lucascamolese-01
Isis Valverde e Lucas Camolese durante a inauguração da loja Live! no Shopping Eldorado em São Paulo

lucascamolese-link

Lucas Camolese saiu de Bauru para ir em busca de novos desafios em São Paulo. Depois de estudar em na Alemanha, o jovem sentia que a cidade já não lhe oferecia as oportunidades que ele buscava. Mas, apesar de saber que iria construir algo muito novo em sua vida, ele não imaginava que seria tão diferente com o que já havia trabalhado até então.

Depois de atuar em grandes empresas, a vontade de ter um empreendimento só seu falou mais alto e foi quando Lucas resolveu ir atrás daquilo que sempre quis. Hoje, Lucas é proprietário da loja Live! que fica no Shopping Eldorado, em São Paulo.

A inauguração contou com a presença de muitos famosos, como a atriz Ísis Valverde, a musa fitness Carol Magalhães e os músicos da banda Move Over. Apesar de o sucesso, Lucas afirma que os desafios que ainda enfrenta são muitos e revela sentir saudade de Bauru.

“Amo a cidade e amo ir pra Bauru rever os amigos e família. Sei que nunca vou me desligar totalmente, e nem quero isso, pois tenho muitos amigos e familiares aí. Acho a cidade fantástica e, às vezes, me empolgo demais falando dela!”, afirma.

lucascamolese-02
Inauguração da loja Live! no Shopping Eldorado em São Paulo na última quinta-feira (28/05)

Confira o bate-papo:

Você é bauruense, certo? Como surgiu a oportunidade de ir para São Paulo?
Lucas: Sim, sou bauruense. Em 2008 eu tive a oportunidade de ir para a Alemanha e estudar no Goethe Institut de Freiburg durante um ano. Após voltar para Bauru, apesar de gostar muito da cidade, eu buscava novos horizontes e novas oportunidades. Foi quando eu resolvi ir para São Paulo fazer cursinho para prestar relações internacionais e passei na ESPM e na FAAP. Em 2013, eu me formei em relações internacionais na FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado.

Você já se mudou para abrir a loja?
Lucas: Na realidade, eu não me mudei para São Paulo capital para abrir a loja, mas sim para buscar novas oportunidades profissionais. Após eu me formar em relações internacionais na FAAP e ter tido experiência profissional na área comercial e empresarial de multinacionais, eu senti a necessidade de ter meu próprio negócio. Foi quando surgiu a oportunidade de abrir a primeira loja LIVE!, em São Paulo.

E como surgiu a oportunidade de abrir a sua loja?
Lucas: Em 2014 fiquei sabendo do projeto de franquias da LIVE! que estava bem início da operação. Conheci o Gabriel Sens e a Joice Sens, sócios da marca, e desde o início percebi que a marca tinha tudo para crescer. Tudo se encaixou, pois, eu estava procurando uma oportunidade de ter meu próprio negócio, e eles estavam procurando um investidor. O projeto casou e hoje vemos o resultado disso. Negociamos um ponto no Shopping Eldorado em São Paulo e já inauguramos a primeira loja de franquia LIVE!, no dia 28 de maio. Já estamos com uma semana de operação e estou muito feliz!

Qual o diferencial dela? Porque o nome LIVE!?
Lucas: O diferencial da LIVE! são as estampas exclusivas e a qualidade do produto. É interessante notarmos que a moda fitness hoje é a tendência internacional para as confecções de roupas e acessórios em geral e nós estamos exatamente dentro desse segmento. Todas as peças da LIVE! são confeccionadas a partir de muitos estudos de tendências de moda internacionais e assim trazemos ao cliente um ótimo produto fashion com qualidade e preço. Temos um grande exemplo de como a moda hoje está voltada para o meio fitness se observarmos que a campanha da Chanel de inverno 2015, uma marca totalmente tradicional que ‘ não gosta de correr riscos’ em suas campanhas. Mesmo assim, a campanha foi feita dentro de uma academia em um ringue de luta, com uma pegada totalmente fitness! Já o nome LIVE!, segundo Joice e Gabriel, fundadores da marca, se resume da palavra inglês ‘ao vivo’. Esse nome nos leva a pensar que estamos vivendo intensamente e que tudo acontece agora e ao vivo. A exclamação ajuda entendermos essa intensidade do ‘viver agora’, ou seja, o que a marca quer passar é ‘viver cada momento com intensidade’.

