usp bauru
Foto: Adauto Nascimento / Banco de imagens HRAC-USP

Será realizado no dia 7 de agosto, na Universidade de São Paulo em Bauru, o 4º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa, promovido pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da USP.

O objetivo do encontro, que acontece no Teatro Universitário da USP, é propiciar a atualização das informações e normas sobre ética em pesquisa em seres humanos. O público alvo do evento são membros de comitês de ética em pesquisa, pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior e demais interessados.

O evento conta com conferências e videoconferência, que vão debater temas como biobancos e biorrepositórios (conjuntos de material biológico humano, rigorosamente coletados e armazenados para fins de pesquisa); termo de consentimento livre e esclarecido e atenção com os participantes após a pesquisa; e integridade na pesquisa científica. Ao final de cada conferência, os participantes poderão se manifestar e fazer perguntas.

Entre os palestrantes convidados estão Jorge Alves de Almeida Venâncio, coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep); Maria Cristina Paganini, enfermeira do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná e membro da Conep; Paulo Henrique Condeixa de França, professor da Universidade da Região de Joinville, pesquisador em microbiologia e membro da Conep; e Rafael Arouca Höfke Costa, docente e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. As coordenadoras dos Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPs) do Centrinho-USP, Silvia Maria Graziadei, e da FOB, Izabel Regina Fischer Rubira-Bullen, fazem a abertura do evento.

Serviço:
O 4º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP vai acontecer dia 7 de agosto.
O Teatro Universitário da USP em Bauru fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.
O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Os interessados devem fazer sua inscrição até o dia 4 de agosto, pelo site www.centrinho.usp.br/eventos/info.
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou telefone (14) 3235-8437.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …