emprego

Preparar um currículo adequado, treinar para a entrevista e buscar chegar com antecedência e estar calmo no dia. O Social Bauru conversou com Cleber Andriotti Castro, consultor empresarial e em RH, que explicou essas e outras dicas para você conseguir um emprego esse ano. Confira as dicas!

1. Como deve ser o currículo?
Cleber Andriotti diz que, na verdade, não há um modelo ideal para todas as situações e o currículo varia caso a caso. Por exemplo, para uma empresa mais formal, um currículo que siga essa linha e demonstre que a forma de conduta do profissional está alinhada à da empresa é o mais adequado. Já para uma empresa onde a criatividade seja um requisito, pode-se deixar o documento menos formal, mas sem abusos.

2. Entregue o currículo pessoalmente!
“Levar pessoalmente é melhor, quando possível, pois demonstra disponibilidade e interesse por aquela vaga e empresa, o que pode contar pontos positivamente”, diz o consultor. Mas não se preocupe quando não for possível por conta da distância. “Nesses casos, excepcionalmente, é recomendado o uso do e-mail”, afirma.

3. Como se vestir para a entrevista: formal ou social?
Depende da vaga. O ideal é que o candidato busque informações sobre a empresa e a vaga para assim, adaptar-se à elas. “Por exemplo, um executivo de grande empresa não errará ao vestir terno e gravata, o que pode ser dispensado para um profissional que irá trabalhar em uma agência de publicidade, por exemplo. Na dúvida, camisa e calça sociais são o suficiente para causar uma boa impressão”, garante.

4. Tenha opções
O consultor diz que não está errado enviar currículos para lugares diferentes. Porém, deve-se evitar disparar para todos os lados, principalmente para vagas que não tenham relação com sua área de atuação ou experiência.

5. Invista na área de serviços
A área de serviços é a que mais cresce no Brasil atualmente, e Bauru não foge à regra. “Por sua localização privilegiada e seu poder econômico, a cidade tem atraído filiais de grandes redes nacionais e multinacionais, o que representa uma grande oportunidade para os profissionais que nela residem. Temos acompanhado, nos últimos anos, um ‘boom’ no setor de construção civil, por exemplo, com destaque especial para redes hoteleiras internacionais que estão construindo ou já inauguraram unidades na cidade”, explica.

6. Vários cursos profissionalizantes ou várias faculdades não atrapalham o currículo!
Cleber afirma que, caso sejam de áreas completamente diferentes, é importante que o candidato demonstre ter foco e escolha uma delas. Mas, se esses cursos ou faculdades são de áreas correlatas, isso demonstra ao selecionador que o profissional tem interesse em se atualizar constantemente, o que conta muitos pontos positivos!

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …