anderon2

Ele enfrentou três dias de competições, mais de 40 atletas e diversas provas até se tornar o grande campeão do Torneio Crossfit Brasil. Há dois anos no esporte, Anderon Primo, de apenas 20 anos, acreditou em seu sonho e mostrou que é capaz de muito mais!

O Social Bauru conversou com o atleta para saber mais sobre a competição, sua rotina de exercícios, o que ele tem a dizer quando criticam a prática de crossfit e os seus planos para o futuro. “Agora que venci, eu sei que posso chegar e ir bem em qualquer campeonato. Tenho plena condições para isso, só tenho que focar, treinar, ter muita paciência e o principal: muita garra e muita vontade”.

Confira o bate-papo:

Qual a emoção ao ouvir que tinha sido campeão do Crossfit Brasil 2015?
Anderon: Não cabia em mim! Eram muitas emoções misturadas: alegria, felicidade, conquista e choro! Um turbilhão de emoções e, principalmente, orgulho por ter realizado um sonho.

E como foi a competição? O que você teve que fazer para vencer o campeonato?
Anderon: Ah, competição foi muito bacana com uma organização muito bem feita. Foram três dias de competição, onde 38 mulheres e 43 homens disputavam três provas por dia para descobrir quem seria a mulher e o homem mais bem condicionado do país. As provas eram muito desafiadoras e misturavam todos os tipos de movimentos, desde natação até movimentos de ginástica e LPO. Então, como brincamos no crossfit, tinha que estar preparado para tudo. Para participar do Torneio Crossfit Brasil 2015, tivemos que participar de oito seletivas. Aí, nesta fase, acabei ganhando a seletiva do interior, realizada em Ribeirão Preto, e também ganhei no ranking geral como atleta que mais pontuou nas seletivas. Aí, eu fui para o TCB2015 com muitas expectativas- minhas e das outras pessoas. Mas preparei o meu psicológico e me diverti fazendo o que amo dentro da arena. Fui bem consistente. Ganhei duas provas e me mantive bem colocado nas outras; com isso, eu mantive a maior pontuação até o fim do campeonato. Confesso que o primeiro dia foi difícil: ansiedade e um pouco da pressão atrapalharam meu desempenho e acabei fechando o dia em segundo lugar na geral, mas nos outros dias eu consegui ir melhor e assumi a liderança.

anderon4

E há quanto tempo você está no crossfit?
Anderon: Estou no crossfit há 2 anos e 10 meses.

O que te atraiu no esporte? Por que começou?
Anderon: Foi a partir de um convite do meu coach Junior Carvalho. Trabalhávamos juntos em uma equipe de rendimento de Judô, aqui em Bauru, e meus resultados não eram os melhores. Aí ele me apresentou o crossfit e comecei a treinar. Com poucos meses, eu senti a diferença e comecei a obter melhores resultados nos tatames. Depois de um tempo, conquistei títulos paulistas e medalhas em campeonatos brasileiros. Eu me apaixonei pelo esporte e hoje sou atleta de crossfit há um pouco mais de 1 ano. O crossfit é apaixonante pela sua variedade de movimentos e por sua complexidade. Exige muito conhecimento corporal e mental, não tem repetições de treinos como nas academias e te tira da zona de conforto sempre. Então estamos sempre batendo na porta da exaustão todos os dias, quebrando limites que antes achávamos impossíveis. Essas coisas são as que mais amo no crossfit.

E este foi o primeiro campeonato que participou?
Anderon: Não, esse foi meu segundo Campeonato Brasileiro de Crossfi. O ano passado, eu participei e fiquei na 4º colocação. Meu primeiro campeonato foi o torneio Crossfit Brasil de Verão, onde competi por equipes pela CFBauru. Já o primeiro campeonato individual e, até hoje o mais importante que participei, foi o Crossfit Regionals Latin America, campeonato que só é possível participar com a classificação no Crossfit Open. O ano passado, apenas os 52 melhores atletas da América Latina se classificaram. No Open eu fiquei no 31º lugar e nos Regionals, eu fiquei na 34º posição. Foi um experiência fantástica, porém assustadora. Eu era novato ainda no crossfit e não tinha domínio de todas as técnicas. Meus movimentos eram ruins! Mas mesmo assim eu fui e dei meu melhor.

Sempre teve a intenção de participar destes campeonatos?
Anderon: Sempre fui atleta, desde que me entendo por gente, pra falar a verdade. Comecei no judô aos 5 anos e luto até hoje; amo competir! O tatame é o lugar que mais gosto de estar. Competir é minha vida, é o que sei fazer e é o que quero fazer sempre.

anderon3

Qual a sua rotina de treino?
Anderon: Treino diariamente de segunda a sábado, com dois treinos por dia, podendo chegar a 3 quando treino judô no mesmo dia.

Já ouvi alguns comentários de pessoas dizendo que, quem começa a praticar o crossfit muda de comportamento e fica ‘neurótico’. O que você pode dizer sobre isso?
Anderon: Crossfit vicia, mexe com as pessoas e é tão apaixonante que você não quer parar de praticar. Você sai de um treino pensando qual será o próximo e espera ansioso por ele.

E também já ouvi que a prática traz alguns riscos para saúde e que é muito agressivo. O que tem de verdade nisso? Para quem quer começar a praticar, o que você pode dizer?
Anderon: Crossfit, assim como todo e qualquer esporte, está sujeito a lesões. Por isso é exigido muito foco e paciência para que os movimentos sejam realizados da maneira correta e mais próximo da perfeição possível, evitando riscos de lesões. Porém, o crossfit lesiona menos que muitos outros esportes porque são movimentos que usamos em nosso cotidiano, como agachar e pegar algo. É um esporte bem seguro e os treinadores estão sempre muito atentos em seus alunos. Para quem quer começar a fazer, eu posso dizer: experimente, ouse se desafiar e quebrar limites, veja como seu corpo é fantástico e o que ele pode fazer! Faça uma aula; tenho certeza que não vai se arrepender.

Você é muito jovem. Quais os planos para o futuro? Quer continuar competindo?
Anderon: Sim, tenho 20 anos e pretendo sim competir durante muito tempo. Meu plano para o futuro é voltar a disputar um Crossfit Regionals, já que esse ano fiquei de fora, e um dia espero disputar o Crossfit Games que é o mundial. Depois disso, melhorar mais e mais para um dia brigar pelo título de homem mais condicionado do mundo. Eu não imaginava que iria sair campeão. Eu tinha o objetivo de participar do Torneio Crossfit Brasil desse ano e melhorar a marca do ano passado, ou seja, estar no pódio mas não imaginava que no lugar mais alto. Agora que venci, eu sei que posso chegar e ir bem em qualquer campeonato. Tenho plena condições para isso, só tenho que focar, treinar, ter muita paciência e o principal: muita garra e muita vontade.

anderon5

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…