Modelos de Bauru comentam polêmica do Book Rosa de Verdades Secretas

book rosa bauru
Foto: Rede Globo / Divulgação

Em Verdades Secretas, nova novela da Rede Globo, a carreira de modelo não está sendo mostrada com tanto glamour que todos estão acostumados a ver. Na trama, a personagem principal acaba se prostituindo para ter mais oportunidades de trabalho e para ajudar a sua família. Mas será que é sempre assim? O ‘Book Rosa’ – nome dado ao ‘catálogo’ de modelos que atendem grandes empresários – existe mesmo?

Foi isso o que o Social Bauru perguntou para algumas modelos de Bauru que estão ou já tiveram a oportunidade de seguir essa carreira um dia. Confira as respostas:

Ana Laura Casalecchi
analauraEu comecei a acompanhar Verdades Secretas, após ler alguns comentários criticando à novela. Na minha opinião, a novela vem abordando um tema crítico e apenas um lado ‘mais escuro’ da profissão, causando uma má imagem das modelos. E infelizmente muitas pessoas compram o que a mídia vende – independente da realidade. No caso do ‘Book Rosa’, eu já havia ouvido falar sobre prostituição no mundo da moda, já até ouvi muitas histórias, porém não sabia que recebia o nome de Book Rosa. Claro que realmente existem, como também, pode acontecer em qualquer profissão, cabe a cada um escolher o seu caminho. Mas acredito que, entre dez meninas, nove queiram seguir a carreira de modelo. Nada é tão fácil quanto parece, requer sacrifícios e abdicações. Mas vale a pena. Então, minha dica é: vá em frente! Por mais clichê que essas palavras possam parecer, eu digo: vá em frente, vá até agências, se inscrevam para participar de testes e castings. Nada é tão gratificante e mágico quando estamos em uma passarela ou fotografando. O esforço vale a pena, sempre. Uma sensação única que só nós modelos sabemos e sentimos.”

Victoria Levote Prevideli
vitoriaprevideliNo meu caso, infelizmente não estou acompanhando a novela, pois estou longe do Brasil neste momento. Mas por ironia do destino, moro com uma brasileira e ela assiste! Então, acabo por dentro do que acontece. E essa novela está uma loucura, né? Ela retrata a realidade, mas acaba sendo de uma forma excessiva por ser uma obra de ficção. Sobre os temas principais, que são essas coisas do ‘Book Rosa’, aliciamento de modelos em troca de trabalho, drogas e bebidas, faz parte da realidade, mas não tão explícito e exagerado assim como mostram. E isso, com certeza, irá aumentar o preconceito, como já está acontecendo. Leio entrevistas de modelos conhecidas falando que isso já reflete nas modelos ‘new faces’ que estão começando a carreira agora. Não só da parte delas, mas dos pais também pois a maioria são menores de 18 anos, que mudam para São Paulo, geralmente vindas de cidades do interior. Os pais têm medo de deixar seus filhos irem para uma cidade desconhecida, grande, cheia de tentações. Ninguém quer isso para os filhos, então os pais estão pensando duas vezes antes de permitirem que os filhos façam isso. E eu já tinha ouvido falar disso, como ‘ficha rosa’. Infelizmente ele existe, mas são exceções pois esse tipo de negociação acontece por baixo dos panos. Acaba sendo conhecido que algumas modelos fazem, mas por ser uma quase lenda, fica difícil afirmar se elas fazem ou não. E olha, não é uma carreira feita apenas de glamour assim como as pessoas imaginam! A gente rala – e muito! Não são só os flashes das câmeras! Tem toda uma preparação por trás! Sempre temos que ter um jogo de cintura, estar preparadas para lidar com qualquer tipo de situação, mas sempre com um sorriso no rosto e um olhar confiante, não importa o que esteja acontecendo contigo. Tem que ter a cabeça no lugar e os pés nos chão. Não pode se deixar levar por influências, pois sempre aparece alguma oportunidade e você tem que decidir pelo certo ou pelo fácil. Sempre haverão dificuldades mas isso faz parte da vida e não só de uma carreira específica. E são essas dificuldades que fazem a gente crescer e nos tornar mais fortes!”

Eloá Miranda
eloaNo começo da novela até comecei a assistir, pois tinha uma esperança de que ela mostraria outros lados da vida de uma modelo. Como vi que só esta mostrando os lados obscuros, e definindo a carreira de uma modelo em prostituição, preferi não acompanhar. Na minha opinião, a novela definiu muito mal a carreira de modelo. É uma ofensa enorme para quem trabalha justo e não precisa deste tipo de trabalho para crescer. A novela deveria mostrar a realidade, não deslizes que acontece em qualquer tipo de carreira. E o que me deixa triste é que dentro deste tema existe muita coisa interessante para se mostrar, e eles apelaram pelo pior. Mais uma vez, a TV perdeu a oportunidade de passar algo bom. Acho que as pessoas têm que enxergar que existem os lados bons e ruins da vida, quem escolhe o caminho a seguir somos nós. Nos fazemos nossos caminhos… E isso pode sim aumentar o preconceito pelo fato que a novela só esta mostrando este absurdo. Mas como a palavra já diz, é um pré-conceito. É uma ideia formada antecipadamente… Precisamos estudar a verdade antes de julgar, e falar o que nao sabemos. Eu, por exemplo, nunca tinha falado sobre o ‘Book Rosa’ e estou há três anos nesta profissão. Nunca me deparei com esse tipo de trabalho…Que existe prostituição, pessoas que fazem isso por dinheiro, todos sabemos que tem. Mas são exceções. Assim como existem pessoas que preferem roubar do que trabalhar para ganhar dinheiro. Conheço muitas modelos da agência que trabalho, que já viajaram ao mundo e ralaram muito para chegar aonde estão. Ficam sozinhas, viajam o mundo sozinhas, passam por sufocos sozinhas, sofrem para manter o corpo porém, foram honestas, ajudam em casa, sustentam a família e lutam pelo sonho, sem precisar agir desta forma. E sinceramente, é lamentável ver que essas meninas (e também eu) foram vistas dessa forma pelo autor da novela. Pegar só as coisas ruins para definir o mundo, fica difícil.”

Giovanna Manzato
giovanamanzatoEu tenho acompanhado a novela e eu acho que algumas coisas que eles estão mostrando, não estão muito esclarecidas. Eles estão esquecendo de mostrar que a vida de modelo não é só aquilo. Não é só o tal do ‘Book Rosa’ e que nós podemos sim, crescer sem precisar nos vender ou fazer coisas do tipo! Eles não mostram a vida da modelo que batalha pra ter o dinheiro justo e digno, só mostram a parte suja e isso eu acho muito errado, porque para algumas pessoas, modelo já é rotulada de prostituta, que consegue dinheiro fácil, e não é assim. Você acha que ela pode aumentar o Infelizmente, não são todos que têm a cabeça boa para entender que aquilo é só uma novela. E também porque as pessoas que assistem e não conhece o mundo da moda, pode pensar que aquilo é o que acontece. Eu já tinha ouvido falar desse ‘Book Rosa’ sim, mas nunca procurei saber o que era direito. Mas infelizmente, ele existe sim! Mas para as meninas que querem seguir essa carreira, posso falar: existe sim essas coisas no mundo da moda, assim como existe em outras profissões, mas você não é obrigado a fazer isso! E se a sua agência está te obrigando ou fazendo algum tipo de chantagem de que se você não fizer, não vai ter trabalho, caia fora. No Brasil, temos muitas agências boas, só temos que saber procurar e não entrar em qualquer uma que fala que você (modelo), é lindo ou linda. Então, se você tem esse sonho de ser modelo, não se deixe levar por uma novela, procure uma agência boa e também pesquise sobre ela.”

Cris Velho
crisvelhoEu não tenho acompanhado a novela, pois estou morando no exterior. Mas tenho visto muitas pessoas comentarem nas redes sociais. E acredito que sim, ela pode aumentar o preconceito com a carreira, pois quem não conhece a nossa vida pode acabar generalizando e achar que realmente acontece em todo lugar com todos os modelos. E eu já tinha ouvido falar sobre o ‘Book Rosa’ e infelizmente ele existe, não é apenas invenção da novela. A vida de modelo não é fácil, a pessoa que quer seguir essa carreira precisa ter cabeça boa, pois muitas acabam se envolvendo com coisas erradas, até mesmo para conseguir um bom trabalho. Conhecer bem sua agência já um bom começo, ela vai ser sua chave principal, é ela que vai te encaminhar e saber pra qual trabalho ela vai te direcionar. Modelei por alguns anos em Bauru e sempre pude contar com minha agência.”

Mery Ellen Martins
meryEu tenho acompanhado assistindo mais pela internet pelo site da emissora, porque ela passa muito tarde. E eu fiquei um pouco chocada com algumas cenas e situações que não faziam parte da minha rotina quando modelava. Do mais sobre rotina de agência e trabalhos de moda está tudo correto. Dessa forma, acredito que seja mais um alerta para as meninas e família das aspirantes à modelo. Como é uma profissão que encanta, através disso sempre tem os aproveitadores e maus profissionais. Então, não vejo por este lado preconceituoso, mas sim como um alerta. Eu já ouvi falar e conheci meninas que faziam o ‘Book Rosa’. Muitas recorriam a ele por causa do sonho ou necessidade de ganhar dinheiro fácil e rápido, por necessidade de ajudar a família e se sustentar em outra cidades. Como todo mundo sabe, leva um certo tempo até as modelos se firmarem e traçarem um carreira sólida e lucrativa. E o que eu tenho a dizer é que é um a linda carreira e, quando é bem traçada, ela te mostra um mundo cheio de vertentes, culturas e bons hábitos. Acho que essa novela vai ajuda-las de alguma forma a fugir dos profissionais abusivos.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…