Na última semana, uma nova lei foi aprovada pela Câmara Municipal e pelo prefeito Rodrigo Agostinho, de Bauru. Agora, quem passear com o animal de estimação e não recolher a sujeira do bichinho pode levar multa. O valor é 10% do salário mínimo, ou seja, cerca de 78 reais.
A lei ainda prevê que o valor pode dobrar, dependendo da infração do morador. “Eu achei muito bacana criarem esse tipo de lei, pra poder manter a cidade um pouco mais limpa. O difícil vai ser a fiscalização, mas aí vai da consciência de cada um. É dever de todos manter a cidade limpa de alguma maneira”, afirma a estudante bauruense Marcella Bueno.
A fiscalização será de responsabilidade de órgãos da prefeitura da cidade e esses ficais terão que orientar os moradores a recolher os dejetos. A razões para essa lei são que a sujeira dos animais pode hospedar parasitas e causar diversas doenças para a população.
Porém, nem todos os moradores concordam com a lei. “Eu acho que as pessoas têm que entender que o espaço que está ali é dos outros também e que provavelmente aquela sujeira irá atrapalhar. Mas não sei se uma multa nesse preço seja muito legal”.
E você, o que achou da iniciativa?