Um parque totalmente acessível, um local para as crianças trocarem brinquedos, uma ciclovia que aproveita energia da cidade… já imaginou se isso tudo tivesse em Bauru? Separamos algumas boas ideias do Brasil e do mundo que poderiam ser implementadas, de alguma forma, aqui na cidade. E aí, mãos à obra?

1 – Parque para crianças deficientes
boasideias
Depois de perder a filha de uma forma trágica, Rudi Fisher, executivo financeiro em São Paulo, resolveu fundar o primeiro parque acessível de São Paulo. Batizado de Anna Laura Parques para Todos, o parque conta com a colaboração da própria AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), que disponibilizou terapeutas para ajudar a projetar os brinquedos, ao lado de engenheiros e arquitetos voluntários. O local conta com 15 peças, como balanços e equipamentos para o uso de cadeirantes.

 
 

2 – ‘Quintal de Trocas’para estimular o consumo consciente entre crianças
boas-ideias2
E se tivesse um local, aqui em Bauru, onde fosse possível trocar peças infantis? Já existe uma plataforma onde é possível marcar encontros e disponibilizar informações, para que as crianças troquem brinquedos, roupas e outros objetos. Segundo a organizadora, o ‘Quintal de Trocas’ busca ensinar, desde cedo, a importância do consumo consciente de maneira leve e divertida.

 
 

+ Opções de lazer que faltam na cidade de Bauru
+ E se Bauru tivesse uma praia artificial?
+ Estudante de arquitetura projeta novo aeroporto para Bauru

 
 

3 – Ciclovia solar da Holanda aproveita energia em cidade
boasideias3
Esta é a primeira ciclovia solar do mundo. Localizada em Amsterdã, a SolaRoad possui painéis de concreto com células fotovoltaicas que, ao receberem luz solar, iniciam geração de energia. Apesar de o custo ser alto, ela beneficia as populações e sistemas públicos municipais que estão a sua volta.

 
 

4 – No Rio de Janeiro, depósito de lixo vira parque ecológico
boas-ideias5
Dois moradores do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, tiveram a ideia de transformar um depósito de lixo em um parque ecológico. No total, são 8,5 mil metros quadrados de jardim, horta comunitária e um espaço de entretenimento onde os pneus velhos foram transformados em escadas. Atualmente,o local é um projeto comunitário que realiza atividades de reflorestamento, reciclagem, paisagismo, agricultura urbana e design.

 
 

5 – Empresas de São Paulo permitem trocar reciclável por créditos no transporte público
boasideias4
As empresas Triciclo e Retorna Machine desenvolveram um programa de fidelidade para seus clientes. Elas instalaram máquinas nas estações de metrô, onde é possível trocar garrafas pet e latinhas por passagens no trasporte público. Cada produto tem um valor e você pode acumular para trocar por tickets no transporte.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…