trabalhador bauru
Guilherme Azevedo está nesta rotina há sete anos

Acordar cedo para estar no trabalho às 8h, todos os dias, não é uma tarefa muito fácil, não é mesmo? Aqueles famosos cinco minutinhos passam voando e sair da cama, muitas vezes, é uma tortura. Mas, e se você tivesse que acordar de madrugada para ir ao trabalho?

Esse é o caso do jornalista Guilherme Azevedo, âncora do Bom Dia Cidade da TV Tem, que acorda entre 4h e 4h30 todos os dias. “Quando eu consigo deixar tudo organizado, posso acordar às 4h30, mas quando eu não deixo tudo pronto, como a roupa que vou vestir e a minha mochila com alguns objetos, eu levanto às 4h”, diz.

Para conseguir acordar tão cedo, Guilherme já se prepara para dormir às 20h30. Quando tem um evento ou algum compromisso social, ele dorme no período da tarde para poder aproveitar a ocasião um pouco mais. “Há duas semanas, eu tive um casamento e dormi um pouco à tarde para poder conseguir ficar acordado. Mas o máximo que eu aguentei foi às 23h30 e aí já voltei para a casa”. Apesar da rotina diferente, o jornalista diz que sempre gostou de acordar cedo, assim como o estudante de engenharia Paulo Carneiro, que acorda, diariamente, antes das 6h.

Mas, ao contrário do jornalista, Paulo não consegue dormir tão cedo, já que ainda estuda e tem aulas até tarde. “Eu chego em casa sempre depois das 22h30, por causa da faculdade, e só depois é que vou dormir. Mas confesso que não sinto sono durante o dia e sempre gostei de acordar cedo”.

trabalhador bauru
Paulo Carneiro é estudante de engenharia e tem que estar no trabalho bem cedo

Para o Social Bauru, os dois comentaram que sempre tiveram hábitos diurnos e nunca gostaram de ficar acordados até tarde, diferentemente de muitas pessoas que sentem que são mais produtivas durante à noite. “Eu sempre gostei do dia, do sol. Não gosto de acordar e ver que está tudo escuro, acho um pouco triste, assim como a noite. Já a minha mãe, sempre teve o hábito de dormir tarde, pois prefere aproveitar a noite”, conta Guilherme.

Acordar às 5h é lucro!
Você pode até achar que não existe uma pessoa que fique feliz em acordar às 5h – todos os dias. Mas sim, ela existe. Lucia Helena Rodrigues, atendente do restaurante Metropolitan, levanta às 5h, já que tem que estar no trabalho às 6h. Apesar de ser um horário ingrato para muitos, ela garante que não tem o que reclamar, já que antes eu entrava bem mais cedo no trabalho. “Hoje, eu acordo às 5h, tomo banho, arrumo algumas coisas na casa e vou para o trabalho. Mas eu sempre acordei cedo e, antes, eu entrava às 3h da manhã e acordava às 2h. Na verdade, esse horário que estou agora está ótimo! Estou no céu! (risos)”, brinca.

Assim como Guilherme, Lucia também costuma dormir cedo – 21h30 ela já está na cama, pronta para descansar, mesmo em dias de folga. “Quando não tenho que trabalhar, eu durmo e acordo no mesmo horário, pois o organismo já acostumou com a rotina”, cona. Apesar disso, a atendente diz que prefere este horário para poder aproveitar ainda mais o dia: “confesso que sinto um pouco de sofrimento quando despertador toca, mas gosto de acordar cedo, pois dá tempo de fazer tudo o que eu quero. Já até me acostumei com essa rotina”.

Sono é relativo
Os três entrevistados garantem que não sentem sono durante o dia, pois dormem o tempo suficiente para o corpo descansar. Mas será que tem uma quantidade ideal de horas para dormir? Segundo a Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, a quantidade de horas de sono por dia é de acordo com a idade. Por exemplo: recém-nascidos devem dormir de 14 a 17 horas por dia, já adultos devem descansar de 7 a 9 horas.

“Nós ainda temos muito que aprender sobre o sono, já que passamos um terço de nossas vidas dormindo. Sabemos que é um mecanismo importante para a consolidação da memória, mas os detalhes sobre a função do sono para o nosso organismo ainda são desconhecidos”, contou a coautora do estudo Lydia DonCarlos, da Universidade Loyola de Chicago, entrevista à Veja.

Horário de verão: uma verdadeira tortura?
Preparem-se pois o horário de verão entrará em vigor já no dia 18 de outubro, quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Mas não é só o relógio que irá mudar: para esses madrugadores de Bauru, a rotina também ficará diferente! “O horário de verão para mim é mais complicado, pois, geralmente, às 21h ainda tem claridade. E o nosso corpo tem um mecanismo que, quando a luz cai, duas depois você já está com a sua taxa hormonal preparada para você dormir. Se tem luz até às 21h, como fazemos isso? Então, nos primeiros dias, tenho esse sofrimento. Então, o horário de verão para mim é péssimo. Tenho que ir apagando as luzes, fechando a casa e já ir dormir. Sem contar o calor – tive até que comprar um ar condicionado!”, conta Guilherme.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…