mulheres-semeng-topo

Na manhã desta terça-feira (12), aconteceu mais uma atração da XX SEMENG – Semana de Engenharia realizada na Unesp. O evento contou com a participação de Caroline Sakamoto, formada em engenharia civil e com experiência de intercâmbio cultural nos Estados Unidos; Ilza Machado Kaiser, doutora, mestre em hidráulica e saneamento e engenharia civil pela Universidade de São Paulo; Margaret Groff, engenheira civil e diretora financeira da Itaipu Binacional; e Simone Furegatti, graduada em Engenharia Civil, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra e doutora em Geotecnia, que debateram sobre o papel e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres na engenharia.

“Minha família sempre me apoiou quando eu quis fazer engenharia e, durante a faculdade, tive a oportunidade de ter algumas outras colegas durante as aulas. Mas acho que iniciativas como esta são cada vez mais importantes. Não acredito que o preconceito acabará – sou professora de geologia e sei que isso levará séculos – mas sou muito otimista em tudo na minha vida, assim como com as situações enfrentadas pelas mulheres na engenharia. Acredito que tenhamos que, cada vez mais, nos posicionar”, afirma Simone.

Durante o debate, foram relatadas algumas situações de preconceito enfrentadas não só no mercado de trabalho, como dentro da própria faculdade. “Durante um tempo, eu cursei engenharia elétrica, mas acabei mudando para Relações Públicas que é o curso que eu faço agora. Mesmo hoje, ainda tenho que acompanhar algumas amigas que têm medo de ir até a aula sozinhas, por causa das agressões que sofrem nas salas. Eu já acheguei até a pensar: ‘que sorte que eu tenho em ser homem’!, contou César Augusto.

As palestrantes também relataram algumas situações do dia a dia que já enfrentaram, principalmente, quando tiveram que reafirmar serem boas profissionais só por serem mulheres. Ao final, foi debatido como estas engenheiras, alunas e mulheres em geral, que sofrem preconceitos diariamente, devem agir. “As mulheres têm que provar mais que os homens. E, infelizmente, não existe uma receita de como acabar com isso; só acho importante que, cada vez mais, as mulheres mostrem suas forças, unam-se e não sejam tolerantes ao preconceito. Não podemos esperar mais”, finalizou Margaret Groff.

A 20ª edição da SEMENG será realizada até 15 de abril com o tema “Do sonho ao sucesso, construindo o futuro”. O evento tem como objetivo abordar questões referentes à engenharia relacionada com o empreendedorismo no cenário

Além de palestras, a SEMENG esse ano conta com diversos minicursos, coffe break e visitas técnicas.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…