enjoy3anos-1

Gustavo Misquiati e Fernando Soares, amigos há muito tempo, largaram as profissões que tinham há três anos em busca de um sonho: abrir uma academia em Bauru. Apesar das dificuldades que têm a cada dia, o aprendizado, a amizade e a convivência com os alunos os fazem terem a certeza que tomaram a decisão certa.

“Apostamos tudo o que tínhamos nessa academia, então temos que fazer dar certo. E acho que está dando!”, afirma Fernando. Confira o bate-papo e conheça a trajetória desses dois empresários bauruenses!

Como surgiu a ideia de abrir a Enjoy?
Gustavo: O Fer sempre teve vontade de abrir uma academia. Ele é advogado por formação e eu sou engenheiro. E ele sempre gostou muito de academia. Na época eu tinha outra empresa e ele estava estudando para concurso, isso foi há três anos. Antes dele, eu tinha outro sócio que também estava no projeto, mas como nenhum dos dois entendia nada de academia, pensei em chamar o Fer. Nós dois o conhecíamos e já sabíamos dessa vontade que ele tinha. Liguei pra ele e topou na hora.

Fernando: Na verdade, esse sempre foi um sonho distante que eu tinha. Eu sempre dizia que ia abrir uma academia, mas nem passava pela minha cabeça que isso ia se tornar realidade. Eu estava focado em estudar para concurso. Mas quando apareceu a oportunidade, deu tudo certo. O outro sócio acabou desistindo e hoje somos nós dois.

E dessa primeira conversa até abrir o estabelecimento, vocês levaram quanto tempo?
Gustavo: Seis meses e na maior correria. Parece bastante tempo, mas não é. Não tínhamos perspectiva de mercado, estudo, nada. Fizemos na loucura mesmo.

enjoy3anos-10

E o que vocês acham que a academia de vocês tem de diferente das outras?
Gustavo: Com certeza, o atendimento. Nós estruturamos um treino desde a hora que a pessoa entra na academia e fazemos acompanhamento o tempo todo.

Fernando: Sei que são poucos locais que fazem esse treino a partir do momento que o aluno entra na academia. O atendimento é totalmente individualizado de acordo com a necessidade e os objetivos do aluno. Com isso, conseguimos chegar a um resultado mais interessante para cada um. Acredito que a diferença seja o treino e também a periodicidade dele que é específico para cada aluno.

Uma pessoa que nunca fez nada pode ir sem medo, certo?
Gustavo: Com certeza, ela terá o atendimento correto. Essa pessoa será preparada para começar aos poucos. Ela tem que começar a andar para começar a correr.

E vocês acham que as pessoas estão mais interessas em se exercitar hoje em dia?
Gustavo: Sim e acho que não é tanto pela parte estética, mas sim pela saúde. Hoje em dia as pessoas estão procurando mais e nós sentimos essa diferença agora. O que a gente mais preza aqui na Enjoy é a qualidade de vida. Nós não somos uma academia de ‘maromba’, de meninas maquiadas… porque eu sei que falam isso e não é verdade. Nós somos uma academia que preza pela saúde. Tanto que temos uma cliente com 93 anos!

Fernando: Com certeza a gente preza mais a saúde que a estética. Claro que temos procura para os dois lados, mas, hoje em dia, o público da nossa academia é voltado para a saúde. E acredito que, quanto mais o tempo for passando, mais as pessoas vão procurar uma academia. Nós até tivemos alguns alunos que descobrimos problemas cardíacos por causa do acompanhamento que fazemos.

Gustavo: Tanto que, o primeiro passo aqui dentro é a avaliação física. No nosso plano já está incluso uma avaliação grátis e damos isso para estimular o aluno a cuidar da saúde. Fazemos uma avaliação física aqui dentro da academia, em uma sala privada que temos, e depois realizamos o teste na esteira para medir os batimentos cardíacos.

Alguém já passou mal na academia?
Fernando: Já… isso sempre tem! As pessoas estão de dieta, vêm para a academia sem se alimentar e passam mal aqui. Na verdade isso é bem comum. E nós temos um atendimento médico aqui dentro mesmo e já levamos para o consultório e a pessoa é atendida.

Atualmente, quais os serviços da Enjoy?
Gustavo: Hoje nós temos a musculação, ginástica, clínica de fisioterapia, estúdio de pilates, cantina, loja de roupas e agora estamos começando com Jiu Jitsu e Muay Thai.

enjoy3anos-2
A Enjoy também apoia o Bauru Basquete e os jogadores sempre treinam lá, como Murilo Becker.

Nesses três anos de empresa, vocês pensaram em desistir em algum momento?
Gustavo: Não, nunca pensei em desistir. É muito difícil…

Fernando: Já passamos por momentos muito difíceis, mas nunca pensamos em fechar. Queremos agora ampliar e temos projeto para abrir franquias. Para isso, estamos padronizando o nosso atendimento para que a pessoa seja recebido da mesma forma de manhã, tarde e noite.

Falando nisso, qual o horário que a academia está aberta?
Fernando: De segunda à sexta das 6h às 22h e de sábado, das 8h às 14h.

Então não tem desculpa para falar que não tem horário, né?
Gustavo: Não! (risos) Não desculpa mesmo.

E vocês têm alguma história engraçada para destacar?
Fernando: Olha, o clima de academia já é muito engraçado por si só. Eu fico aqui o dia inteiro e me divirto muito. Eu converso com todo mundo… até falam que o meu trabalho aqui é ficar fazendo piada com todo mundo! (risos). Mas melhor da Enjoy é que aqui tem muita família e é um clima muito legal. Todo mundo conhece e conversa com a gente. As pessoas nos param e dão a opinião sobre a academia, temos um diálogo muito bom aqui e é o clima de uma verdadeira família. Tanto que vamos fazer uma festa de comemoração, no próximo sábado (31), para festejar o sucesso da academia com todo mundo que faz parte dela. A festa vai ser no On The Road e fechada para os clientes, convidados e colaboradores da Enjoy.

O que vocês costumam falar para quem diz que é chato se exercitar em academia?
Gustavo: Vem aqui experimentar e conhecer! Vem testar uma semana para conhecer, antes de dizer que a musculação é muito parada. Hoje ela exige muito treino e dinamismo. Então, convido a todos para conhecer o nosso trabalho. O hábito de ir a uma academia vem muito do clima do lugar. Aqui todo mundo se conhece, quando é aniversário, trazem bolo para comemorar com todos daquele horário. É um clima muito bom e de muita amizade. E se as pessoas forem comparar, a nossa academia tem um preço totalmente acessível e é para todos.

E o que vocês mais aprenderam nesse tempo?
Fernando:O que eu mais tenho que aprender é a parte de marketing. Estar sempre conversando com todo mundo e tentar absorver o que interessa para mim. E você não pode reagir do seu jeito que o mercado espera e é preciso sempre estar preparado para tudo.

Gustavo: Acho que o que eu mais aprendi foi a respirar fundo! (risos). Não é fácil lidar com pessoas e, na hora de uma bronca, você pode ser mal interpretado. Mas está sendo muito bom! São desafios novos
que vão aparecendo e eu vou crescendo cada vez mais. O crescimento pessoal foi de 200%.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Jornalista publica livro com textos de Clarice Lispector no JC e expande obra da escritora

O jornalista Vinícius Bonafé passou algumas noites de 2021 com Clarice Lispector. Foram en…