Jade-Suhaila

Nessa sexta-feira (21), acontece o festival Ishtar, que é a deusa babilônica da fertilidade e do bem viver. A estória começa com a morte de seu marido, Thamuz, que é levado para o centro da Terra. Ishtar decide, então, ir até lá para ressuscitá-lo e trazê-lo de volta.

Para chegar ao seu destino, ela deve atravessar sete vezes “Os Sete Portais” e, em cada um deixar uma peça de roupa. Estas peças de roupas levarão com elas os bloqueios e incertezas de seu corpo mente e espírito; abrirão seus “chákras” _centro de energia. É uma longa jornada durante a qual Ishtar amadurece e se fortifica. Em muitas culturas encontramos personagens semelhantes à Ishtar, com estórias que passam a mesma mensagem: Isis e Hathor no Egito, Deméter e Persephone na Grécia, Salomé e Heródia na Bíblia, Inana na Suméria, e muitas outras.

Uma das coisas que esta estória explica é a mudança de estações inverno/primavera. Existem muitas outras para se pensar como as relações entre vida, morte, ressurreição e imortalidade; o erótico como sagrado ou profano; castidade e sedução; sabedoria e mistério; sociedade matriarcal e patriarcal; poder e força; véus, sete, serpente, mulher e o ventre.

Convidados Especiais
Tarik (São Paulo SP), Adriana Bele Fusco (São Paulo SP), Aisha Latiffa (São Paulo SP) e Cia Equilibrio Natalia Silva Araçatuba. TARIK é bailarino, professor e coreógrafo de Danças Árabes Folclórica desde 1997 e ator profissional. Tem experiência em Ballet Clássico, Jazz, Sapateado e Dança de Salão. Possui um estilo de dança marcante e reconhecido no meio artístico por suas Danças Árabes Folclórica, Clássica, Moderna, Performance e Fusão. Iniciou seu trabalho na Casa de Chá Khanel Khalili (Brasil) e faz diversos trabalhos em todo Brasil e Internacional como Chile, Peru, Buenos Aires, Mendoza e Missiones; ministrando aulas, shows, workshops, espetáculos, festivais e como jurado. Participou de vários programas de televisão.

Serviço
Festival 7 Portais Ishtar acontece nessa sexta-feira, dia 21, no Teatro Municipal.
Mais informações: 3018-1887

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…