando ao espectador informações em quantidade suficiente para provocar a imaginação ativa, aquilo que os matemáticos chamam de elegância econômica, fazendo a imagem produzir bons resultados com meios escassos: textura e colorido únicos, pois o recortado vai além da essência do objeto e revela os múltiplos olhares das autoras sobre formas que são convertidas em espaços pictóricos.

94fm-exposição-futebol

Dessa maneira as telas se estruturaram harmoniosas definindo volumes e superfícies que se tornaram solidas, mas sem peso, através de técnicas mistas como a colagem, óleos e acrílicas. Algumas empregaram somente traços transformando o branco da tela em luminosidade de sonho, outras intensificaram a claridade para a qual a imaginação do espectador é dirigida nesse momento, quando a Copa do Mundo está acontecendo no Brasil. O devaneio, a fantasia e a criatividade agrupados, formaram uma espécie de lição amorosa com o país e incorporaram o visível ao inconsciente coletivo do povo. O resultado tornou-se mais significativo, pois nos quadros estão a elegância natural e discreta das autoras e a intensa alegria de compartilharem sua arte com o público.

SERVIÇO

Alegria do Povo: futebol e samba
• Abertura: 2 de julho de 2014 às 20 horas.
• Local: Espaço Cultural Leônidas Simonetti – Rua Marcos Augusto Genovês Serra 3-35
• Período: 3 a 30 de julho de 2014 – aberta diariamente em horário comercial
• Fone: (14) 99125 7197 e (14) 99772 8369
• Email: [email protected] e [email protected]
• Artistas: Anizia Pereira Sgavioli, Carla Rugai Pereira Leite, Cecile Mariza Brodt Martha, Celina Caracho Moya, Domingas Teresa Martins Perea, Elizabeth Janzon Nogueira, Jussara Furlan Felício, Maria Claudina Gisbert Argilés Cury, Maria Helena P. Pinto Franceschi, Maria Leila Lunardi Pernambuco, Maria Luiza Battaiola Costa, Marilena Silva Serra, Marisa Lia Mondeli, Milce Toledo Reis, Patrícia Milanesi C. Penteado, Sonia A. Gabriele, Sônia Maria Okinawa A. Campos, Vera Lucia Real, Virginia Maria Gisbert Argilés

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…