Os amantes de filtro dos sonhos já podem comemorar e se preparar: Bauru recebe uma oficina totalmente gratuita nos dias 13,14, 20 e 21 de agosto que será ministrada por Kleide Bernardo.
“No dia do meu aniversário este ano, eu ganhei um filtro de sonho de uma amiga que gostei muito. Após alguns dias, ela me convidou para uma oficina, onde aprendi a fazer vários – todos ficaram lindos! Depois de algum tempo, ela me convidou para ajudá-la nas oficinas e está sendo muito bom. Pretendo ensinar muitas pessoas não só a confecção de Filtro de Sonhos, mas outros objetos também”, comenta.
O filtro dos sonhos é típico da cultura indígena norte-americana e conhecido pelo poder de purificar as energias, separando os sonhos negativos dos sonhos positivos. Segundo a tradição, o objeto ainda traz sabedoria e sorte para quem o possui.
Segundo o site Minilua, embora o fitro de sonhos esteja presente em todas as tradições indígenas, ele surgiu com os índios Ojibwe (ou Chippewa). Para o povo Ojibwe, que vivia na região dos Grandes Lagos americanos, decifrar os sonhos era uma parte fundamental em sua vida. Para este povo, a tarefa mais importante na vida das pessoas durante sua passagem pela Terra era aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos.
“Não tem muito segredo. Além de ser fácil, ele mexe com a nossa criatividade e é uma atividade terapêutica.
Se a pessoa pretende fazer um especial, ela poderá levar o material que tiver em casa ou comprar, já que é superbarato (precisamos de tiras de tecidos, retalhos, lãs e linhas, miçangas e pedrarias furadas). Se não puder fazer agora, não tem problema, pois acontecerão várias oficinas no decorrer do ano. Aproveitem e venham fazer”, convida.
Serviço
A oficina de filtro dos sonhos irá acontecer nos dias 13 e 14 de agosto, na Biblioteca Infantil Ivan Engler, que fica dentro da Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”. Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro Bauru-SP; das 9h às 14h. E nos dias 20 e 21 de agosto às 14 horas no C.E.U. das Artes, na rua Maria José Silvério dos Santos.
As vagas são limitadas!