natalia-baroni-topo

Natalia Baroni não podia fugir do esporte. Filha de campeã de basquete e de ex-jogador que fez história no Palmeiras, a bauruense escolheu o vôlei como carreira aos nove anos de idade. Foram, no total, 14 anos dedicados ao esporte com passagens por times profissionais como o São Caetano do Sul. Porém, mesmo apaixonada pela rotina que teve durante toda a sua vida, Natalia tinha um outro sonho e sabia que um dia ele iria falar mais alto.

E foi isso o que aconteceu, há quase dois anos: a bauruense largou a sólida carreira como jogadora de vôlei para se aventurar como empresária e, finalmente, poder trabalhar com uma outra paixão: a moda.

Mesmo tudo indo muito bem, a empresária percebeu que era hora de mudar de novo. Além de liderar novas equipes em seus empreendimentos, ela decidiu mudar o regitro das lojas e transformar o seu próprio nome em uma marca reconhecida na cidade. “Foi uma necessidade de mostrar mais a minha identidade e me autoafirmar. Por causa da história do meu pai, toda a trajetória dele no esporte, Baroni é um sobrenome conhecido na cidade. Então, queria que as pessoas soubessem quem está por trás das lojas”, conta.

Para marcar esta nova fase, a empresária irá fazer duas novas inaugurações: a primeira acontecerá nesta noite (12), na loja localizada no Bauru Shopping; já a outra será na próxima terça-feira (19), no Boulevard Shopping Bauru. Neste bate-papo, Natalia falou sobre esta nova fase, os motivos que a fizeram largar a carreira como jogadora e os desafios que enfrenta diariamente.

Confira:

Como começou a sua trajetória como empresária?
Natalia: Na verdade, este sempre foi meu sonho. Eu era jogadora de vôlei e muito apaixonada por moda. Então, por causa desta minha paixão, eu sempre tive a vontade de ter a própria loja. Buscava este crescimento profissional na minha vida. Realizei este sonho há um ano e meio, quando abri, finalmente, as minhas duas lojas aqui em Bauru.

E como foi deixar o vôlei para trás?
Natalia: Até que não foi difícil tomar esta decisão, mesmo tendo jogado dos 9 aos 23 anos. Muito tempo, né? (risos). Durante este período, fui jogadora profissional em alguns times daqui do Brasil, como o São Caetano do Sul. Lá, eu joguei dos 13 aos 19. Tive a oportunidade de jogar com grandes nomes do vôlei como o William Carvalho, que foi levantador da seleção brasileira; com as atletas da seleção; contra a Jaqueline Carvalho, Carol Gattaz e Joycinha. Mas eu já queria isso há muito tempo e a transição foi tranquila. A carreira do atleta é muito curta e eu percebi que já estava na minha hora de parar.

natalia-baroni4

E como foi o seu início no vôlei?
Natalia: Eu comecei na escolinha do BAC (Bauru Atlético Clube), aos nove anos. Minha família inteira é esportista: meu pai foi jogador de futebol e a minha mãe de basquete, então sempre estive muito envolvida. Eu gostava muito de vôlei, era o meu esporte preferido. Então não tive como fugir. Mas eu sempre falo que a loja é o meu segundo sonho, porque o primeiro era o vôlei.

E o que você trouxe do vôlei para o seu dia a dia como empresária?
Natalia: Com certeza o espírito de equipe. É algo que no vôlei é muito forte, já que não se ganha um jogo sozinha, e eu sempre trouxe para a rotina nas lojas. Este espírito de parceria entre os colaboradores é sempre presente no nosso dia a dia. Quero que todos estejam bem e que haja o companheirismo entre eles. O esporte nos ensina muito, independente de qual for, no caso do vôlei, acho que esta foi a maior lição que eu aprendi.

Depois de deixar o vôlei e investir na carreira como empresária, agora você está passando por uma outra transição, que é a mudança do nome das lojas. Certo?
Natalia: Isso mesmo. As minhas lojas chamavam-se XOX e agora eu mudei e coloquei o meu nome. As lojas chamam-se Natalia Baroni agora. Foi uma necessidade de mostrar mais a minha identidade e me autoafirmar. Por causa da história do meu pai, toda a trajetória dele no esporte, Baroni é um sobrenome conhecido na cidade. Então, queria que as pessoas soubessem quem está por trás das lojas.

Atualmente, quais as marcas que você está trabalhando aqui na loja?
Natalia: Nós temos peças da Le Lis Blanc; FYI, que é do grupo da Animale; Farm e John John.