lucascamolese-03
Lucas Camolese, Paulo Boss Demo, Ana Demo, Isis Valverde, Gabriel Sens e Joice Francener Sens

A inauguração estava cheia de famosos, né? Quem esteve prestigiou o evento?
Lucas: Fiquei muito feliz com a inauguração da loja. Muitos amigos de Bauru e São Paulo vieram prestigiar a abertura e conhecer os produtos. Contamos com a presença de celebridades, como a atriz Ísis Valverde. Ela fez a campanha de inverno 2015 para a LIVE!, que são as peças que tenho na loja hoje. Como ela se identificou com a marca e tudo se encaixou, ela posou para a campanha de verão 2016 também que, inclusive, devo receber as peças no final de junho. A Carol Magalhães, fitgirl com um perfil de vida totalmente saudável, também veio prestigiar a inauguração. Contamos com a presença da top DJ de São Paulo, a Marina Diniz, que além de linda, fez um set incrível para a inauguração. E não posso deixar de mencionar a presença da querida Adriane Santana e o Leandro Tenório, amigos bauruenses, da banda Moveover.

Nesse tempo que você está cuidando da empresa, quais os desafios que encara todos os dias?
Lucas: São muitos os desafios! Mas nada que não seja superável. Acredito que a gestão de recursos humanos seja o maior desafio, além de ser necessário entender o consumidor paulistano. Como nunca trabalhei com comércio e sempre trabalhei na área comercial de multinacionais, estou aprendendo muita coisa no ramo de varejo. Comércio varejista não é fácil, isso eu lhe garanto! (risos). Não tinha noção nenhuma do que envolvia uma loja de Shopping Center, principalmente aqui na capital. São muitos prazos, normas e regras que temos que cumprir e tudo isso demanda muito planejamento para execução.

Estamos vivendo uma época em que os jovens estão cada vez mais empreendendo. No seu caso, sempre foi um sonho ter algo seu?
Lucas: Sim, sempre. Pretendo agora abrir mais lojas LIVE! e administrar tudo isso.

lucascamolese-04
Lucas Camolese, proprietário da loja Live!, em São Paulo

Se pudesse citar três coisas para ser um empreendedor de sucesso, o que você citaria?
Lucas: Fiz um curso no SEBRAE que se chama ‘EMPRETEC’ aqui em São Paulo e indico para todos que querem empreender. Esse curso utiliza de uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Com a conclusão deste curso, aprendi a lidar e executar nove comportamentos empreendedores que hoje me ajuda muito no dia a dia da loja. E aprendi uma coisa com tudo isso: para aprender precisamos errar, porque, se não erramos, não aprendemos! Parece meio óbvio, mas não tinha noção de quanto isso faz sentido no varejo!

Quais os próximos planos para a carreira?
Lucas: Hoje estou fazendo um curso de curta duração na FGV em São Paulo – Gestão de Empresas de Varejo – e pretendo sempre me atualizar com o mercado. Como nunca havia trabalhado no setor varejista, escolhi esse curso para me atualizar na área e tirar o máximo de informações possíveis.

Alguma intenção de abrir uma loja em Bauru?
Lucas: Bauru se inclui nos planos futuros com certeza!

O que o período em Bauru te ensinou que você levou para São Paulo?
Lucas: Amo a cidade e amo ir pra Bauru rever os amigos e família. Sei que nunca vou me desligar totalmente, e nem quero isso, pois tenho muitos amigos e familiares aí. Acho a cidade fantástica e, às vezes, me empolgo demais falando dela! (risos). São Paulo é outro mundo – nem falo que é outra cidade porque isso é obvio – mas garanto que é outro mundo mesmo! Aqui tem de tudo: negócios, pessoas, parques, carros e etc. Só sei que Bauru é meu sossego e pra mim a melhor pizza é daí! Em São Paulo as pizzas são finas e sem graça! (risos). Eu tinha que falar isso! (risos). Confesso que amo a Pizzaria Bambina.

E o que você vê em São Paulo que acha que Bauru deveria ter também?
Lucas: Bom, o que São Paulo tem e Bauru (ainda) não tem é transito. Apesar que muita gente tem dito que Bauru está com transito e daí paro e penso: ‘vem numa sexta-feira pré-feriado pra São Paulo ou numa quarta-feira saindo do Morumbi sentido centro às 15h’ (risos). Enfim, acho que em Bauru as pessoas ainda são muito conservadoras a ponto de serem preconceituosas. Em São Paulo, acredito que há mais liberdade e oportunidade em relação a tudo.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…