olimpiadas-link1
pan-americano3

Você já imaginou poder participar dos Jogos Olímpicos que vão acontecer no Rio de Janeiro, no próximo ano? Lucas Silva, Verônica Teixeira, Bruna Martins e Éder Genebra são alguns bauruenses que estão contando os dias para ter este sonho realizado.

Apesar terem que passar por várias etapas e não receberem quase nenhuma ajuda de custo, eles afirmam que a experiência irá valer a muito a pena. “Certamente vou viver um mix de emoções muito grande! Vou querer pular de alegria e chorar de emoção, tudo ao mesmo tempo!”, brinca Lucas.

Conversamos com cada um para sabermos mais sobre o processo de seleção, as atividades de cada um e mais detalhes sobre essa que é considerada uma das maiores festas do mundo! Confira os depoimentos:

Lucas Silva
lucas-oliveira“Meu interesse surgiu quando os jogos Pan-americanos vieram para o país em 2007. Já tinha vontade de participar de alguma forma, mas não sabia como. Quando fiquei sabendo que o Brasil seria sede dos Jogos Olímpicos, logo comecei a pesquisar o que deveria fazer para trabalhar nas Olimpíadas. Vale dizer que o interesse inicial era trabalhar pra de alguma forma estar lá no Maracanã no dia da cerimônia de abertura! (risos). Mas depois de pesquisar, descobri que tinham vagas para contratação de profissionais de algumas áreas, porém o período para enviar currículos já havia se esgotado. Foi aí que li a respeito do trabalho voluntário. Fiz a inscrição no site oficial, preenchi um formulário gigantesco onde eles perguntam tudo, mas tudo mesmo – desde informações básicas, passando pelas experiências profissionais e preferências das áreas de atuação durante os jogos, até o número de calçado que você usa! Depois da fase de inscrição, fiz uma dinâmica on-line, um teste de nivelamento de idiomas e participei de uma fase presencial do processo seletivo no centro de seleção em São Paulo, onde os candidatos tiveram contato mais direto com cada etapa da organização de uma Olimpíada por meio de vídeos numa sala de ‘imersão’. Depois, participamos de uma dinâmica em grupo, para nos conhecermos melhor. E quantas histórias de vida diferentes! Foi uma experiência muito legal, única! No formulário de inscrição podíamos escolher até três opções de atividades diferentes. Minha primeira opção foi para trabalhar na área da comunicação (texto, imagem, vídeo, internet, etc), depois selecionei a área de produção de cerimônias e por último, atendimento ao público. Fui chamado para o processo seletivo na área de produção de cerimônias. Essa equipe trabalhará tanto na produção das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos olímpicos e paraolímpicos, bem como nas cerimônias de entrega das medalhas e premiações. Agora é só aguardar, já que as cartas-convite começam a ser enviadas em novembro desse ano. Estou na torcida! Um pouco ansioso, claro, mas confiante! Poder fazer parte dessa grande festa mundial é uma oportunidade única. Não vejo a hora!”

Verônica de Oliveira
veronica-teixeira“Eu curso Relações Públicas na Unesp de Bauru e uma grande área na nossa profissão é a organização de eventos. Em eventos dentro da Universidade, ouvi depoimentos de veteranos já formados que se candidataram nesses processos de voluntários em outros eventos como o Pan, Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo e eles disseram que foram coisas muito positivas na vida profissional. A partir disso, vi uma oportunidade de incrementar o currículo e resolvi tentar participar! Aí conversei com minha família se seria possível gastar com algumas viagens, pois é preciso ir a algumas seletivas em São Paulo e em eventos-teste no Rio que é pago por conta própria do concorrente. Eles me ajudaram e eu fiz a inscrição. Até agora, eu já passei por uma dinâmica online e teste de espanhol; dia 30 de agosto eu irei participar de uma dinâmica em São Paulo. Durante as Olimpíadas, nós teremos que arcar com o transporte até a cidade olímpica e a hospedagem. Eles só arcam com o transporte dentro da cidade olímpica, alimentação nos dias em que trabalharei e com os uniformes. Porém, a recompensa é a certificação e a experiência de fazer parte de um evento tão importante!”

Éder Genebra
eder-genebra“Sempre me encantei com este evento esportivo. Agora que será realizado tão pertinho de nós seria fui atrás para tentar participar. Estava decidido a comprar ingressos para os jogos e de fato comprei, mas participar como voluntário poderia me proporcionar uma visão única dos jogos. Eu também já passei pelas primeiras fases que são online e fiz a dinâmica em grupo. Confesso que ficamos ansiosos a cada etapa que passamos e nos comunicamos muito pelas redes sociais, inclusive com pessoas de outros países. Para a minha alegria, estou locado na equipe da natação, um esporte que pratico e gosto muito. Fiquei muito feliz com a possibilidade de presenciar este evento tão de pertinho. Estou muito feliz! Não vejo a hora de viver esta grande emoção. Nunca estive no Rio de Janeiro e espero ter a oportunidade de participar deste evento tão grande.

Bruna Martins
bruna-martins“Eu sempre tive a vontade de participar como voluntária de algum evento grande assim. Deve ser muito bacana fazer parte disso tudo e poder ajudar as pessoas é sempre bom. Também f,iz as atividades online, que já são seletivas e agora aguardo para entrevista. No meu caso, me inscrevi para participar das atividades que acontecerão em São Paulo. Mas o que vou fazer ainda não sei ao certo eu ainda não sei. Mas só de pensar me emociono. Deve ser muito bacana!”

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…