secovi-bauru2

Se dentro dos condomínios quem dita as regras são os moradores, mais importante que elaborá-las é fazer com que todos as cumpram. Esta foi uma das orientações que o público recebeu do capitão Paulo César Valentim, comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar do Estado de São Paulo em Bauru, durante mais uma edição do Ciclo de Palestras Secovi de Gestão Condominial.

A apresentação deste mês, com o tema “Segurança em Condomínios”, ocorreu na noite desta terça-feira, 27, na sede da OAB em Bauru e contou com os Srs. Fernando Pegorin e Alexandre Mauad, diretores da Regional Bauru do Secovi-SP e o Dr. Alessandro Biem Cunha Carvalho, presidente da OAB – Subseção Bauru.

“Mesmo com os aparatos de segurança, o componente humano ainda é fundamental na manutenção da segurança”, afirmou o oficial. “Os moradores criam as regras nas assembleias de condomínios e, muitas vezes, eles próprios acabam burlando-as”. Segundo ele, todos estão expostos a riscos quando isso ocorre.

Para manter a segurança, o capitão também explicou quais são os outros erros cometidos por moradores e que devem ser evitados. Um deles é a falta de comunicação, principalmente quando se trabalha com equipe de funcionários terceirizados. “Ocorre quando você troca um funcionário, até mesmo o que faz a limpeza de sua residência, e acaba não passando essas informações detalhadas ao síndico, zelador e porteiro”.

Além disso, existem erros cometidos por comodidade – como deixar os portões abertos – e não descer para receber encomendas, solicitando que a entrega seja feita pelo funcionário da portaria. “Ou seja, acaba virando um desvio de função e gera uma falha de segurança no condomínio de forma geral”. Por isso, é importante que cada funcionário saiba qual é sua função dentro do condomínio, seguindo o que é determinado em assembleias.

Ao fim da palestra, o capitão frisou que a importância da atividade é fazer um alerta. “Temos que despertar a conscientização sobre o que cada um pode fazer para melhorar o condomínio e o que foi feito, mesmo que inconscientemente, e que pode ter causado um risco grande”, alertou. “O morador tem que saber que ele também é responsável pela própria segurança e a de seus vizinhos. A coletividade deve ser um bem comum”.

Esta edição do Ciclo de Palestras Secovi de Gestão Condominial da Regional do Secovi em Bauru contou com o patrocínio da Porter – Gerenciamento de Acesso, e apoio da OAB – 21ª subseção Bauru e Jornal da Cidade.

Serviço:
A próxima atividade do “Ciclo Secovi de Palestras de Gestão Condominial” está prevista para 8 de dezembro com o tema “O condomínio amigo do idoso”. Informações sobre esta e outras atividades podem ser obtidas pelo email [email protected] ou telefone (14) 3227-2616.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …