critico-gastronomico

A verdade é que tem muita gente escrevendo sobre gastronomia. E o número de pessoas com experiência ou competência técnica para analisar o trabalho de um profissional de cozinha e dizer que ele errou ou acertou é bem restrito.

Sem o devido conhecimento técnico fica leviano e maldoso, pois a experiência do paladar é vasta e subjetiva. Além dos jornalistas, os blogueiros enlouquecidos de plantão, correm atrás de restaurantes clássicos e recém-inaugurados como caçadores ávidos por serem os descobridores do próximo chef revelação.

A mídia social é um aliado quando a pesquisa é levada a serio, mas alguns levam mais na brincadeira e acabam esquecendo a real função do seu trabalho e ajudam alguns poucos, e nem sempre preparados, a se destacarem no mundo das panelas.

Ideal seria que no final de uma experiência cada um escrevesse baseado no conhecimento do paladar específico da sua criação, dos sabores da sua vida e aquisições ao longo dela. Relatar se a comida estava correta, se os molhos saborosos, as bebidas no seu ponto e o atendimento desejado seria a ajuda perfeita para quem procura opiniões para esse ou aquele restaurante.

Assim deixamos para os que realmente estudaram, ensinaram e se prepararam para criticar: avaliar chefs e estabelecimentos gastronômicos levando em conta o que cada um oferece.

Quanto aos simples mortais de garfo e faca: vamos aproveitar o próximo prato!

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
  • Gastronomia: Inove no Natal

    O final do ano é um convite para confraternizações e alguns dias de descanso, e claro, par…
  • Gastronomia: Aposte na tapioca!

    A tapioca ou beiju, extraída da fécula da mandioca vem ganhando cada vez mais adeptos. Alé…
Carregar mais por Denise Bologna Amantini
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Pega uma dose e vem descobrir porque a cachaça é popular em Bauru!

Hoje, dia 13 de setembro, é o Dia Nacional da Cachaça e ficamos curiosos para saber o porq…