aviao-get-topo

O prefeito Rodrigo Agostinho entrega, oficialmente, neste sábado (19) o Monumento com o avião Bandeirante doado pela Força Aérea Brasileira ao Município, instalado na Praça Duarte Silva.

O Monumento representa um marco, um reconhecimento público da população bauruense à importância, não só do que representa o avião para a indústria aeronáutica brasileira, mas também ao bauruense Ozires Silva, que atuou no seu desenvolvimento e na criação da Embraer, um marco que revolucionou a aviação aérea no Brasil e em vários países. O bauruense estará presente na cerimônia.

Ozires Silva, de 85 anos, é coronel da Aeronáutica e engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Destaca-se por sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira e liderou, em 1969, o grupo que promoveu a criação da Embraer, uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Deu início à produção industrial de aviões no Brasil e em 1990, assumiu o Ministério da Infraestrutura e, retornando, um ano depois, à Embraer, desempenhando um papel importante na condução do processo de privatização da empresa, concluído em 1994.

A Prefeitura da cidade construiu o pedestal de sustentação do avião, que até pouco tempo servia à Base Aérea da FAB em Pirassununga. O avião foi transportado do Rio de Janeiro para Bauru e nove mecânicos vieram à cidade para a sua montagem. A Praça Duarte Silva é um espaço público adotado pela Assoma – Associação dos Maçons de Bauru.

O exemplar instalado em Bauru tem capacidade para 12 lugares.

O evento de entrega do monumento será realizado neste sábado (19), a partir das 10h, na Av. Mário Matosinho, ligação da Av. Getulio Vargas à Rodovia Marechal Rondon.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…