Contra a dor e o sofrimento, a arma é a alegria. Pensando nisso, um grupo de voluntários decidiu dançar em prol da menina Ágata Munhoz, internada há 8 meses no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu para tratar de um tumor cerebral. Para isso, estão organizando, para o dia 22 de março, a partir das 9h, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, a Zumba Solidária em prol da Ágata.

“Serão 2h30 de zumba com mais de 10 professores renomados de Bauru. Tudo para ajudar no tratamento da minha sobrinha. Estamos emocionados”, diz Michelle Munhoz, tia da Ágata. Para participar, basta procurar uma das unidades da Academia Speed Fitness, em Bauru, para doar R$ 10,00 em troca de uma pulseira de acesso ao ginásio.

A família pretende investir o montante arrecado para equipar a casa para receber a Ágata assim que ela tiver alta do hospital. “Ela está realizando sessões de quimioterapia. Depois fará a radioterapia. E deverá fazer outras químios mais leves. Nessa fase, a médica poderá liberá-la para ficar uns dias em casa, mas ainda não é certeza”, diz Eloana Munhoz, mãe da menina.

Para isso, a família vai precisar se preparar para atender às necessidades da Ágata. Será preciso investir na aquisição de cama, saturômetro de mesa, aspirador, torpedo para oxigênio para quando ela precisar sair de casa, entre muitos outros equipamentos. Também será preciso contratar uma fonoaudióloga, uma terapeuta ocupacional e uma fisioterapeuta particular.

Hoje a família já investe em muitos itens para oferecer à Ágata um tratamento menos dolorido e repleto de cuidados. “Tentamos disponibilizar o melhor para a reabilitação total dela. Compramos um colchão casca de ovo, para evitar escaras, já que no hospital está em falta; hidratante; sabonete especial; pomadas de assadura, tudo isso específico pra pele dela; jogos pedagógicos para a fisioterapeuta usar com ela e ensiná-la que precisa mexer a mãozinha de novo. São muitos gastos e não poupamos esforços para ela ter o melhor”, enfatiza a mãe.

Organização

A Zumba Solidária deve reunir mais de 10 professores de Zumba de Bauru (e uma professora de Botucatu), que irão realizar várias coreografias para os participantes. Todos eles atuarão de forma voluntária. A Academia Speed Fitness assumiu a organização do evento também de maneira solidária.

A pedido dos organizadores, a Prefeitura Municipal de Bauru está apoiando o evento e cedeu o ginásio Panela de Pressão para que seja realizada a Zumba, que espera contar com a participação de mais de mil pessoas.

Sobre a Ágata

Do dia pra noite, a vida da família da pequena Ágata Munhoz, de 9 anos, virou de cabeça pra baixo. A menina, moradora de Bauru, seguia uma rotina normal a qualquer criança da sua idade, feliz e saudável. Até que começou a apresentar vômitos constantes no começo de 2014. Depois de 6 meses de muitas idas e vindas ao médico, a família recebeu o diagnóstico que nenhum pai ou mãe espera ouvir: a menina estava com um tumor cerebral (meduloblastoma).

Imediatamente ela foi transferida para o Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, instituição que oferece melhor estrutura para esse tipo de tratamento. Internada desde 15 de julho de 2014, ela já passou por 12 cirurgias, sendo nove delas na cabeça. O tumor foi retirado e hoje ela faz tratamento quimioterápico para evitar que o câncer volte. “Hoje ela não fala e não anda, e não sabemos quais sequelas irá ter. O tratamento é longo e demorado. Mas, apesar de ser um tumor maligno, ele é curável”, afirma a mãe.

Atualmente, a família está se dividindo entre Bauru e Botucatu. Eloana e o marido, Itallo Pablo Souza Braga, 35 anos, têm mais dois filhos: Pietro, 5 anos, e Davi, 3 anos, que moram com a família em Bauru. Os dois se revezam nos cuidados com Ágata no hospital para conseguir ficar também dos meninos. Com a necessidade de estar ao lado da filha frequentemente, Itallo acabou perdendo o emprego. E hoje a família vive de doações. “Gastamos muito com as viagens, fora as coisas que precisamos comprar para ela, como cremes, lenços umedecidos e muitos outros itens para os cuidados básicos”, destaca Eloana.

Família e amigos criaram uma corrente de solidariedade para ajudar. Foi aberta uma conta poupança para recebimento de doações, o que ajuda a família a arcar com as despesas. A agência de publicidade House Criativa abraçou a causa e criou uma página no Facebook (1 Minuto pela Ágata) para divulgar a luta da família, que hoje conta com mais de 7 mil curtidas.

Serviço

A Zumba Solidária é uma realização da Academia Speed Fitness, com apoio da Prefeitura Municipal de Bauru. O evento será realizado dia 22 de março, a partir das 9h, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (rua Benedito Eleutério, 3-50). A troca de doações (R$ 10,00) pela pulseira de acesso ao evento poderá ser feita nas três unidades da Academia Speed Fitness (Duque, Castelo e Vista Alegre). Telefones para informação: (14) 3227-8446 / (14) 3243-0615 / (14) 3245-8619

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…