teatro-brasileiro

Bauru recebe, pela primeira vez, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) em sua 16ª edição. O evento explora a produção baiana de teatro e percorre quatro estados: São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Acre.

Do Estado de São Paulo, Bauru é a única cidade do interior que recebe o FTB neste ano. O Festival conta com o patrocínio nacional da Petrobrás e produção local da Casa de Cultura Celina Neves. Tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e realização geral da Sorella e Alecrim Produções Artísticas.

Com espetáculos, ações formativas, oficinas e troca de ideias sobre o fazer teatral, o Festival do Teatro Brasileiro é um projeto de intercâmbio de artes cênicas único no Brasil. Esta proposta de circulação vem contribuindo, desde 1999, para o desenvolvimento da cena teatral brasileira por meio de variadas ações que atingem um complexo universo de atores sociais e culturais.

Em 2014, o estado objeto de cena é a Bahia. Os bauruenses poderão apreciar um panorama que possibilita a percepção e entendimento da produção contemporânea do estado em destaque. A cada edição do FTB é feita uma curadoria da cena teatral de um estado do país que então circulará para outros estados da federação.

Thiago Neves, coordenador da Casa de Cultura e produtor local do FTB, ressalta a importância da cidade receber esse intercâmbio com a Bahia e chama a atenção para as atividades formativas. “É uma oportunidade da nossa região de prestigiar espetáculos premiados que dificilmente chegariam aqui. É também uma oportunidade única de conhecer trabalhos e propostas diferentes. Mas o fator mais importante do FTB são as atividades formativas, que deixa elementos multiplicadores através das oficinas”, disse.

Legado baiano em Bauru
Todas as atividades do FTB na cidade serão oferecidas gratuitamente. Além de dois espetáculos, com direito a bate-papo com os atores para qualificação da plateia, são 60 horas de oficina musical de Bandodipapel e mais 40 horas de oficinas de teatro do projeto Cenas Curtas.

Para Glauber Coradesqui, coordenador pedagógico desta edição, o educativo objetiva criar um elo entre os estudantes e o teatro. “As ações de formação também ajudam a resgatar esta intimidade entre os alunos e os espetáculos. Para enriquecer as atividades, realizamos conversas e jogos teatrais. Antes de conhecerem a peça, os estudantes tomam conhecimento do universo que será apresentado. Não antecipamos toda a surpresa, mas despertamos a sensibilidade e a curiosidade”, aponta. “No teatro, os jovens podem conversar com os artistas, saber mais sobre a peça, o processo e o próprio ofício da criação cênica. Depois, voltamos à escola para saber como o estudante gostaria de compartilhar esta experiência. Nossa prioridade é conquistar a escola com uma abordagem sensível”, explica.

PROGRAMAÇÃO BAURU

Espetáculo “Entre Nós – uma comédia sobre a diversidade”
Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves
Endereço: av. Nações Unidas, 8-9
Data: 19 e 20/9/2014 (sexta e sábado)
Horário: às 21h
Ingressos gratuitos
Sinopse: Vencedor em três categorias do Prêmio Braskem de Teatro 2012 (Melhor Espetáculo, Melhor Ator – Igor Epifânio – e Melhor Texto), Entre Nós – uma comédia sobre diversidade tem texto, direção, iluminação e figurino de João Sanches (Eu Te Amo Mesmo Assim/ Pague Pra Ver). O enredo põe em cena a história de dois jovens atores que se embaraçam em seus próprios conceitos sobre homossexualidade – e que, de acordo com o autor, só sairão dessa enrascada com a ajuda do público. No elenco estão Igor Epifânio (de “Mestre Haroldo e os Meninos” e “A Bofetada”) e Anderson Dy Souza (de “As Velhas” e “Policarpo Quaresma”)
Classificação etária: 12 anos

Espetáculo “Amnésis – uma busca intencional pela lembrança”
Local: Teatro Municipal Celina Lourdes Alves Neves
Endereço: Av. Nações Unidas, 8-9
Data: 21/9/2014 (domingo)
Horário: às 20h
Ingressos gratuitos
Sinopse: De maneira leve, lúdica, metafórica e divertida, a montagem reúne inúmeras historias de vidas que ecoam nas ruas e praças da cidade. Os três atores mergulham numa saga de aventuras, celebrações e aprendizados, dando vida a diversos personagens construídos a partir da coleta de histórias na Praça da Piedade, Mercado Modelo e Igreja de São Lázaro em Salvador.
A montagem investe no questionamento de como as nossas lembranças (as nossas memórias, as histórias da nossa vida) e as lembranças das vidas de outras pessoas e espaços históricos das cidades, podem servir como fonte e material para construção de um espetáculo teatral.
Faixa etária: 12 anos

OFICINA BANDODIPAPEL (participante constrói instrumento musical de papel)
Datas: de 8 a 19 de setembro
Horário: das 12h às 19h
Local: Instituto Sorri Bauru
Endereço: av. Nações Unidas, 53-40
Inscrições: [email protected] ou vá diretamente à Sorri-Bauru.
Sinopse: Com uma proposta pedagógica interdisciplinar, a oficina utilizará a metodologia da arte-educação, interagindo as linguagens artísticas das artes plásticas e música com outras áreas do conhecimento. Serão produzidos em torno de 40 instrumentos percussivos, na técnica do papelamento, reutilizando materiais recicláveis. Os instrumentos serão divididos por categorias funcionais e características estéticas: marcações, repiques, pandeiros, atabaques, maracás e outras criações autorais, formando um conjunto harmônico percussivo e possibilitando novas experiências musicais no “tocar” em todos os sentidos e nas performances artísticas. Os participantes estarão ativamente no processo de construção (criação, confecção e produção) de instrumentos de percussão, na técnica de papelamento, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis variados.
Perfil do público: iniciados em música
Duração: 60 horas
Vagas: 40


Serviço

Ingressos para os espetáculos poderão ser retirados na Casa de Cultura Celina Neves, na rua Gerson França, 6-66, Centro, a partir do dia 10 de setembro.
Para saber mais, acesse: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…