carteira-trabalho

O mercado nas cidades vem passando por grandes transformações nos últimos anos e em Bauru a situação não é diferente. Hoje, as grandes metrópoles estão apresentando saturação em algumas áreas e muitas empresas têm buscado instalar filiais em cidades de médio porte. Cleber Andriotti Castro, consultor empresarial e em RH, explica que, com a chegada dessas empresas, faz-se necessária uma maior capacitação dos profissionais da cidade, uma vez que as exigências para as contratações tendem a ser maiores.

“Por isso, para se diferenciar da concorrência é necessário lançar mão de ferramentas que possibilitem atrair e reter bons profissionais de forma constante e estratégica”, indica.

A pedido do Social Bauru, o consultor selecionou as profissões que estão mais em alta em Bauru. Confira a lista:

*Vendedor externo/representante comercial
*Vendedor interno/balconista
*Prestador de serviços de reparos domésticos
*Mestre de obras/pedreiro
*Auxiliar jurídico
*Engenheiro civil
*Arquiteto/Decorador de ambientes
*Profissionais de saúde/estética/beleza
*Educadores físicos/personal trainers
*Nutricionistas

Apesar de essas serem as profissões com mais oportunidade de empregos na cidade, o mercado está retraído por conta da crise econômica em que o país está encarando. Por isso, é importante que o profissional pense a longo prazo e invista em ações que possibilitam seu crescimento. “Essa situação de retração tende a se reverter no médio prazo e as condições da economia devem se estabilizar. Assim, buscar fazer uma reserva financeira para não afetar sua vida pessoal e realizar ações que permitam seu crescimento profissional, como realizar cursos, por exemplo, são fundamentais”, orienta.

Atenção, vestibulandos!
Apesar de essas serem as profissões que estão mais em alta na cidade, é importante escolher um curso em que se tem, acima de tudo, mais afinidade na hora de encarar o vestibular. “É difícil dizer uma área específica na qual o aluno deve apostar. Em primeiro lugar, o vestibulando deve procurar conhecer o máximo de profissões a fundo para escolher aquilo com que se vê trabalhando por vários anos. Fazer o que gosta é um grande passo para o sucesso. Feito isso, deve procurar buscar conhecer as perspectivas para a área que escolheu, comparando com outras das quais também gosta. A escolhida deve ser aquela que apresenta o melhor custo e benefício entre prazer, remuneração/possibilidades de crescimento”, conclui.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…