Aos 75 anos de idade, o maestro João Carlos Martins é um dos nomes mais respeitados no cenário musical do Brasil, tanto por seu talento como pianista e regente, quanto por seu bem sucedido trabalho de difundir a música clássica pelo país. No dia 28 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal de Bauru, apresenta-se junto à Camerata Bachiana, com o projeto “Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos”.
A entrada no evento é gratuita, mas os interessados precisam retirar antecipadamente um vale-ingresso, que estará disponível a partir do dia 17/09 pelo site www.dcolor.art.br/ingressos. A troca do vale pelo ingresso ocorre no dia do evento, das 18h às 19h45. Os vales que não forem trocados até esse horário serão invalidados e disponibilizados ao público geral.
O projeto “Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Heitor Villa-Lobos”, parte do Circuito de Arte e Cultura CPFL, é viabilizado através de Lei de Incentivo Fiscal (lei do PROAC – ICMS – SP), com patrocínio da CPFL Energia. A produção é da D’Color Produções Culturais e Fundação Bachiana, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Bauru.
Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
O pianista e regente João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano na infância e aos 13 anos já iniciava sua carreira no Brasil, que cinco anos depois decolou internacionalmente. Aos 20, estreou no famoso Carnegie Hall, em Nova York, em apresentações patrocinadas pela então primeira dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt.
O maestro passou por dois incidentes que poderiam ter posto fim à sua careira musical. Aos 26 anos de idade sofreu uma lesão no braço quando jogava uma partida de futebol em Nova York, que o manteve afastado dos palcos por sete anos. Quando retornou à carreira, gravou a obra completa de Bach. Em 1995 foi ferido num assalto na Bulgária, e ficou com o lado direito do corpo paralisado. Vítima da síndrome de movimentos repetitivos, encerrou a carreira de pianista aos 63 anos, mas não deixou o universo da música. Estudou regência, fundou a Filarmônica Bachiana Jovem em 2006 e hoje é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP.
A Orquestra Bachiana Filarmônica apresentou-se pela primeira vez em 2004, na sala São Paulo em São Paulo/SP e depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e exterior. Em 2006, com objetivo de trabalhar na evolução musical de jovens musicistas, o maestro João Carlos Martins fundou a orquestra Bachiana Jovem, que também buscava democratizar a música clássica com apresentações em espaços variados, para pessoas que jamais tiveram acesso às salas de concerto. Em 2010, as duas orquestras se juntaram formando a Bachiana Filarmônica SESI-SP, um grupo que reúne músicos profissionais, orientadores e jovens musicistas, que formam hoje uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do Brasil, sem abandonar os ideais que deram origem à Bachiana Filarmônica e à Bachiana Jovem. O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, numa homenagem ao imortal maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor das célebres Bachianas Brasileiras, e à Johann Sebastian Bach. A Camerata Bachiana, parte da Fundação Bachiana Filarmônica, é formada por viola, cello, oboé, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.
Serviço:
Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Heitor Villa-Lobos com Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
Data: 28/09/2015, às 20h
Local: Teatro Municipal – Avenida Nações Unidas, 8-9, Bauru. Telefone (14) 3235-1088
Entrada gratuita. Retirada de vale-ingressos gratuitos pelo site da D’color a partir do dia 17/09: http://www.dcolor.art.br/ingressos
O vale-ingresso poderá ser trocado pelo ingresso no dia do evento das 18h até as 19h45.
Os vale-ingressos que não forem trocados até este horário serão invalidados e disponibilizados ao público em geral.
Projeto viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAc), com patrocínio da CPFL Energia, produção D’Color Produções Culturais e Fundação Bachiana, e apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura de Bauru.
Mais informações: www.dcolor.art.br/agenda