zummer1

Muito calor em uma tarde em Bauru – realmente, o dia não poderia ser mais perfeito para uma entrevista em uma sorveteria. Mas, muito mais do que falar sobre os ótimos sorvetes que produz, Valdir Oliveira deu uma verdadeira aula de empreendedorismo, humildade e persistência em uma bate-papo de quase duas horas.

Ele, que é natural de Itápolis e agora mora em Bauru, trabalhou com bebidas por 23 anos, quando decidiu  mudar completamente de vida. Apesar de a empresa ainda dar lucros, Valdir sentia que precisava de um desafio novo.

“Eu já tinha alguns parentes nesse ramo e, como eu a minha família somos consumidores natos de sorvete, resolvemos apostar!”, brinca.

E, por incrível que pareça, Bauru não era o primeiro destino para montar o seu negócio. “Eu pensei antes em Marília, mas acredito que as coisas não acontecem como a gente planeja, e sim como elas têm que ser. Depois de visitar Marília por três vezes, eu resolvi vir para Bauru. Eu estava em Agudos no dia, na casa de uns parentes, e eles comentaram de uma sorveteria que tinha aqui na cidade e viemos visitar o local”, relembra.

Porém, Valdir não gostou do que viu e nem desceu do carro, por achar que não era aquilo que estava procurando. Apesar disso, não desistiu de Bauru e continuou colocando a cidade em seus planos. Passado um tempo, veio o sinal que ele estava precisando.

“Você já sentiu um ‘estalo’? Algo que parece que é um sinal? Pois eu senti naquele dia e comentei na minha empresa que não ia voltar no período da tarde. Peguei meu carro, fui até em casa buscar uma câmera fotográfica e vim para Bauru. Andei pela cidade e fui fotografar a sorveteria que tínhamos visitado naquele dia. Dessa vez, eu resolvi sair do carro e tomar o sorvete que eles vendiam. Inclusive, conversei com o proprietário sem ele saber quem eu era e fui embora. Quando cheguei em casa, avisei a minha esposa que ela não iria trabalhar no dia seguinte, porque viríamos para Bauru comprar a sorveteria e assim aconteceu, dia 27 de abril de 2006”, conta.

Quase dez anos depois, Valdir já é proprietário de três sorveterias em Bauru – a unidade da Zammer no Villaggio Mall, na Avenida Nossa Senhora de Fátima e no Camélias, que ficou conhecida com o seu antigo nome, Nova Delícia. Além disso, o empresário também é proprietário de uma sorveteria no centro de Taquaritinga. Mas, quem vê todo esse sucesso, não imagina as dificuldades que ele já enfrentou.

“O começo foi muito difícil, porque nós não mudamos para cá. Eu ficava viajando todo dia, porque a minha esposa era professora e tinha que dar aulas lá. Só depois de um tempo que viemos todos para cá. E, depois, eu ainda fiquei doente de tanto trabalhar. Eu não dormia mais, ficava o tempo todo na sorveteria, não descansava e fui parar no hospital. Não foi nada sério, mas assustou. Pensei até em desistir”, confessa

zummer2

Tudo novo, de novo
Em 2008, o empresário sentia que precisava mudar novamente, mas, dessa vez, dentro da própria sorveteria. Foi nessa época em que ele recebeu consultoria de um profissional experiente em sorvetes italianos. “Eu cheguei para ele e disse: ‘tenho essas referências, podemos fazer um sorvete parecido?’ E ele respondeu: ‘podemos fazer melhor!’. E aí, ele passou todos os ensinamentos técnicos e eu fui atrás de novos ingredientes, outras novidades para a sorveteria.”

Uma dessas novidades foi a fábrica que Valdir montou em novembro de 2013 – quando ele começou a revender sua especiaria. Atualmente, são mais de dez cidades que já recebem esses sorvetes, com as receitas que ele mesmo cria. “Todos esses resultados hoje, as lojas abertas e os sorvetes em várias cidades, estão me deixando mais confiante. Recentemente, decidimos que nós íamos expandir aqui na cidade e aí abrimos a unidade no Villaggio Mall Center. Então, acredito que todo o período ruim já passou.”

Mesmo com todos os desafios que já enfrentou e tudo o que já realizou na sua empresa, Valdir não acredita ser um homem visionário. “Acredito que, de nada vale uma Ferrari na mão, se não tem um bom condutor dentro dela. Então, a minha vitória não é só por causa do meu sorvete e sim, por causa de todo mundo que está junto comigo. Sempre quando eu posso, volto para minha cidade para visitar e me encontro com um padre que sempre me ajudou muito, que foi um verdadeiro pai… (se emociona). Então, acho que na vida, a gente precisa estar perto de boas pessoas e fazer contato com empresas honestas para poder crescer. Problemas, todo mundo têm e eles vão sempre existir – eles foram feitos para a gente resolvê-los. Além disso, ainda acho que para vencer você precisa de boa estrutura familiar. Minha esposa, por exemplo, está comigo em qualquer situação: na chuva, no vento, na tempestade… em qualquer momento. E como eu disse, as coisas na vida da gente não acontecem por acaso, mas vão acontecendo quando você se lança de alma e coração para realizá-las. É isso que temos que ter dentro da gente”, finaliza.

Em Bauru, a Zammer está localizada nos seguintes endereços:

Zammer Villaggio Mall Center
Avenida Affonso José Aiello, 14-45

Zammer Camélias
Avenida Orlando Ranieri, 7-45

Zammer Jardim América
Nossa Senhora de Fátima, 18-82

Para saber mais, acesse: zammer.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …