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Pesquisas internacionais mostram que a distração de pedestres em função do uso de telefones celulares inteligentes pode levar a um risco cada vez maior de atropelamentos. O uso constante de telefones inteligentes no Brasil, que já ultrapassou a 283 milhões de linhas, representando uma média de 1,4 linha por pessoa, pode ser um grande vilão no trânsito.

Para pedestres, não há qualquer legislação que os impeça de transitar falando ao celular ou com fones de ouvido escutando músicas ou uma rádio. Para os condutores de veículos, o uso de celulares é proibido, inclusive o viva voz. Muitos condutores cometem imprudências no trânsito, podendo acarretar em acidentes, inclusive com vítimas fatais. A maioria desses acidentes é causada por falta de atenção ou distração e, em grande parte dos casos, provocada pelo uso de celular no transito.

Pesquisas feitas com condutores atestam que ao desviar a visão do trânsito para desbloquear o celular por 5 segundos, trafegando a 50 km/h, o veículo percorrerá cerca de 70 metros às “cegas”. Caso faça uma ligação, o condutor terá sua atenção desviada por 8 segundos. Se o veículo estiver a 80 km/h, serão percorridos quase 180 metros. Escrever uma mensagem no celular poderá tirar a atenção do condutor por 24 segundos. Caso ele esteja a 70 km/h, serão quase 390 metros dirigindo sem a menor noção do que o motorista está fazendo.

Usando o celular com fones de ouvido, o condutor reage, diante de um imprevisto, de forma mais lenta. Em geral, ele olha poucas vezes o retrovisor, assume trajetórias inesperadas na via, reduz ou excede a velocidade compatível com o fluxo de tráfego. Adicionalmente, avança o semáforo vermelho, tem dificuldade para trocar marchas e simplesmente não percebe as placas de sinalização de trânsito. Qualquer uma dessas possibilidades já poderia resultar em um acidente. Combinando-se mais de um aspecto, o resultado poderá ser uma verdadeira “bomba” ambulante.

Em vista disso, pode-se constatar o aumento na fiscalização nas grandes cidades, resultando em muitas multas. Dirigir falando ao celular ou com fones de ouvido conectados a aparelho de som pode redundar em multa de R$ 85,13 e a perda de 4 pontos na carteira de habilitação. Em São Paulo, por exemplo, o número de multas aplicadas a condutores usando celular passa das 13 mil ao mês.

Já, na Grã-Bretanha, a multa para quem usar o telefone enquanto dirige é de 1 mil libras (cerca de R$ 3,9 mil), bem maior que a brasileira. Isto deixa evidente a preocupação das autoridades britânicas com este grave problema. Se provocarem um acidente usando os celulares, os britânicos podem ser presos por até 2 anos.

Nos dias atuais é muito forte a dependência das pessoas em relação às redes de relacionamentos sociais. Porém, é preciso saber dosar o uso, e permanecer atentos durante a condução de veículos ou se deslocando a pé. Ainda que saibam se tratar de uma infração, os condutores insistem em usar o telefone por acreditar que isso não representa qualquer perigo. Outro aspecto inerente ao usuário do trânsito brasileiro é crer firmemente que os acidentes só acontecem com os outros. Nunca consigo.

É preciso mudar este hábito que está entranhado na vida do brasileiro. Contudo, urge construir-se uma cultura de segurança de trânsito no Brasil. Neste sentido, vale a pena citar as palavras de J. P. Corrêa, um dos maiores especialistas de trânsito do país: devido à “falta de cultura de segurança no trânsito em particular, a sociedade dá mais valor ao fluxo dos veículos do que à segurança dos usuários, principalmente pedestres. Vivemos criticando que ‘o trânsito está uma loucura’ para explicar que os congestionamentos estão atrasando nossos deslocamentos, mas raramente debatemos com alguma profundidade sobre as dezenas de milhares de mortes ocorridas no trânsito e que invadem o noticiário da imprensa.”

Por fim, se a sociedade não se conscientizar do seu papel transformador, particularmente, na questão da cultura de segurança no trânsito que, no Brasil, mata anualmente mais que 40 mil pessoas, ficará muito difícil esperar por mudanças empreendidas apenas pelo Poder Público. Não se pode esquecer que os governos e políticos nada mais são do que um retrato da sociedade que os escolhe.

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