São peças para qual estilo feminino?
Natalia: Um estilo mais moderno, de um público dos 15 aos 45 anos. Desde a menina até uma mulher. Mas sempre voltado para aquelas mulheres que querem um estilo mais ‘despojado’ e moderno.

Você também é assim?
Natalia: Sim, eu sou essa mulher! (risos).

E você é quem escolhe as peças?
Natalia: Sim, eu faço todas as compras, na companhia dos gerentes das lojas. Acho importante que eles me acompanhem para opinarem e me ajudarem a escolher. Como eles estão muito presentes nas lojas, sabem a preferência das clientes.

E quais os produtos que você destaca?
Natalia: Hoje, as calças flare são uma tendência muito forte e estamos tendo muita procura, porque atinge mulheres de todas as idades e alonga a silhueta. As camisarias também são nosso ponto forte porque são peças que deixam o look mais sofisticado, assim como as pedrarias, que é outra tendência.

Como estão as novas coleções que chegaram nas lojas?
Natalia: Estamos trabalhando com a coleção de inverno da John John, que está mais ‘destroyer’, com tecido mais ‘podrinho’, como eles falam. O legal é que a coleção veio bem diferentes das anteriores, que era a partir de uma moda mais pesada. Agora veio mais leve, já que não são todos os lugares do País que têm um inverno rigoroso. Até por isso, sempre trabalhamos com marcas do Rio de Janeiro, porque temos o clima parecido com o de lá. Mesmo as peças deles, de inverno, são peças que pode ser usadas no outono e em dias mais frescos. Também são peças versáteis, que servem para qualquer ocasião. Sempre procuramos trabalhar com peças assim, para que a cliente consiga coordenar com vários calçados e acessórios. Está é uma das ideias da loja Natalia Baroni; trabalhar peças versáteis para a cliente utilizar várias vezes. Outro destaque é a coleção de vestidos de noite, da Le Lis Blanc, que tem peças para a balada ou até uma formatura. Trabalhamos com peças muito selecionadas; não escolho qualquer coisa para colocar na loja. São peças que não são encontradas em qualquer lugar.

Você deu um salto muito grande na sua carreira e mudou completamente de área. Foi um período difícil de adaptação?
Natalia: Até que não. Apesar de todo começo ser muito difícil e de eu ter saído de um lugar totalmente diferente a este que estou hoje, até que não enfrentei tantas dificuldades. Mas é claro que elas existem. Com o tempo, vamos aprendendo e nos adaptando. Os problemas que surgiram no começo, eu não tenho mais. Os erros que cometi no começo, eu não cometo mais. No começo, errava muito na compra das mercadorias, por exemplo. Não sabia exatamente o que o público queria e foi difícil acertar no início. Mas isso não acontece mais. Com certeza, foi um crescimento pessoal muito grande. São coisas que aprendemos na prática. No futuro, virão outros ensinamentos.

É muito bacana ver uma mulher à frente de um empreendimento, principalmente nos momentos atuais. Você já sofreu algum preconceito por ser mulher?
Natalia: Não, nunca tive nenhum problema. Acho muito legal ver, cada vez mais, mulheres em cargos de chefia. No meu caso, eu nunca fui desrespeitada. Acho que essa força de liderança talvez tenha vindo do vôlei.

Você é muito jovem e eu imagino que esse deva ser só mais um sonho, entre muitos que você ainda deve ter…
Natalia: Ah sim, tenho muitos sonhos e projetos, não só para a loja, como para a vida pessoal. Mas isso eu não vou revelar! (risos). Mas o meu maior desejo é que a loja Natalia Baroni fique cada vez mais conhecida. E eu não tenho dúvidas de que vou realizar todos os sonhos. Tudo o que a gente foca, acontece. Acredito muito na força do pensamento positivo e trago esta filosofia para a minha vida.

E continua uma apaixonada por moda como lá atrás?
Natalia: Sim! Cada vez mais… (risos).

Serviço
O coquetel de inauguração das lojas Natalia Baroni vão acontecer nesta terça-feira (12), no Bauru Shopping e, no dia 19, no Boulevard Shopping Bauru. A partir das 19h, nos dois dias.
O Bauru Shopping está localizado na Rua Henrique Savi, 15-55.
O Boulevard Shopping Nações está localizado na Avenida Marcondes Salgado, 11-39.
Para saber mais, acesse: www.facebook.com/nataliabaroni

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …