exercicio-noite
exercicio-noite1

Mesmo com o dia a dia corrido, muitos bauruenses encontram uma forma de não deixar os exercícios físicos de lado. A opção, então, é aproveitar o período da noite para poder cuidar da saúde e da forma física. Esse é o caso da bióloga Ana Carolina Pasian que, semanalmente, pratica handebol com as amigas em uma quadra de Bauru. “Praticar handebol durante a noite vem me ajudando a sair da rotina dos outros exercícios físicos que eu faço na academia, além de relaxar quando o dia é cansativo, já que nos divertimos bastante”, afirma.

Há um ano, Ana Carolina e as amigas se encontram toda quarta-feira, sempre no período da noite, já que a maioria das participantes estuda ou trabalha durante o dia. Além de Ana Carolina, Juliana Marques, que faz parte da equipe da Mairacuryteam, que presta consultoria em emagrecimento, também adotou o período da noite para praticar exercícios. “Escolhi praticar exercícios no período noturno pois trabalho o dia todo e o único tempo livre que eu tenho”, afirma.

Juliana faz musculação e corrida, sempre no período noturno, há seis meses. Com os compromissos do dia, este é o único horário que a bauruense tem disponível e ela garante que, apesar do cansaço, vale a pena o esforço! “Acredito que o mais importante é a prática de exercícios físicos,independente do horário que ela for feita. A prática de exercício físico promove muitos benefícios, se praticado pela manhã o individuo ficará mais disposto para fazer suas atividades diárias, porém tem pessoas que preferem se exercitar a noite. Não tem uma regra”.

exercicio-noite2

Mudança de vida
Há dez anos, o produtor musical e integrante do duo EK Muzik, Emil Shayeb, descobriu que a corrida era a melhor forma de espantar o estresse do dia a dia. Ele, que tem uma agenda lotada de compromissos profissionais, inclusive aos finais de semana, aposta na corrida noturna diariamente para poder manter a saúde. “Eu já joguei futebol, fui piloto de kart e fiz musculação. Mas a corrida no final do dia é a única coisa que me alivia o meu estresse”, confessa.

Apesar de o começo ser difícil, Emil afirma que vale a pena ir atrás de alguma prática esportiva. “O começo pode ser um pouco complicado. Então, eu aconselho que a pessoa deva começar andando e depois de duas semanas, comece a trotar e quando sentir que o fôlego e os músculos já estão acostumados, daí sim é legal correr. Outra dica é: meça seu tempo e sua distância. Os benefícios são muitos e vale muito a pena!”, afirma.

Perigos da noite
Mas atenção: ao se praticar exercícios à noite, é preciso ter mais cuidado, já que muitos locais não estão muito iluminados. “Não tenho medo de praticar exercícios à noite e nunca tivemos nenhum problema com o horário, porém sempre tomamos cuidado ao chegar e sair, pois a maioria destas quadras fica em ruas com pouca iluminação. Por isso, a atenção tem que ser redobrada, além de não esquecer dos básicos necessários para a prática de exercícios físicos, como alongamento e boa alimentação”, diz Ana Carolina.

E você, se anima a começar?

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …