musica-bauru1

Desde sempre buscamos por algo maior, por algo que possa dar um sentido a essa vida que levamos. Desta aspiração espiritual surgem as mais elevadas e belas expressões artísticas, como a música clássica indiana, que é um veículo formidável para a meditação, unificando e harmonizando nossas mentes.

“Levada assim pelo som, a mente fixa-se em vibrações cada vez mais sutis até que, no fim, mergulha no silêncio do Purusha, o imanifesto, e se obtém o samadhi (a experiência de plenitude)”.

Krucis Khan é discípulo de Ustad Aashish Khan, de Kolkata, Índia. Inspirado pela tradição Sufi há 20 anos, Krucis desenvolveu seu trabalho com o sitar e o canto dos Harmônicos na Turquia, na Índia e no Brasil. Entre tradição e inovação, o sitarista oferece concertos de Música Clássica Indiana, além de dirigir Kirtans e harmonizações sonoras em residências.

Em Bauru, Krucis Khan irá fazer uma apresentação no dia 8 de novembro, das 16h às 19h, no Espaço Gaia. O encontro terá a introdução ao sitar/música clássica indiana; relaxamento e meditação; coffee break; música clássica e cantos, onde os participantes poderão interagir com o músico.

Sobre Krucis Khan:
Krucis Khan é discípulo de Ustad Aashish Khan, de Kolkata, Índia. Inspirado pela tradição Sufi há 20 anos​, desenvolveu seu trabalho com o sitar e o canto dos Harmônicos na Turquia, na Índia e no Brasil. Entre tradição e inovação, ele oferece concertos de Música Clássica Indiana e dirige Kirtans e harmonizações sonoras em residências.

+ Opções de lazer que faltam na cidade de Bauru
+ Bauruense fala sobre o dia a dia em Pequim e o porquê não pretende voltar tão cedo
+ Moradora de Bauru vence concurso da GNT com doces veganos
+ 6 motivos para começar a fazer Yôga


Krucis faz fusões com outros gêneros musicais, em parceria com músicos brasileiros e internacionais. Ele fez parte, seja como músico, seja como produtor musical e produtor artístico nos álbuns de diferentes artistas, tais como Cesar Camargo Mariano, Toquinho, Renato Teixeira, Beth Carvalho, Zé Ramalho, Cláudio Cartier, Octavio Burnier e Marilia Gabriela. Também participou da produçao do espetáculo “Cidade Coração” do músico Egberto Gismonti. Participou da produção musical do projeto “Procopiarte” com a participação de diversos músicos, entre eles: Zé Ramalho, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Geraldo Azevedo, Hermeto Pascoal, Almir Sater, Papete, Elba Ramalho e Tom Zé.

Seu primeiro contato com o sitar foi em São Paulo, no Brasil, nos anos 80. Em 1990 foi pela primeira vez à Índia, onde se tornou discípulo de Ustad Aashish Khan, Khalifa (chefe) da Senia Gharana, tradição musical do norte da Índia.

Em 1992 fundou o grupo musical de música clássica e folclórica indiana chamado Sangeet, com a cantora indiana Ratnabali Adhikari e com o tablista Edgard Silva. Com este grupo fez diversos concertos no Brasil, em Centros Culturais, Teatros e Fundações. Em 1997, nas festividades do aniversário de 50 anos da independência da Índia, foi condecorado pelo governo indiano, em reconhecimento ao seu talento e ao seu trabalho na promoçao da Música Clássica Indiana no Brasil.

Fez o encerramento do evento pela paz mundial “Teia da Paz” na cidade de Curitiba, durante a visita de S.S. Dalai Lama ao Brasil. Participou do lançamento do livro “Ghandi – Autobiografia”, no Sesc Pompeia, em Sao Paulo. Como intérprete no sitar, assim como cantor, participou dos CDs: “Unio Mystica” e “Aquilon” (Corciolli), “Atman I e II” (Victor Ruiz), “Gongolô” (Dinho Nascimento), “Eastern Side” (Merith Aton), “Bossa Nova Delhi” e “Mantras I e II” (Ana Rita Simonka), “Ubris” (Andreas Kisser), “Daude” (Daude), “Jogos e Trapaças” (Lambrusko Kids), “Extra Corpore” (Mobilis Stabilis), “Meditar com o Hinduísmo e Meditar com os Mantras” (revista Meditação de Mirna Grzich).

Participou das trilhas sonoras do filme “Mar Vermelho” de Lawrence Wahba, de campanha publicitária da marca Cola-Cola, do DVD Yoga para todos (revista Yoga e Saúde) e do espetáculo “Spadan”. Foi o artista principal do projeto “Índia Brasil Mangalam”, com o qual realizou concertos em diversas cidades brasileiras, tais como, Rio de Janeiro, Paraty, Uberaba, São Paulo, Brasilia e Curitiba.

Faz conferências sobre o Poder do Som e Nada Yoga a partir do ponto de vista da Medicina Ayurvedica em empresas como Volvo, banco Cacique, Amro Bank, McDonalds, Tata Consultancy Service e Nextel, em Fundações e Escolas de Yoga. Colaborou com Kirtans no projeto Música pela Paz na Universidade da Paz. Convidado pelo regente Julio Medaglia, participou do projeto “Musica Inteligente” com os músicos Andreas Kisser, Ratnabali, Caio Murakami e Edgard Silva no Teatro Frei Caneca, em Sao Paulo.

Participou do evento “Yoga pela Paz” em 2008 e 2009. Lançou 4 álbuns autorais. Em 2005, lançou os CDs ” O Encanto do Raga”, “O Poder do Som” e “Sons do Equilíbrio”, pela revista “Medicina Ayurveda”, publicada e distribuída por todo o Brasil, em países da América do Sul, nos EUA, Portugal, Itália e Espanha. Em Novembro de 2007 participou do evento “Spining Intergaláctico” no Planetário da cidade de Sao Paulo. Em 2009 ministrou o workshop “Raga Tala” na “Universidade Livre de Música” com o tablista Daniel Paul.

Participou do “Festival Hippie” em comemoração ao quadragésimo aniversário do “Festival de Woodstock” em Agosto de 2009 no Embu, em São Paulo. Em Dezembro de 2009 participou das festividades de final de ano do curso de Formação para Terapeutas Ayurveda do Instituto Ayurveda Brasil, em Sao Paulo. Em 2010 lançou o CD “Música para Sitar”, distribuído pela gravadora “Atração Fonográfica”.

Em Junho de 2011 participou do evento “Sangat Sangita – Yoga com o som do Sitar e o Canto dos Harmônicos da Tradição Sufi”, em São Francisco Xavier. Formou-se terapeuta Nexus em Fevereiro de 2012 com o terapeuta e life-couching Dr. Rex Thomas.

Em 2011 e 2012 realizou apresentações em residências e em centros de Yoga como Transformation Yoga, Centre Yoga Plus e Sivananda Yoga Center, na cidade de Montreal – QC, no Canadá. Ainda em Montreal, realizou concerto no centro sufi Naqshband, com a cantora e alaudista Shams Al-Habib, o percussionista Kattam Tam e com o acompanhamento de Paula Monteiro na tambura.

Efetua também trabalhos de harmonização em residências, assim como alinhamento dos chakras com o som do Sitar e com o canto dos harmônicos do som da tradiçao sufi.

Serviço:
Encontro “Música e Espiritualidade com Krucis Khan”
Data: 08 de novembro de 2015
Horário: 16h às 19h
Local: Espaço Gaia. Rua Mario dos Reis Pereira, 3-137. Bauru – SP.
Programação: Introdução ao sitar/música clássica indiana; relaxamento e meditação; coffee break; música clássica e cantos, onde os participantes poderão interagir com o músico.
Investimento: R$ 80,00
Informações: 14 3018-5917 (Espaço Gaia)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…