Nada de altas decorações, preocupação com funcionários ou muito glamour. A nova moda é abrir as portas de casas e receber os clientes na intimidade dos lares.

o Social Bauru procurou os proprietários de quatro locais em Bauru: Bença-Quintal Gourmet, lánavivi, Garagem do Tonon e House Burger Bauru para saber mais sobre esta novidade.

Confira:

Bença – Quintal Gourmet

Rodrigo Peters é um dos idelizadores do Bença Quintal Gourmet
Rodrigo Peters é um dos idelizadores do Bença Quintal Gourmet

Depois de trabalhar com lanches por seis anos, Rodrigo Peters e Amanda Gaspar resolveram fazer pequenos eventos no próprio apartamento – que ficou pequeno com a quantidade de pessoas que frequentavam o local. Com as experiências em diversos eventos, cozinhando para chefs renomados, como Paulo Yoller e Carlos Bertolazzi, o casal voltou a Bauru, para abrir, de fato, o ‘Bença – Quintal Gourmet’. “O conceito de receber gente em casa era uma coisa que eu já tinha tido experiências na Turquia e no Canadá. E na nossa Lua de Mel aproveitamos a passagem por Buenos Aires para pesquisar sobre restaurantes a portas fechadas”, conta Rodrigo. Hoje, o Bença é famoso na cidade de Bauru pelo hambúrguer, que é sempre feito na churrasqueira, com ingredientes selecionados, e por não terem um cardápio fixo – a partir da reserva, é que o cliente recebe a lista de opções daquela data. “Temos tido um retorno excelente tanto dos pratos quanto do ambiente, da recepção e da proposta. Porque receber as pessoas é estar completamente aberto a elas. E elas também vêm bem abertas ao nosso projeto. Tem sido um prazer imenso receber novos e velhos amigos na nossa casa. Servir comida para as pessoas, fazer o nosso melhor e conseguir surpreendê-las e superar as expectativas é a nossa motivação”, conta.

 

Garagem do Tonon

Antonio Tonon, Wilson Monaco e Diego Sávio: parceria que deu certo!
Antonio Tonon, Wilson Monaco e Diego Sávio: parceria que deu certo!

O designer Wilson Luiz Monaco se uniu ao amigo Antonio Tonon, cervejeiro caseiro já conhecido em Bauru, para também realizar eventos gourmet em casa. “Como sempre reuníamos os amigos para comer e beber na casa dele e como muita gente procurava a sua cerveja, eu pensei em reunir toda essa galera com a cerveja e comida boa”, conta. Ao todo, a dupla faz três eventos por mês: um só com cerveja caseira, um de hambúrguer e um jantar de harmonização. Mas atenção, vêm mais mudanças em breve! “Como a galera pede bastante os lanches, estamos tentando fazer mais vezes, até uma vez por semana”, diz. No cardápio, Wilson procura sempre variar de acordo com o evento, trazendo também pratos típicos brasileiros, como petiscos de boteco e até as suas próprias invenções: “Fiz um bolinho com as sobras do malte que é feito a cerveja, pra noite de sandubas e outros lanches com carnes cozidas na cerveja. Já para os jantares de harmonização, servimos 4 pratos com 4 cervejas diferentes, tentando combinar os sabores. Para o próximo, a ideia é fazer com comida italiana harmonizado com cerveja”, conta. Apesar de o sucesso, Wilson conta que não tem muito retorno financeiro e a motivação está em sempre poder criar coisas novas para o público. “A ideia é poder servir uma comida bacana, criar um ambiente gostoso, agradar através da comida e bebida artesanal. Agora tenho a ajuda do meu amigo, Diego Sávio, que também faz parte do projeto. Com isso, a motivação vem de criar sempre coisas novas, testar receitas, surpreender ou até mesmo deixar os clássicos da culinária mais acessível a todos”, garante.

 

lánavivi

Viviane Mendes é apaixonada pela arte de cozinhar desde a infância
Viviane Mendes é apaixonada pela arte de cozinhar desde a infância

Ainda na infância, Viviane Mendes já demonstrava os dons na cozinha. Com o tempo, a dentista foi aperfeiçoando os dotes culinários: criou um blog para mostrar tudo o que ‘apronta’; começou a fazer algumas coisas pra vender, como brigadeiros gourmet e ovos de Páscoa de colher e, há poucos meses, tem o projeto de cozinhar no quintal da casa de sua avó com o seu tio, Ivan Mendes. “O ‘lánavivi’ é realmente um hobby que consegui colocar em prática e a grande motivação é a paixão pela cozinha. Há muitos anos reúno os amigos em casa e faço jantares e confraternizações. Este projeto é uma continuação desta ideia: cozinhar para os amigos, mas de uma forma um pouco mais profissional, com cardápios e dias definidos”, afirma. O cardápio não é fixo e quem for conferir o projeto terá a oportunidade de experimentar diversos pratos, como lanches e caldinhos. Viviane garante: a experiência está sendo incrível! “Os comentários das pessoas são como uma ‘recarga de bateria’ que recebemos. É muito recompensador receber tanto carinho e ouvir tantos elogios quando tudo termina ou cada vez que encontramos alguém na rua, que experimentou nossa comida” e seu tio completa: “O trabalho é grande, antes e depois de cada evento, mas é gratificante você receber elogios pelo trabalho. Principalmente para a Viviane, que prepara os alimentos. Vejo a satisfação de preparar cada prato”.

 

House Burger-Hamburgueria Artesanal

Por conta do desemprego, Lucas Henrique viu a possibilidade de cozinhar para fora
Por conta do desemprego, Lucas Henrique viu a possibilidade de cozinhar para fora

Foi por conta do acaso que Lucas Henrique, proprietário do House Burguer, abriu o quintal de sua casa para o público. Depois de fazer um evento somente para os amigos, Lucas percebeu que o espaço que tinha em sua casa era o que ele realmente estava precisando. Com a ajuda da família, Lucas abre o local de quinta a sábado, todas as semanas, apenas com reserva. “Temos um espaço limitado, mas já chegamos a atender 70 pessoas por dia. Além das reservas, trabalhamos com a retirada no local também”, conta. Como Lucas trabalha somente com reservas, ele comenta que não tem medo de abrir a própria casa para estranhos e isso facilita o controle de quem está no local. E é com a motivação de sempre ter mais público, que Lucas procura inovar e trazer outras opções para cada noite. São três lanches fixos no cardápio e a cada semana tem um lançamento diferente, além de oferecer porções, refrigerantes, sucos e cervejas. “Nós temos prazer em atender e ficamos muito felizes quando saem satisfeitos. As pessoas elogiam muito, pois acham o ambiente aconchegante e um espaço familiar. Costumam voltar sempre por esse motivo. Mas, com certeza, a minha maior motivação é o amor pela gastronomia”, diz.

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Restaurante libanês no Centro de Bauru esconde história de amor

“Gastronomia não é só técnica. Você pode até dominar a técnica A, B ou C, mas precisa ter …