livros-troca-link

livros bauru
Foto: Reprodução

A jornalista Rose Araújo decidiu ouvir a sugestão de uma amiga e criou um grupo no Facebook para facilitar a troca de livros e venda de livros. Ela, que sempre foi amante da leitura, confessa que lia para a sua filha, que hoje tem dez anos, enquanto ela ainda era um bebê e conseguiu passar essa paixão adiante. “Ela, assim como eu incentivei desde cedo, não dorme sem um livro nas mãos. Hoje ela tem mais de 150 livros, desde os infantis até os para pré-adolescentes, como as coleções do Diário de um Banana e do Clube da Tiara. Isso tem se refletido no vocabulário dela, que acho bem bacana e rico”, afirma.

Hoje, Rose é administradora do grupo Clube do Livro, que tem 254 membros, principalmente de Bauru para facilitar a troca ou venda. Mas ela garante que todos são bem-vindos e podem participar dessa experiência que é única!

“Confesso que li só um único livro pela internet: A Culpa é das Estrelas. Todo mundo estava falando dele e eu queria ler urgente para entender as conversas. Não esperei comprar. Achei em um site e li. Foi uma experiência legal também, mas não tem o mesmo charme de ter o livro nas mãos”, diz.

Confira o bate-papo e saiba mais sobre essa iniciativa:

Como surgiu a ideia de montar o grupo no Facebook?
Rose: Uma amiga minha deu a sugestão. Como ela tem filhos na mesma faixa etária que a minha (10 anos), ela deu a ideia da gente criar um clube para trocas, vendas e empréstimos de livros. Achei a ideia o máximo e criei o grupo.

Qual o objetivo dele?
Rose: O objetivo é facilitar a vida dos leitores. Além de livros infantis, que foi a ideia inicial, pensei em abrir para todos que gostam de literatura. Livro é algo que tem de ser compartilhado! Então, por que não usar o popular Facebook para isso?

Quem pode participar?
Rose: Comecei adicionando as pessoas conhecidas, mas acho que tem de ser democrático e abraçar todos que gostam de ler.

Você acredita que hoje as pessoas estão lendo menos? O grupo também é para incentivar a prática?
Rose: Não acho, não. É claro que, quando não existia a internet, sobrava mais leitores para os livros. Hoje o tempo é dividido entre redes sociais e outros afazeres. Mas as pessoas ainda têm paixão por livros e isso deve, sim, ser incentivado. Essa paixão geralmente nasce na infância. Por isso, os pais devem estimular seus filhos a gostarem de ler.

Você costuma ler muitos livros no ano?
Rose: Muito menos do que eu gostaria, já que, como disse, o tempo é curto e tem de ser dividido em muitos pedacinhos! (risos). Tenho uma fila de livros esperando para serem devorados. Geralmente, começo uns dois ou três ao mesmo tempo. Esse ficam ao lado da cama, pois é na hora de deitar que eu os aprecio.

Tem algum que tenha sido mais especial para você?
Rose: Tenho vários que são muito queridos. Lembro de ter devorado ‘A insustentável leveza do ser‘, de Milan Kundera, e Madame Bovary, de Gustave Flambert, que li ainda na escola.

Muitos dizem que a leitura é a oportunidade de ir para outro mundo. Você também sente isso?
Rose: Sinto sim! Quando a história é envolvente, ela te transporta para dentro dela. Mas ler não é só fantasiar. Ler é absorver conhecimento, descobrir como a vida tem mil possibilidades, é elevar a alma a sentimentos nobres ou mesmo testar nosso limite de intolerâncias. Tudo vai depender do enredo e do que se busca nas páginas do livro.

Costuma ler em algum espaço público da cidade? Acha que faltam iniciativas que incentivem essa prática aqui na cidade?
Rose: Não, leio sempre em casa, principalmente no momento de deitar. Mas acho que existem alguns cantinhos em Bauru que são um convite à leitura, como o Jardim Botânico, o Sesc, e aeroclube (delícia apreciar o por-do-sol com um livro à mão). Mas podiam ter mais locais e mais campanhas incentivando a leitura.

Seviço
Para saber mais, acesse o grupo Clube do Livro.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…