gratis-topo

Já pensou em ter atendimento fonoaudiológico ou uma assistência jurídica sem pagar nada por isso? Pois algumas faculdades de Bauru oferecerem estes e muitos outros serviços totalmente gratuitos à população da cidade e toda a região. Confira a lista que separamos:

Clínica de Fisioterapia na FIB
Na FIB, Faculdades Integradas de Bauru, os serviços oferecidos são relacionados aos atendimentos de fisioterapia nas áreas cardio-respiratória, neuro-adulto, mastectomizadas, queimaduras, cirurgias plásticas reparadoras e estética. Eles são totalmente gratuitos e os interessados podem entrar em contato no telefone: 2109 6214.
Os atendimentos são realizados na FIB, das 7h30 às 13h e das 18h às 22h30. A faculdade está localizada na Rua José Santiago, Quadra 15, Vila São João Ipiranga, em Bauru. Já na USC, Universidade do Sagrado Coração, a Clínica de Fisioterapia realiza atendimentos nas áreas de neurologia adulto e infantil, ortopedia e traumatologia, respiratória, saúde da mulher, fisioterapia aquática, oncologia, cardiologia, reumatologia e saúde do trabalhador. São atendidos gratuitamente todos os pacientes que possuem encaminhamento médico para determinada atividade fisioterapêutica. Informações e agendamento pelo telefone (14)2107-7056. A USC está localizada na Rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil.

Programa Diabetes Mellitus da USC
O objetivo deste programa é a promoção de ações de intervenção técnico-científica envolvendo diversas áreas (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia) para que o adulto portador de diabetes mellitus possa encontrar caminhos para a saúde e qualidade de vida. O público alvo atendido pelo programa são pessoas vinculadas à Associação de Diabéticos de Bauru (ADB) ou que membros da comunidade em geral, com ou sem diabetes, que esteja envolvido nos projetos que articulam o programa. Informações na Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária da Universidade, pelo telefone (14)2107-7324.

Clínica de Fonoaudiologia da USP
Já pensou em fazer um tratamento com fonoaudiólogo totalmente gratuito? Em Bauru, isso é possível na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), da Universidade de São Paulo (USP). Os interessados deverão, inicialmente, procurar uma Unidade de Saúde próxima à sua residência e, caso o médico suspeite de perda auditiva, deverá fazer o encaminhamento à Divisão Regional de Saúde – 6 (DRS-6) , que seguirá à uma Unidade de Saúde Auditiva, como a Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP. São atendidos pacientes de Bauru e demais cidades integrantes da Divisão Regional de Saúde – 6 (DRS-6). A Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP também realiza diversas terapias, mediante abertura de inscrição (com lista de espera) sendo que os interessados deverão entrar em contato com a clínica para saber os procedimentos exigidos para ser tratado na referida clínica. As terapias oferecidas pela Clínica de Fonoaudiologia são: linguagem infantil, leitura e escrita, diagnóstico fonoaudiológico e gagueira, entre outras. A Clínica de Fonoaudiologia da FOB/USP atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e localiza-se no campus de Bauru da USP na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Telefones para contato. (14) 3235-8470 ou (14) 3235-8458 ou (14) 3235-8470 ou Fax: (14) 3235-8464.

SAJu – Serviço de Assistência Jurídica Gratuita
Ainda na FIB, a faculdade de Direito presta atendimento jurídico gratuito à Comunidade Carente de Bauru. O atendimento é realizado pelos alunos do curso, sob a supervisão de professores e advogados, nas áreas cível e família. Além de oferecer assistência jurídica gratuita, o SAJu proporciona aos alunos a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O interessado deve ligar no telefone (14) 2109 6249 para agendar dia e horário. Critérios para atendimento são: ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos; residir em Bauru e o caso tem que tramitar na cidade de Bauru. Os atendimentos são realizados na FIB nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 17h às 22h, para agendamento e, aos sábados, das 8h às 13h para o atendimento dos agendamentos realizados durante a semana.

Atendimento de psicologia na Unesp
Um dos serviços gratuitos que a Universidade Estadual Paulista possui para a população é o atendimento psicoterapêutico. Para se formar, qualquer aluno que esteja cursando Psicologia deve passar por estágios nos anos finais de curso e, como uma das modalidades de estágio mais procurada é a clínica, as universidades que possuem este curso costumam contar com uma clínica-escola na qual estes estagiários atendem a população interessada.
Na Unesp de Bauru esta clínica-escola se chama Centro de Psicologia Aplicada (CPA) e neste centro são atendidas pessoas de todas as faixas etárias (de recém-nascidos a idosos), com as mais diversas queixas. A inscrição para a psicoterapia se dá no começo de cada ano, geralmente nos meses de janeiro e fevereiro, mas não é garantido que a pessoa que se inscreveu será atendida, devido ao número elevado de pessoas que procuram este serviço oferecido pela Universidade. Essas pessoas são atendidas ao longo do ano pelos estagiários do curso de Psicologia ou por alunos de projetos de extensão que são aqui desenvolvidos. O horário de funcionamento do CPA é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h. Os estágios de modalidade clínica são realizados na própria Unesp, mas também há outras modalidades na qual o estagiário irá fazer o seu trabalho em outros ambientes, como hospitais ou empresas, dependendo da modalidade de estágio que escolheu. Telefone para contato: 3103-6087. Na USC, a Clínica de Psicologia realiza atendimento por meio dos seus estágios curriculares e de extensão, oferecendo serviços de atendimento psicológico à comunidade de Bauru e região no que se refere à triagem: buscar informações das necessidades específicas de quem busca acompanhamento. Oferece também atendimentos voltados aos pais adotivos que vêm em busca de ajuda referente à como lidar com seus filhos adotivos principalmente no que se refere a contar sobre a adoção e não diferenciar os filhos frente a contextos familiares; grupo de cuidadores que orienta a lidar com crianças e adolescentes que estão sob seus cuidados; e o projeto brinquedista que visa proporcionar entretenimento saudável à criança que espera ser atendida. Informações pelos telefones (14)2107-7050 e 2107-7054.

Clínicas de Odontologia
A USC conta com quatro clínicas que oferecem atendimentos nas áreas de Dentística (restaurações), Endodontia (canal), Prótese (coroas e dentaduras), Cirurgia (extração de dentes), Periodontia (cuidados da gengiva), além do atendimento de urgência. Podem receber o atendimento crianças a partir dos 6 anos e população adulta em geral. O atendimento é realizado pelos estudantes do curso, com a supervisão dos professores. Informações e agendamento para triagem pode ser feito pelos telefones (14)2107-7269/2107-7082. A universidade ainda oferece atendimentos odontológicos específicos. Os estudantes de pós-graduação prestam atendimento à população toda terça-feira, sendo que o período da manhã é destinado a atendimentos agendados para extração de dentes retidos, biópsia de lesões diagnosticadas na graduação ou no próprio ambulatório. Já no período da tarde, os pacientes passam por consulta odontológica, realização de radiografias e encaminhamento para as especialidades necessárias, tanto nível graduação como pós-graduação. A USC ainda tem o PAIPE – Programa de Assistência Odontológica ao Paciente Especial – que é o resultado de uma parceira entre a USC, a Secretaria da Saúde e o Hospital Estadual de Bauru. O projeto auxilia a Assistência Integral à pessoas com deficiência, integrando o cirurgião-dentista em uma equipe multiprofissional, para a promoção da saúde bucal do paciente. Desenvolve-se nas clínicas odontológicas da USC (ambulatório) e no Hospital Estadual (atendimento hospitalar) e caracteriza-se como um projeto de extensão e de prestação de serviço, beneficiando cerca de 3000 pacientes, tornando-se uma necessidade na comunidade. Informações (14)2107-7351.

Atendimento no Ambulatório para tratamentos de Feridas
Este projeto trata úlceras venosas, arteriais, traumáticas e neuropáticas nas dependências da Clínica de Terapia Ocupacional da USC desde 2004. O atendimento é realizado mediante protocolo sistematizado, sendo o paciente avaliado por uma equipe interdisciplinar, planejando os cuidados adequados, propondo tratamento para reabilitação da integridade cutânea, com técnicas apropriadas e especializadas de curativos, adotando uma abordagem holística. Informações na Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária, pelo telefone (14) 2107-7324.

Atendimento para indivíduos idosos com osteoartrose de joelho
Trata-se de uma pesquisa científica constituída por 1 projeto de mestrado, 2 projetos de iniciação científica e 1 Trabalho de Conclusão de Curso da USC. Estão diretamente envolvidos 5 alunos pesquisadores e 2 professores orientadores. São atendidos cerca de 32 pacientes idosos com diagnóstico médico de osteoartrose de joelho. Informações: 2107-7199

Clínica de Terapia Ocupacional
Na USC, são oferecidos atendimentos nas áreas de geriatria, gerontologia, ortopedia (lesões traumáticas, fraturas),saúde do trabalhador (lesões ocupacionais, LER/DORT), infância (neurologia, autismo, distúrbio da aprendizagem), neurologia adulto (AVC, Alzheimer, Parkinson, dentre outras), saúde mental(depressão, esquizofrenias, dentre outros) e confecção de órteses de membros superiores para todas as lesões contempladas no atendimento. O atendimento é gratuito para toda a comunidade e realizado pelos estudantes do curso, com a supervisão dos professores. Agendamento e informações podem ser obtidas pelo telefone (14)2107-7391.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …