doulas1

Elas são verdadeiros anjos que estão ao lado da mulher em todos os momentos do parto – inclusive, após o nascimento do bebê. Mas, apesar de terem um trabalho fundamental, poucas pessoas conhecem o papel das doulas, que também estão presentes em Bauru.

“A doula fornece a ajuda física e psicológica para a gestante. Ela dá todas as informações para que a mãe planeje como o parto deverá acontecer, da melhor forma possível de acordo com seu desejo. A doula auxilia antes do parto ensinando exercícios e posições favoráveis ao nascimento. A ideia é preparar a mãe para o parto normal e ter informações sobre como é esse momento para esclarecer e acabar com medos e mitos. E claro que a doula não exclui o acompanhamento médico. A mãe precisa saber se ela e o bebê estão saudáveis e fazer todos os exames necessários”, afirma Fernanda Vasconcelos que é doula há dois anos em Bauru.

Fernanda explica que a doula tem várias formas de atuação. No caso do parto hospitalar, ela auxilia com preparo o psicológico e físico da mãe, apesar de ainda enfrentar algumas restrições dos hospitais. “Aqui em Bauru, a Maternidade Santa Isabel ainda restringe a presença da doula como profissional. Então, a mãe tem que decidir entre o pai e a doula, pois o hospital só permite um acompanhante”, conta. Já no caso do parto domiciliar, além do preparo, ela ajuda na alimentação, exercícios e apoio em todos os momentos até o nascimento do bebê, amamentação e primeiros cuidados.

Em Bauru, as rodas do Jardim de Om, que existem há quase três anos, auxiliam as futuras mães que estão com dúvidas quanto à gestação e ao parto. São encontros que acontecem semanalmente, com mães que estão com poucas semanas de gestação, outras que estão prestes a darem a luz, pais, amigos e doulas. “Na roda, a gente deixa todo mundo bem livre. Não é uma palestra, mas queremos criar a consciência da chegada dessa criança. Por isso, o ideal é a mulher vir o quanto antes. Temos até algumas mulheres que vêm antes mesmo de estarem grávidas. Aqui, nós não temos regras”, diz Denise Cardoso, que foi doula, hoje é parteira e responsável pelos encontros.

doulas2

Nessa roda, a gestante poderá trocar informações e experiências com outras mães, casais e fazer exames para saber como ela e o bebê estão. “A gente vai acompanhando semanalmente cada mãe que vem na roda e damos suporte para minimizar os sintomas a partir de terapias naturais. Por isso, recomendamos um acompanhamento regular, sempre que possível”, conta Denise.

Ajuda necessária
Apesar de o assunto ainda não ser tão recorrente, as doulas já perceberam que hoje a procura por esse trabalho está maior em relação aos anos anteriores. “Eu acho que os médicos precisam entender melhor o nosso trabalho, assim como os casais, mas está havendo uma progressão, um crescimento. A doula é fundamental também para preparar a família para a chegada do bebê. E ela não está lá para dar palpites; ela estudou com base em pesquisas científicas para ajudar todas essas gestantes”, conclui Fernanda.

Serviço:
Os encontros no Jardim de Om acontecem toda terça-feira, às 19h30 na Rua Major fraga, 1-62, em Bauru.
Telefone para contato: 3212-1727
Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/ateliejardimdeom?fref=ts

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…