amedicinal1

Já com poucos minutos de conversa, é possível ver o brilho nos olhos de Neusa e Mayara Papin, farmacêuticas e apaixonadas pela profissão. E como elas brincam, a vontade da filha seguir os passos da mãe já começou durante a gestação, enquanto Neusa estudava para as provas lendo os livros em voz alta. “Acho que a Mayara já foi se interessando pelo assunto ali!”, brinca. E assim, o futuro já estava traçado.

O Social Bauru conversou com as duas em uma semana muito especial: Neusa e Mayara são proprietárias de A Medicinal, farmácia de manipulação que está comemorando 20 anos de tradição na cidade de Bauru. Por isso, a data para relembrar o início e toda a trajetória de sucesso não podia ser mais especial! Neste bate-papo, as profissionais ainda comentam sobre as mudanças no mercado durante este tempo, como utilizam a tecnologia como um aliado e o principal – afirmam que este é apenas o começo!

Confira a entrevista:

Há quanto tempo você decidiu seguir os passos da sua mãe?
Neusa: Minha filha já queria ser farmacêutica desde a barriga! (risos).
Mayara: É verdade…
Neusa: Tinha uma matéria na faculdade chamada Química Farmacêutica que era muito difícil e eu estudava lendo em voz alta. Acho que a Mayara já foi se interessando pelo assunto ali! (risos). E ah, ela ainda tirou a melhor nota desta matéria da turma dela.
Mayara: E já tem dez anos que eu estou formada.

E você sempre pensou em seguir os passos da sua mãe?
Mayara: Ah, sim. Sempre pensei. Nunca nem pensei em outra profissão.
Neusa: Mas eu nunca influenciei. Só com os meus estudos! (risos). Mas nunca falei que ela tinha que fazer a faculdade de farmácia para seguir os meus passos. Sempre disse para ela fazer o que achasse melhor.

amedicinal2

Como surgiu a farmácia?
Neusa: Surgiu a partir de uma observação minha. Há 20 anos, eu sentia muita dificuldade em relação à dosagem do medicamento. Já com a manipulação é completamente diferente, porque é uma dosagem para cada paciente. Mas a minha história começou, realmente, quando a minha avó teve câncer. As dosagens dos remédios que ela tinha que tomar eram muito difíceis e eu comecei a perceber como a manipulação era interessante. Ali eu comecei a pensar em abrir a minha farmácia e já com o pensamento que seria diferente. Foi por isso que logo pensei na manipulação, por ser um tratamento totalmente individualizado.

Como foi o começo?
Neusa: Bom, o meu sonho sempre foi esse. Então, quando vim de Campinas para Bauru, já decidi abrir a farmácia. Na época, só existiam quatro farmácias de manipulação na cidade. Hoje são mais de 30!
Mayara: E não é fácil ter uma farmácia, porque a responsabilidade é muito grande. Você está lidando com a saúde das pessoas.
Neusa: Ao longo desses 20 anos nós adotamos uma postura séria – se o paciente vem pedir algo que não temos, não vamos vender qualquer coisa só para ganhar dinheiro. Nós sempre tivemos este pensamento aqui.

Durante esses 20 anos, quais as mudanças no mercado que vocês perceberam?
Neusa: Eu percebo que o cliente mudou e já vem mais preparado, já sabendo de todas as informações. Se alguém vem pedir alguma informação sobre o carbonato de cálcio, por exemplo, ele já vem sabendo de tudo. Na verdade, ele quer alguma confirmação e acaba testando a gente. Antigamente não era assim. Hoje nós trabalhamos com outra qualidade: fazemos testes, controle de qualidade, qualificação de fornecedores e funcionários, além de treinamento. Claro que é trabalhoso, mas estamos satisfeitos.
Mayara: Outro diferencial é que hoje utilizamos a tecnologia ao nosso favor e isso tudo é muito novo. Temos um aplicativo, pelo qual a pessoa pode fazer o pedido, mandar foto e resolver tudo de forma on-line. E isso tem ajudado a nossa relação com o cliente.

Em algum momento vocês sentiram vontade de desistir?
Neusa: Não, nunca.

E quais os planos para o futuro?
Mayara: Acredito que nós não podemos ficar paradas e temos sempre que procurar novidades para a cidade de Bauru. Toda hora surge algo – aqui, por exemplo, nós trouxemos a calda de avelã para os medicamentos que emagrecem e que tratam a queda de cabelo. Cada ano nós temos alguma mudança.
Neusa: E eu não abri a farmácia com o intuito do sucesso, mas sempre quis trabalhar de maneira correta e levar este sonho adiante. E deu certo.

Este é o segredo?
Neusa: Ah, isso eu não vou revelar! (risos).

Serviço:
A farmácia A Medicinal foi fundada em 1995, com a finalidade de oferecer a seus clientes um medicamento feito dentro de todos os padres de exigência da Anvisa. Mesmo depois de 20 anos, o empreendimento ainda conta com profissionais especializados, mantendo a qualidade em todos os seus medicamentos. São fórmulas farmacêuticas, veterinárias, cosméticos e florais.
Em Bauru, são duas unidades: rua Gustavo Maciel, 18-66, e avenida Nossa Senhora de Fátima, 19-89.
Telefones para contato: 3104-1321 e 14-3226-4757
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/AMedicinalPharmacia

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

De cara nova, aplicativo PedFarma conta com entrega grátis e cupons de desconto para toda Bauru

Os serviços digitais e online têm se mostrado de grande ajuda em tempos de pandemia do cor…