pilates-bauru1

Você pode até pensar que é exagero, mas quem já aderiu a essa prática, sabe bem os inúmeros benefícios que ela traz para a vida. O pilates acaba com os problemas de coluna, melhora a respiração e, de que quebra, deixa você com a postura mais ereta e os músculos definidos! Para saber mais sobre o assunto e tirar todas as dúvidas, a equipe do Social Bauru conversou com Louise Leme, proprietária da Allegro Pilates. Confira as dicas da educadora!

Em que consiste o pilates?
“O pilates é uma forma de atividade física que envolve a integração dos movimentos. Então, você não vai fazer nenhum movimento isolado. A intenção é que você use os princípios do pilates, de organização corporal, para fazer todos os movimentos. É diferente do agachamento só por agachar. Mesmo no agachamento, a gente pensa na organização corporal.”, afirma Louise. Ou seja, a intenção da prática, quando Joseph Pilate, criou foi exatamente essa: a integração entre os movimentos. Segundo a profissional, qualquer pessoa pode fazer, desde crianças até idosos. “A única coisa é que não é indicado que uma criança muito nova inicie nos aparelhos. O ideal é a partir dos oito anos de idade. Antes disso, ela já pode fazer movimentos no solo. E o legal do pilates é isso, esse dinamismo que existe e você consegue adaptar os movimentos para qualquer pessoa, em qualquer idade” diz.

pilates-bauru2

Tudo novo
Como os exercícios podem ser adaptados para qualquer pessoa, o pilates pode ser feito junto com a fisioterapia e como forma de reabilitação de alguma doença, além de melhorar o condicionamento físico. Louise explica que a vantagem em se fazer com os aparelhos é que eles possibilitam um maior número de movimentos – o que não é possível quando é feito somente no solo ou com bolas. Independente da forma, a prática é uma filosofia de vida e para ter resultados, deve ser incorporado no dia a dia. “Eu costumo dizer que, apesar de existir um leque muito grande de exercícios específicos do pilates, ele é um princípio de vida. Falo para os meus alunos que não adianta vir e fazer os exercícios e não levar isso para o dia a dia. É uma questão de princípios”, afirma. Para o corpo, o pilates traz ganho muscular, estabilização do tronco, mobilização das articulações, alongamento, melhora a respiração, trazendo benefício cardiovascular e melhorando a qualidade de vida. E emagrece? “Não, o pilates não emagrece. O que acontece é que, quando a pessoa começa a fazer, consequentemente, melhora a postura e esse ajuste pode parecer que a pessoa perdeu alguns quilinhos. Além disso, quando a gente tem um corpo mais organizado, nós temos menos depósitos de gordura localizada e acabamos comendo até melhor, de uma maneira correta. Então não há o emagrecimento, mas ele pode fazer parte de um programa”, afirma.

“Ah, mas é caro!”
Para quem costuma dizer isso, Louise tem a resposta na ponta da língua! “Eu tenho muitos alunos que vêm aqui fazer os exercícios e estão à base de remédios caros. Depois de um tempo, eles deixam de tomar esses remédios e conseguem ficar só com o pilates, ou seja, há a economia de dinheiro. Além disso, os nossos cursos são muito caros e a gente está sempre se profissionalizando, porque sempre tem novidade. Sem contar que as nossas aulas são individuais ou em dupla e isso encarece um pouco no valor. Mas, pelo menos, você tem um trabalho personalizado”, conta.

Curiosidades
*O primeiro estúdio foi inaugurado em 1926;
*Joseph Pilates não utilizava bolas em suas aulas. Isso foi incorporado com o tempo, a partir dos novos princípios da prática;
*Hoje já existe o pilates aéreo, onde as pessoas conseguem fazer com tecidos, e também o pilates com água. “É como o telefone sem fio: começa de um jeito e depois, cada um inclui um elemento”, brinca Louise. Então, mãos à obra!

pilates-bauru3

Serviço:
A Allegro Pilates Bauru fica na Rua Saint Martin, 21-19.
Mais informações: 3243-6665 ou www.facebook.com/AllegroPilatesBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…