critico-gastronomico

A verdade é que tem muita gente escrevendo sobre gastronomia. E o número de pessoas com experiência ou competência técnica para analisar o trabalho de um profissional de cozinha e dizer que ele errou ou acertou é bem restrito.

Sem o devido conhecimento técnico fica leviano e maldoso, pois a experiência do paladar é vasta e subjetiva. Além dos jornalistas, os blogueiros enlouquecidos de plantão, correm atrás de restaurantes clássicos e recém-inaugurados como caçadores ávidos por serem os descobridores do próximo chef revelação.

A mídia social é um aliado quando a pesquisa é levada a serio, mas alguns levam mais na brincadeira e acabam esquecendo a real função do seu trabalho e ajudam alguns poucos, e nem sempre preparados, a se destacarem no mundo das panelas.

Ideal seria que no final de uma experiência cada um escrevesse baseado no conhecimento do paladar específico da sua criação, dos sabores da sua vida e aquisições ao longo dela. Relatar se a comida estava correta, se os molhos saborosos, as bebidas no seu ponto e o atendimento desejado seria a ajuda perfeita para quem procura opiniões para esse ou aquele restaurante.

Assim deixamos para os que realmente estudaram, ensinaram e se prepararam para criticar: avaliar chefs e estabelecimentos gastronômicos levando em conta o que cada um oferece.

Quanto aos simples mortais de garfo e faca: vamos aproveitar o próximo prato!

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…