centrinho usp bauru
Fachada do Centrinho-USP

No intuito de aprimorar o tratamento de estreitamento do palato (céu da boca), que atinge cerca de 20% da população, os pesquisadores e profissionais do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP desenvolveram um aparelho ortodôntico com design inédito. O aparelho traz benefícios clínicos e reduz em 50% (de um ano para seis meses) o tempo da intervenção.

A nova tecnologia – chamada aparelho expansor maxilar diferencial – se distingue dos aparelhos convencionais porque permite produzir expansões distintas na região anterior e posterior do arco dentário. “O expansor diferencial possibilita controlar a quantidade de expansão tanto na parte posterior como na anterior, eliminando a necessidade do uso de dois aparelhos. Reduz ainda o aparecimento de efeitos colaterais, como sobre-expansão dos dentes molares e problemas gengivais”, explica a professora Daniela Garib, uma das inventoras do aparelho.

A inovação resultou em depósito de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) em 2011 e, desde 2014, está sendo produzida, em caráter experimental, por indústria norte-americana de materiais dentários.

Ciência aplicada
Pioneirismo e inovação são fortes marcas da atuação do Centrinho-USP ao longo de seus 48 anos. Além do aparelho expansor maxilar diferencial, outro exemplo de trabalho premiado foi o de prótese de palato para correção de problemas de fala. Desenvolvido por pesquisadores do Centrinho-USP e da FOB, o estudo foi um dos vencedores do Prêmio Saúde 2012, da Editora Abril, na categoria “Saúde Bucal”.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…