funpics1

Você, provavelmente, já foi a algum casamento, evento corporativo ou festa em que tinha uma cabine fotográfica. Pois trata-se da Funpics, projeto de Matheus Puga e Caio Farias, estudantes que desenvolveram a cabine em busca de independência financeira.

“Estávamos cansados de pedir dinheiro todo mês à nossa família para nos divertirmos, Nos sentíamos incomodados com essa situação. Surgiu a ideia, então, de pensarmos em algo para empreendermos e com isso conquistarmos a nossa ‘independência’ financeira. Nos divertindo, claro!”, conta Matheus.

Com a ajuda dos pais, os estudantes montaram o projeto e começaram a ir atrás desse novo sonho – isso há dois anos. Hoje, os jovens empresários comemoram o sucesso do projeto e a sua expansão – em breve, a Funpics terá uma filial em Sorocaba. Nesse bate-papo com o Social Bauru, Matheus e Caio relembram o início do projeto e algumas histórias engraçadas que já presenciaram ao longo desse tempo de trabalho.

“Durante uma festa, um convidado foi assinar o Guestbook (Álbum com todas as fotos tiradas na cabine e assinatura dos convidados) e acabou confundindo o nome do noivo, escrevendo o nome do ex-namorado da noiva! (risos)”, lembra Matheus. Confira!

Quando vocês tiveram a ideia de começar a trabalhar com essa cabine?
Matheus:: A ideia surgiu no final de 2012, durante um bate-papo entre a gente, de modo bem informal. Estávamos cansados de pedir dinheiro todo mês à nossa família para nos divertirmos, nos sentíamos incomodados. Surgiu a ideia então, de pensarmos em algo para empreendermos e com isso conquistarmos a nossa “independência” financeira, nos divertindo, claro! Deixamos a ideia adormecer um tempo e, nesse período, o Caio foi para o Rio de Janeiro em um casamento. Ele viu uma cabine lá e me contou sobre, achamos muito interessante e nos simpatizamos com a ideia de montar uma cabine em Bauru, já que nunca tínhamos ouvido falar. Nesse mesmo dia, sentamos, pesquisamos e marcamos uma reunião com nossos pais e apresentamos um plano de negócios. Eles apoiaram a ideia e se surpreenderam. O nosso objetivo era encontrarmos um trabalho independente, flexível, que não ocupasse todo o nosso tempo e não atrapalhasse nos estudos, pois estávamos terminando o ensino médio.

E sempre são vocês dois que estão presentes nas festas?
Matheus: Sim, quase todos os eventos, estamos presentes! Hoje, devido à demanda e a nossa expansão, contamos com algumas pessoas para nos ajudar. Geralmente são universitários, que trabalham muito bem e se divertem muito, sem contar que os clientes também curtem!

funpics5

Onde vocês comparam a cabine?
Matheus: Na verdade, nós desenvolvemos a construção das cabines da Funpics, depois de muitas pesquisas. Criamos a nossa marca, mas claro, com a ajuda fundamental dos nossos pais. No começo, passávamos horas e horas, todos juntos, pensando na melhor maneira de construí-las. Hoje, depois de muitos estudos, erros e acertos, construímos as cabines totalmente modernas e em um curto tempo.

Lembram da primeira festa que fizeram?
Matheus: Sim. É muito engraçado lembrar da primeira festa! Foi um dia conturbado, totalmente imprevisível. Estava chovendo muito, estávamos ansiosos e não sabíamos se íamos conseguir dar conta do recado (risos). Foi uma festa de adolescentes do ensino médio. Nós ficamos sabendo dessa festa e a responsável era conhecida do Caio, pois estudavam na mesma escola. Inicialmente pensamos em colocar a Cabine Fotográfica na faixa, ou seja, apenas para divulgarmos o nosso produto diferenciado. Mas a sorte é que conseguimos até um dinheirinho! (risos) Tudo ocorreu bem e a cabine foi um sucesso!

Em média, quantas festas por mês vocês fazem?
Matheus: Hoje, a empresa faz em média 12 festas, mas depende muito da época. No final do ano fazemos uma média de 19 festas. Mas no começo, quando a empresa tinha apenas uma cabine fazíamos em média 2, 3 festas por mês.

Desde que começaram a trabalhar com isso, perceberam alguma diferença no público?
Matheus: Sim! No começo, achávamos que faríamos apenas festas de 15 anos e casamentos. Com o passar do tempo, começamos a locar a cabine fotográfica para formaturas e eventos corporativos, como confraternizações de empresas e coquetéis de lojas, por exemplo. O nosso público hoje é muito diversificado.

E vocês ainda fazem faculdade, certo? Qual?
Matheus: Sim, eu faço Relações Internacionais e o Caio faz Administração de Empresas.

funpics7

Quando terminarem o curso pensam em continuar trabalhando com isso?
Matheus: Na verdade, não sabemos ainda o que vai acontecer no futuro, mas queremos e estamos batalhando muito para que nossa empresa cresça cada vez mais! Mas temos o conhecimento de que somos muito jovens e muitas oportunidades podem surgir, temos de estar abertos à elas também. Sabemos que muitas coisas podem acontecer nesse período, afinal, acabamos de entrar na universidade! (risos). Por isso estamos sempre tentando nos atualizar, modernizar o nosso produto, visando à qualidade.

E vocês são muito jovens e trabalham à noite? É muito ruim?
Matheus: É bom de certa forma, nós gostamos da noite. É como o trabalho de um DJ ou de uma cerimonialista, por exemplo. Estamos realizando Sonhos, nos divertindo, colocando uma atração diferente nos eventos sociais de Bauru e Região.

Qual a pior coisa de trabalhar à noite?
Matheus: Pensamos que talvez seja o fato de que a maioria das festas ocorrem aos finais de semana. Nós trabalhamos intensamente quase todos os finais de semana desde 2014. Mas, mesmo assim, não é tão ruim.
Caio: Tentamos sempre encontrar momentos de lazer, descanso e diversão, tempos com a família, amigos e namorada. O lado bom é que sempre estamos em momentos especiais, celebrações de conquistas! Ambientes divertidos e que têm comida boa! (risos).

Lembram de alguma história engraçada para contar?
Matheus: Sim!
Caio: Ocorreu um episódio bem divertido!
Matheus: Durante uma festa, um convidado foi assinar o Guestbook (Álbum com todas as fotos tiradas na cabine e assinatura dos convidados) e acabou confundindo o nome do noivo, escrevendo o nome do ex-namorado da noiva! (risos)

Conseguem se divertir mesmo trabalhando?
Matheus: Sim, nos divertimos, é engraçado..
Caio: As pessoas sempre brincam ao tirar as fotos, fazem caretas… Já vimos noivas emocionadas dentro da cabine, é uma experiência diferente.
Matheus: Mas geralmente, acontecem coisas bem engraçadas, as pessoas esquecem de olhar para câmera e olham para tela – mesmo nós explicando!(risos).
Caio: Têm pessoas que pedem para tirar foto com a gente, isso é bem engraçado!

Quais os planos de expansão da Funpics?
Matheus: Estamos sempre buscando inovação e tecnologia para proporcionar melhores resultados aos nossos clientes. Devido a grande demanda estamos ampliando a Funpics para outras cidades, através de novos parceiros, como por exemplo, em Sorocaba. Em breve, a região de Sorocaba terá uma atração inovadora e divertida nos eventos sociais! E tudo isso só foi possível graças ao apoio de nossos familiares, amigos, clientes e parceiros. Pessoas que de alguma forma contribuíram para essa trajetória de sucesso!

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…