sorri bauru
.

Na última sexta-feira (25), a SORRI-BAURU completou 39 anos de fundação com missão de promover os direitos da pessoa em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para as pessoas com deficiência, visando sempre a sua independência, com um paradigma de emancipação que é o norte para todo o trabalho.

Fundada em 25 de Setembro de 1976, pelo pesquisador americano Thomas Ferran Frist, com o principal objetivo de reabilitar profissionalmente a pessoa com deficiência, para que ela voltasse a ter uma vida produtiva e se sentisse útil, sendo a primeira instituição no Brasil a tratar sobre esse assunto, muito antes da lei de cotas.

Em parceria com a SEBES, a SORRI-BAURU disponibiliza mais de 10 cursos em diversas áreas, capacita, forma, oferece assessoria às empresas e ajuda na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Em 1985 a SORRI-BAURU começou a produzir produtos de tecnologia assistiva, a cadeira de rodas “Torbelino” foi o primeiro produto, seguido, em 1991, pelo Estesiômetro, um kit de monofilamentos calibrados para o teste de sensibilidade da pele, hoje a instituição é a principal fabricante desse produto no Brasil.

Além do Estesiômetro a SORRI-BAURU possui uma oficina ortopédica habilitada pelo Ministério da Saúde, desde 2013, que fabrica e dispensa, via SUS ou particular, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, em um moderno ambulatório recém-inaugurado, com capacidade para atender até 600 pessoas por mês.

Desde 1988 a Secretaria Municipal de Educação de Bauru firmou um convênio com a SORRI-BAURU para o atendimento de pessoas com deficiência, e em janeiro de 2009, os atendimentos por meio desse convênio, foram também estendidos aos alunos da rede municipal da educação na reabilitação de pessoas com necessidades especiais como o Autismo, Dislexia, Hiperatividade, Déficit de Atenção, entre outros.

Com orgulho de ser bauruense, a SORRI firmou o primeiro convênio com o SUS em 1991, e desde 2013 tornou-se um Centro Especializado em Reabilitação (CER), certificado pelo Ministério da Saúde para deficiências físicas, intelectuais e auditivas, e tem orgulho de ser referência nacional na reabilitação de diversas patologias.

O maior diferencial da Instituição é sua equipe multiprofissional, composta por profissionais capacitados de 12 áreas diferentes da saúde e assistência social, todos eles trabalhão com uma visão transdisciplinar nos atendimentos. As pessoas atendidas passam por avaliações globais, onde toda a equipe junta, monta o plano de atendimento personalizado para cada usuário.

Nessa data tão especial e simbólica, a SORRI-BAURU agradece aos doadores que ajudam a escrever essa história de sucesso ao longo desse tempo, reafirmando que sem a ajuda deles, seja em contribuições mensais, ou esporádicas, participando de festas e eventos ou ajudando com o trabalho voluntário, com doações de produtos ou serviços, não seria possível realizar os mais de 14.000 atendimentos por mês.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Conheça o C’lavie: espaço mistura bar, balada e restaurante e abre todos os dias em Bauru

Nova opção de lazer aqui em Bauru, o C’lavie (lê-se cêláví) é uma abreviação de C…