red-blues-band

Mais que só comunidades engraçadas, depoimentos e fotos inesquecíveis, o Orkut poderia ter formado uma banda! A ideia surgiu há três anos quando o guitarrista Vinicius e o baterista Leandro fizeram um contato na rede social. “Havia uma comunidade de músicos e, por lá, fizemos o primeiro contato. Queríamos apenas tocar. No entanto, marcamos uma primeira ‘jam’ em estúdio que não deu muito certo, o outro guitarrista não foi. Assim, resolvi convidar dois amigos que trabalham no mesmo lugar que eu: um guitarrista e um gaitista. Deu certo dessa vez e começamos a tocar juntos. Foi o surgimento da Red Blues Band”, relembra Vinicius.

Cada músico integrante tinha uma referência musical diferente: Vinicius veio do rock e heavy metal, o Binho –baixista- já tocou em diversas bandas aqui da cidade, todas ligadas ao rock, assim como o Leandro e Glauco (vocalista), e o Flavio (guitarrista) tem uma veia de funk, soul e MPB muito forte. Porém, é o blues o estilo de intersecção entre todos.

“É um estilo cujos principais representantes nós sempre ouvimos e curtimos. O blues é a base, é o estilo ‘pai’ de muitos outros, dentre estes, o rock, o soul e o funk. Clapton, Hendrix, BB King Stevie Ray sempre foram ouvidos e admirados por nós, mesmo antes de formar a The Red Blues Band. Acho que faltava uma oportunidade de colocar essa vertente para fora. A banda foi essa oportunidade”, diz o guitarrista.

Atualmente, os músicos fazem uma pesquisa constante acerca dos estilos que tocam, como o blues, rockabilly, soul funk e rock clássico, como os três Kings (Albert King, Freddie King e BB King), Eric Clapton, Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan, Keb’ Mo, Lynyrd Skynyrd, Gary Moore, Robert Johnson, Elvis Presley, ZZ Top, Brian Setzer, Elmore James e Buddy Guy, entre outros.

“Estamos sempre renovando o repertório. Inclusive, aceitamos sugestões das pessoas que nos seguem nas redes sociais. Uma boa parte do nosso repertório atual é oriunda dessas indicações”, revela Vinicius.

Além dessas referências, a Red Blues Band também compõe e já lançou uma música no Facebook intitulada ‘O rock, o blues e o bar’. Para os músicos, esse é o maior diferencial da banda, o cuidado com o setlist. “Difícil falar sobre isso, mas posso dizer que temos um cuidado especial com o que tocamos. Ainda não repetimos nenhum setlist. Sempre incluímos músicas novas a cada apresentação. Essa inclusão depende, é claro, do próximo local onde iremos tocar e do público. Tentamos entregar o melhor som possível, ou seja, equipamento sempre bem cuidado e bem regulado, como o som sempre equilibrado e em um volume que permita que as pessoas curtam o som sem impedir a interação natural entre elas numa casa noturna”, conta o guitarrista.

Para esse ano, o principal projeto é compor ainda mais e expandir os horizontes; tocar em mais lugares, além de Bauru. Apesar de não viverem da música e terem empregos paralelos, todos sentem um prazer único em estar no palco. “Não vivemos de música, mas vivemos muito melhor com ela. Por isso, decidimos fazer da melhor maneira que pudermos, dentro, é claro, de nossas limitações. Felizmente, a resposta do público e das casas de show tem sido muito boa.
Uma coisa que quem for nos ver tocar pode ter certeza é que sempre vamos dar o nosso melhor, sempre”, finaliza.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…