tapioca

A tapioca ou beiju, extraída da fécula da mandioca vem ganhando cada vez mais adeptos. Além de saudável, ela é livre de glúten e está virando a queridinha dos nutricionistas na substituição do pão.

Pode ser consumida por diabéticos e é de fácil digestão. Tem até o título de “Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade de Olinda – PE”.

Depois dessa ficha técnica podemos agora falar um pouco mais dessa vedete atual. A iguaria, que pode ser encontrada desde pó até esferas pequenas, o famoso sagu, é rica em sais minerais e aceita uma infinidade de combinações e maneiras de preparo. Dela você pode fazer pizzas, bolos, tortas, cremes, panquecas, sorvetes e muitas outras produções.

A versatilidade de agregar recheios que a imaginação permitir confere à tapioca uma celebridade em todas as classes sociais. A preparação mais conhecida é na frigideira, onde se coloca a farinha de tapioca, já hidratada, e espera a coagulação da goma. A partir daí, coloca-se o recheio desejado e em seguida fecha-se as extremidades e é servida.

O dadinho de tapioca com queijo coalho do conhecido chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó na capital paulista, ganhou fama e se transformou em um petisco viral em bares e restaurantes. Para sair da mesmice, chefs começam a inovar e buscar combinações tão brasileiras quanto o dadinho para a preferência nacional que é o petisco.

Alex Atala inicia agora o movimento “Eu Como Cultura”, onde deseja reunir o maior número de assinaturas para a aprovação de um Projeto de Lei que permite que insumos, pesquisas e receitas do Brasil sejam reconhecidos como cultura e tenham acesso à leis de incentivo fiscal e a proteção do governo.

A campanha incentiva a publicação do usuário das redes sociais publicar comidas com cara do Brasil e a tapioca
não passa despercebida.

Deu vontade de comer? Pode ir atrás que seu metabolismo vai adorar!

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Restaurante libanês no Centro de Bauru esconde história de amor

“Gastronomia não é só técnica. Você pode até dominar a técnica A, B ou C, mas precisa ter …