brunamonteiro1

Há menos de um ano, Bruna Monteiro não imaginava que estaria onde está hoje. Por força do destino, a ex-estudante de design gráfico no Senai participou de uma competição de pintura e decoração. O resultado? Campeã!

“Eu estava fazendo aulas no Senai de design gráfico e surgiu uma vaga para competir em um campeonato com pintura e decoração. Mas  os alunos não sabiam muito sobre o assunto, já que era a primeira vez que tinha esse tipo de competição aqui no Brasil. Aí eu me candidatei e comecei a aprender com o auxílio dos meus professores. Trabalhei e me dediquei muito. Logo de cara já competi com uma menina que estava estudando há seis meses. Acabei ganhando! (risos)”, relembra.

Depois da primeira conquista, Bruna percebeu que tinha um dom e começou a investir: a estudante foi campeã em outra competição e foi para a França, onde concorreu com mais de 20 candidatos. “Espero que eu consiga trabalhar ainda mais com isso e que as pessoas gostem, pois faço com muito amor”, afirma.

Saiba mais sobre essa história:

Como você começou a trabalhar com adesivos e papel de parede?
Então, foi por acaso. “Eu estava fazendo aulas no Senai de design gráfico e surgiu uma vaga para competir em um campeonato com pintura e decoração. Mas  os alunos não sabiam muito sobre o assunto, já que era a primeira vez que tinha esse tipo de competição aqui no Brasil. Aí eu me candidatei e comecei a aprender com o auxílio dos meus professores. Trabalhei e me dediquei muito. Logo de cara já competi com uma menina que estava estudando há seis meses. Acabei ganhando! (risos)”.

E como foi essa competição?
Fiz uma prova que englobava várias modalidades diferentes: papel de parede, pintura livre, tive que fazer uma porta inteira e uma prova de design. E, a cada etapa, eu ia somando pontos. Então eu ganhei a prova porque consegui fazer tudo e a outra candidata não, além de ter feito mais pontos em cada etapa. Aí, depois dessa competição, eu fui para uma outra que era nível nacional e também ganhei medalha de ouro. Quando eu voltei, continuei treinando e aperfeiçoando. Depois, fui convidada a competir na França e foi difícil porque eles são os melhores do mundo. Essa competição era o concurso nacional da França e tinham 600 candidatos franceses e somente três brasileiros. A gente recebeu o convite do Senai para sentirmos o clima de uma competição mundial.

Qual lugar você ficou no final da competição?
Eu competi com 21 pessoas e fiquei em oitavo lugar. Agora, no segundo semestre, eu ia competir o mundial, mas desisti.

Por quê?
É que eu estou terminando a faculdade de Design e não estava conseguindo me dedicar muito ao Senai. Ainda mais que estou fazendo TCC, então ficou ainda mais complicado. E é um trabalho que precisa de muita dedicação. Então, achei melhor desistir do curso. Eu precisava me dedicar para uma coisa só e escolhi a faculdade, que eu amo de paixão!

brunamonteiro2

Você não se arrepende da decisão que tomou?
Não. Eu sei que, quando chegar a data e eu ver as pessoas indo para a competição, eu vou ficar triste. Mas eu pensei muito até tomar essa decisão e estou feliz com ela.

E como é o seu dia a dia agora?
Então, apesar de não estar mais no curso, eu continuo estudando em casa todo dia. Eu estou pesquisando muito sobre as técnicas e as pessoas estão vindo falar mais comigo, o que está sendo muito bom.

O que você mais gosta de fazer?
Bom, eu treinei muito com papel de parede, hoje é o que eu mais gosto de fazer. E eu ainda competi em uma prova de velocidade, então tive que treinar muito. E não é tão fácil como as pessoas imaginam. Sem contar que muda muito o ambiente. É diferente da pintura, que também deixa o ambiente bonito, mas o papel de parede consegue mudar mais. Sem contar que para tirar é muito fácil. Só passar um pouco de água que ele já sai inteiro. Então hoje é o que eu mais gosto.

Está conseguindo trabalhar com isso já?
Estou sim. É até engraçado porque as pessoas estão me procurando, mas eu comecei sem pensar muito nisso. Fiz o primeiro vídeo só para mim, para deixar registrado. Aí eu publiquei e pessoas que eu nem conhecia vieram falar comigo.

Em quem você se espelha?
Então, eu me espelho muito nas pessoas que participaram da competição e sempre quando eu faço alguma coisa, penso que estou lá e que precisa estar tudo perfeito. Ali tinham as melhores pessoas do mundo e que estavam sendo avaliadas, então, para mim, foi uma experiência única. Eu aprendi muito.

Você já parou para pensar que se você não tivesse participado da primeira competição, nada disso teria acontecido?
Pois é, já sim. É engraçado como tudo mudou em menos de um ano. Eu participei do primeiro concurso em agosto do ano passado e depois já tive outras experiências, fui para França, conheci muita gente e estou trabalhando com isso. Aproveitei a oportunidade e hoje quero me dedicar ainda mais a isso. Espero que eu consiga trabalhar ainda mais com isso e que as pessoas gostem, pois faço com muito amor.

Confira mais detalhes do trabalho da estudante de design:

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…