liviakerr-2

Ela é formada em Design Gráfico, trabalhava na produção gráfica de uma empresa e nunca imaginou atuar no ramo que investe hoje. Será que é possível mudar o destino? Lívia Kerr acredita que não. Depois de participar de um concurso cultural a convite de sua mãe, há seis anos, a bauruense descobriu um talento que nunca imaginou que tinha: desenhar joias.

Hoje, Lívia tem um ateliê em São Paulo, uma loja em Bauru revendendo suas joias e um site, onde vende suas peças viraram as queridinhas da apresentadora Ana Maria Braga. “Quando as coisas têm que acontecer, a gente não consegue fugir”, diz. Conheça mais detalhes dessa história de sucesso!

Como você começou a desenhar joias?
Bom, eu nunca imaginei que um dia iria fazer isso. Sou formada em Design e trabalhava em uma empresa em São Paulo Aí a minha mãe viu que uma joalheria da cidade estava promovendo um concurso cultural chamado ‘Desenhe uma joia para a sua mãe’ e era em homenagem ao Dia das Mães. Aí eu desenhei, mas nunca imaginei que iria ganhar. Mas a minha peça foi a escolhida e acabou sendo confeccionada na loja. Foi aí que tudo começou porque me convidaram para participar um mês na loja para conhecer mais o trabalho.

Foi aí que você percebeu que iria trabalhar com isso?
Sim, porque a partir disso que eu comecei a estudar mais sobre o assunto e desenhar também. Eu fui para Milão, na Itália, para participar de um curso de Design. Mas, chegando lá, descobri que o meu curso não teve o número mínimo de inscritos e não ia acontecer mais. Daí eu tinha duas opções: voltava para o Brasil e perdia as passagens ou tentava um outro curso. Eles queriam me colocar para estudar Design de Interiores, mas eu não quis. Aí tinha um sobre Design de Joias e resolvi estudar sobre isso. O curso foi excelente e eu aprendi muito! Quando voltei ao Brasil, fiz um curso de ourives para aprender a fazer a peça. No começo, eu mesma fazia tudo: desenhava e produzia. Mas com o tempo eu vi que não valia a pena, até porque eu não tenho tanta habilidade assim… (risos).

E você deixou o outro emprego e começou a trabalhar com as joias?
Logo no começo não. Eu tinha o meu emprego e também trabalhava com as joias. Mas com o tempo, tudo foi dando certo e hoje eu me dedico totalmente a esse trabalho. Consegui um fornecedor em Bauru e trabalho com uma fábrica aqui. Depois criei uma página no Facebook e resolvi criar também um site para as pessoas comprarem as minhas peças. Pensei: ‘as pessoas nem me conhecem, confiam em mim, depositam o dinheiro na minha conta… um site vai dar certo!’ Aí fiz o site sozinha e deu certo mesmo!

E faz quanto tempo que tudo mudou?
Em deixei o meu trabalho em 2013 e foi aí que comecei a dedicar totalmente às joias.

liviakerr-3

E como surgiu a oportunidade de ter as joias usadas pela Ana Maria Braga?
Então, eu conheci uma pessoa da produção da Ana Maria e consegui ceder algumas peças para a apresentadora usar no programa. Mas não imaginava que ela fosse gostar tanto! A Ana está sempre com alguma peça no programa. Mas teve uma situação engraçada. Um dos anéis que eu fiz é em formato de um diamante e tem uma pedra dentro. Você pode mudar o anel e trocar a peça. Aliás, quase todas as peças que eu faço mudam de alguma forma. Os brincos podem virar outros modelos, com outras pedras… enfim, são peças interativas! Aí a Ana estava com esse anel e foi fazer uma receita com um chef convidado. Ela comeu o prato que ele fez e amou, fez toda aquela festa que faz sempre quando gosta da comida. Aí, ela foi comemorar com ele, fechou a mão e deu um ‘soquinho’ na mão dele. Nessa hora, o anel abriu e a pedra caiu dentro do prato! (risos) Quando eu fiquei sabendo disso, entrei em desespero porque não foi um erro do anel, ele possibilita a troca da pedra, mas poderia parecer que era um problema dele. A sorte é que ela levou com bom-humor, o Louro fez brincadeira e na página dela no Facebook, ela deu até destaque para o anel! Tinha foto mostrando ele e, com isso, consegui vender mais. Mas foi uma situação engraçada! (risos). A sorte que deu tudo certo! E espero que essa parceria continue agora em 2015.

E hoje faz tudo sozinha ainda?
Eu tenho a ajuda do meu namorado, mas quando você está começando, não dá para fazer grandes investimentos, então eu acabo fazendo tudo sozinha. As vendas no site estão indo muito bem e com o destaque da Ana Maria eu também consegui mais espaço. Tudo está dando muito certo.

Na novela Império, a personagem Maria Clara, da atriz Andreia Horta é designer de joias. Você acha que ela representa bem a profissão?
Ah, sim! Eu não assisto sempre, mas o pouco que já vi, percebi que é bem real. A diferença é que ela é herdeira de um império e eu tenho que ir atrás de tudo! (risos)

E quais os planos para 2015?
Ah, eu gostaria de entrar no ramo masculino e infantil, além de conseguir vender mais Hoje é difícil para mim porque eu tenho que ficar ligada 24 horas por dia e tenho que fazer tudo! Então, queria conseguir vender mais em 2015. Mas tudo está indo muito bem. Nunca imaginei nada disso que está acontecendo, nunca soube que tinha esse talento para desenhar joias e as pessoas estão gostando muito das minhas peças. Não tenho do que reclamar!

liviakerr-1

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…