Existem várias pessoas aqui na cidade que se destacam em diversos campos de atuação, como na literatura. Por isso, o Social Bauru listou nove livros, de diferentes gêneros, para você acompanhar. Confira!

livros-dncomDaniel Nascimento e Sandra Rossi, autores da biografia DNpontocom
Ao lado da amiga e jornalista Sandra Rossi, o bauruense Daniel Nascimento conta toda a sua história: desde como se tornou o maior hacker do Brasil até a sua detenção. Em entrevista ao Social Bauru, Daniel revelou que o livro serviu como um desabafo, uma forma de ele contar tudo o que já tinha vivido e mostrar os desafios que teve que enfrentar. “Eu guardei tudo isso por dez anos comigo e estava na hora de falar abertamente. Então, foi um processo muito bacana. Quando a Sandra topou, começamos a fazer as entrevistas em vídeo. Ela montou um estúdio dentro do quarto na minha casa. Ela ia lá e a gente ficava à vontade conversando. Foi muito bacana”, afirmou.

 

livros-passaroEduardo Carbone, autor de O Pássaro Arcaio
Durante muitos anos de sua vida, o jornalista Eduardo Carbone escreveu poemas e foi guardando, com a certeza de que um dia o seu sonho iria virar realidade. E ele tinha toda razão! O ano passado, Eduardo publicou o livro O Pássaro Arcaico, que reúne os principais poemas que escreveu ao longo de sua vida. “O livro é dividido em três partes, que tratam, basicamente, dos embates com o próprio fazer poético, pelo que há nele de autodescobertas incríveis e terríveis. É como encarar-se e buscar redesenhar o que se é, e a cada momento perceber que o desenho sempre é você mesmo. Acredito que as pessoas que pressentem na linguagem poética o mistério e a revelação possam apreciar a leitura de O Pássaro Arcaico”, diz o jornalista.

 

livros-libelulaJuliana Daglio, autora do livro Uma Canção para a Libélula
“Na adolescência, eu dizia que iria ser uma libélula. Hoje em dia me vejo como uma adulta confusa e que não ganhou asas de libélula, mas escreveu um livro sobre elas, transformando seus personagens inventados em pessoas reais, embora sejam feitas de tinta e papel”, afirma Juliana Daglio, formada em psicologia e apaixonada por psicanálise, Por isso, ainda no segundo ano da faculdade, a jovem, que sempre amou a escrita, descobriu mais sobre um assunto que sempre a intrigou – a depressão – e foi aí que ela teve a ideia de começar a escrever a sua obra. “Com uma forte tendência às narrativas, fui colocando minhas ideias a respeito da depressão no papel e fui obtendo o enredo desse livro que conta a história do ponto de vista de uma garota acometida por esse transtorno”, afirma.

 

livros-verdadesproibidasRoberto Francisco Daniel, autor dos livros Verdades Proibidas e Jesus e a Sexualidade
Na obra Verdades Proibidas, o autor apresenta algumas de suas ideias que chocaram a ala conservadora da Igreja Católica, abordadas sempre com a liberdade e o posicionamento crítico característicos do autor. “Somos todos hipócritas. Se prestarmos atenção à nossa vida prática, iremos nos surpreender com as contradições que vivemos diariamente. Essas contradições existem porque aceitamos regras, verdades e situações já solidificadas na sociedade sem questionar o seu conteúdo e a possibilidade de serem aplicadas de outra maneira à vida prática”, revela o autor em trecho do livro. Um ano e dois meses depois de lançar Verdades Proibidas, Padre Beto lança uma nova obra, o livro Jesus e a Sexualidade, que é embasadopor citações bíblicas e por sua retórica forte e opinativa. Padre Beto não tem medo de questionar a moral cristã atual,e se propõe a discutir homossexualidade, prazer, relações familiares, traição e fidelidade, apostando sempre num amplo diálogo entre fé e sexualidade. “Em vez de líderes religiosos ficarem querendo castrar a sexualidade dos jovens, deveriam alertá-los de que qualquer ato de desamor é um pecado”, comenta o autor.

 

livros-paixoesFernando BH, autor de Paixões por Bauru
Apesar de não ser bauruense, o autor Fernando BH escolheu o esporte da cidade para contar em seu livro. Em Paixões por Bauru o leitor pode acompanhar, de forma cronológica, a caminhada dos times, com dados de todos os jogos do ano, informações e bastidores. Ou seja: quem já sabe os finais, vai reviver e guardar na memória.

 

 

 

 

livros-origensGabriel Ruiz Peregrina e Irineu Azevedo Bastos, autores de Bauru: origens histórias
Quem também usou a história da cidade para relatar em um livro foram o jornalista Gabriel Ruiz Peregrina e o pesquisador Irineu Azevedo Bastos. Na obra Bauru: origens histórias , os autores falam sobre a formação da cidade, da presença dos índios, da cultura do café e a consequente imigração por ele gerada, focando no desenvolvimento de Bauru.

 

 

 

livros-religiosidadeLuiz Vitor Martinello, autor dos livros Poemas de quase Religiosidade e Gosto dos dias de muito sol (só pra fi­car na som­bra)
O autor bauruense Luiz Vitor Martinello, mostra, em seus livros, dezenas de poemas que escreveu falando sobre o seu cotidiano. Além de poeta, Luiz Vitor Martinello também é professor em Bauru.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…