Na foto: Marcelo Gonçalves Miguel, Deny Comine e Alexandre Carvalho, proprietários da Aero Comunicação
Na foto: Marcelo Gonçalves Miguel, Deny Comine e Alexandre Carvalho, proprietários da Aero Comunicação

Hoje é o dia do publicitário e, para comemorar a data, nós conversamos com Deny Comine, sócio-proprietário da agência bauruense Aero Comunicação. Desde 2004 no mercado, a agência atua com o público de Bauru e de São Paulo, através de uma parceria com empresa Axle. Durante o bate-papo com o Social Bauru, Deny deu dez dicas que todo publicitário deve seguir, desde conhecimento cultural, como deve ser o relacionamento com o cliente até as polêmicas alterações. Confira:

1 – Tem que aprender a lidar com diferentes públicos
“O publicitário tem que saber reconhecer a diferença entre o público que ele atua. Em São Paulo, por exemplo, a gente percebe, a partir da Axle, que é necessário ser mais institucional. Ao contrário de Bauru com a Aero, que é possível lidar com o cliente de uma outra forma, de um jeito mais informal. Ele tem que perceber estas diferenças para poder conseguir lidar com qualquer tipo de pessoa e empresa.”

2 – Aproveite o mercado bauruense
“Ao contrário do que muitos pensam, com a crise que estamos passando, o mercado de Bauru está muito favorável. Na verdade, ele mudou muito e nós temos que aproveitar isso. Os publicitários tem que aproveitar. Hoje, os clientes estão procurando uma nova forma de publicidade; não se tem mais tanto anunciante no impresso, por exemplo. O cliente quer estar na web, seja com Facebook, Google Ads ou qualquer outra coisa. E para isso, esta nova forma de fazer publicidade, tem muito mercado aqui na cidade. Só é preciso saber aproveitar.”

3 – Saiba conversar com o cliente
“Muitas vezes, o cliente não entende alguma proposta, mas é nossa obrigação fazer com ele entenda que aquele é o melhor caminho. Antigamente, as pessoas estavam mais dispostas a gastar. Hoje é completamente diferente. Ninguém mais quer comprar e não vai atrás disso. É por isso que, se o cliente não anunciar da forma certa, ele não vai ter o retorno desejado e cabe a nós mostrar este caminho.”

4 – Hoje é tudo mais rápido
“Esqueça os antigos processos e aposte em coisas rápidas. Este é o caminho da publicidade hoje. E o cliente procura isso, ele também quer esta rapidez, então é importante estar atento a isso.”

5 – Saiba se impor quanto às alterações
“A alteração vai matar a publicidade. Quando vem um cliente, já na primeira conversa, a gente precisa diagnosticar o problema. Reposicionamos a marca, identificamos o público-alvo e criamos um planejamento. Aí a peça vai para o cliente e começam as alterações. Acaba com todo o estudo que a gente fez e ninguém paga por este tempo que o layout fica parado na agência. Já aconteceu de um layout ficar quatro meses parado aqui. E aí, quem paga? É por isso que, quando ele finalmente sai, já está no prejuízo. E muitas vezes é algo cultural, só para o cliente participar do processo, nem é uma alteração necessária. E o pior: quando não dá o resultado esperado, é culpa da agência. Por isso, nós profissionais, principalmente da parte do atendimento da agência, devemos avisar que está havendo mudança no briefing por causa das alterações. É preciso informar que o prazo já mudou. O publicitário tem que se impor porque é o trabalho dele. Quando vamos ao médico, não dizemos: ‘olha doutor, este remédio aqui eu não vou tomar e este outro eu vou tomar uma dose e não duas!’ (risos). É exatamente a mesma coisa.”

6 – Proponha novos caminhos para os clientes
“Nós temos clientes aqui que só trabalham na web, porque é o que eles podem investir. É necessário saber oferecer diferentes possibilidades e que a publicidade é um investimento e não um gasto. Principalmente na crise”

7 – Cuidado com o ego
“Tem gente que tem o ego muito grande e aí fica difícil saber lidar. É importante saber que vai aprender, vai ser exigido, mas vai crescer muito também. Tem que estar disposto a tudo isso; a todas as exigências do mercado publicitário”

8 – Esqueça os benefícios da carteira assinada
“Quem for começar a empreender e quiser abrir uma agência, é bom estar avisado: você não terá os ‘valinhos’ do assalariado! (risos). Não tem décimo terceiro, vale-cultura, plano de saúde… tudo isso você tem que fazer por sua conta. Você vai ter que pagar tudo! E claro que o retorno financeiro é difícil. Mas, olha, vale a pena. Não há nada melhor que fazer algo que você gosta. Quando eu decidi largar o meu antigo emprego para trabalhar na agência, eu senti que estava salvando a minha alma.”

9 – ‘Saia da caixa’ e procure novos conhecimentos
“Eu sinto falta de pessoas que tenham conhecimentos sobre outras coisas. Esta molecada sabe tudo de computador; já vêm muito prontos em relação a isso. Mas faltam outros conhecimentos. Eles sabem mexer no Photoshop, mas não sabe o que significa cada coisa que está lá. Não sabe história da arte ou artes plásticas, por exemplo. Este conhecimento é necessário e não falo só do básico, acho importante saber outras coisas. Ninguém perde uma tarde admirando uma exposição, por exemplo. Mas aquele momento é enriquecedor e desenvolver o olhar crítico é muito importante.”

10 – É preciso construir um relacionamento
“A área de atendimento precisa entender que o relacionamento com o cliente é essencial. Nós somos seres humanos e não robôs. Não são empresas que fazem negócios, são pessoas. E para o relacionamento dar certo é necessário compromisso, atenção, paciência, conquista e tempo. Precisa disso e este esforço é necessário. É um investimento que elo profissional faz.”

Sobre a Aero Comunicação
A Aero Comunicação foi inaugurada em 2004, aqui em Bauru. Pouco tempo depois, os sócios Marcelo Gonçalves Miguel, Deny Comine e Alexandre Carvalho expandiram o mercado a partir da parceria com a Axle, agência em São Paulo, para atender um outro público. “Eu fazia Direito na ITE e comecei a trabalhar em uma agência porque sempre gostei muito de desenhar. Conheci os outros sócios em 1999, na agência que trabalhávamos. Na época, o país estava passando por uma crise muito grande – mas como a gente não lia jornal, nem sabia! Ainda bem, né? (risos). Eu acho que foi a decisão mais acertada; montar uma agência naquela época que o mercado não era tão concorrido em Bauru”, relembra Deny.

Mesmo com a concorrência, os sócios acreditam que a Aero consegue se destacar no mercado de Bauru por sempre se preocupar com a criação. “Nós sempre nos preocupamos em não ficar com a primeira ideia, muitas vezes nem com a segunda. Priorizamos a criação. Não temos preguiça de pensar. Além disso, estamos há muito tempo no mercado e já fizemos de tudo e por isso temos experiência em todos os mercados e todas as vertentes da publicidade. Seja aqui em Bauru, São Paulo ou qualquer lugar”, afirma.

Este ano, os empresários esperam divulgar e ampliar ainda mais o trabalho. “Vamos atender Bauru, São Paulo, Rússia…não temos problema com isso! Às vezes um dos nossos sócios vem com alguma ideia que teve numa viagem e traz pra gente, sabe? E essa troca é muito importante, assim como os bons relacionamento. Acredito que as pessoas têm que investir mais nisso”, finaliza.

Serviço
A Aero Comunicação está localizada na Rua Julio Maringoni, 14-21, em Bauru. Telefone: 3879-9869

A agência também conta com os profissionais Marcos Faria, na área de Planejamento e Mídia, e Ellen Spanholo como Executiva de Contas.

Para saber mais, acesse: www.aerocomunicacao.com.br ou www.facebook.com/aerocomunicacao

 

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