bruhack-topo

De biohackers a astrofísicos e empreendedores, a BruHack trará para Bauru líderes de movimentos educacionais, makers e hackers para palestras, workshops, networking e diversas atividades. O evento é gratuito e será realizado no campus da FEB (Faculdade de Engenharia de Bauru), na Unesp na sexta-feira (27) e no sábado (28).

A BruHack é uma iniciativa do bauruense Allan Costa, estudante no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos. De volta à cidade para o evento, o estudante comentou sobre a importância de iniciativas como esta: “O evento nasceu da ideia de disseminar e fomentar uma cultura mais empreendedora, inovadora e tecnológica, além de conectar áreas diferentes na solução de problemas e promover a discussão de ideias. É importante ressaltar que alguns problemas serão apresentados ao longo do evento e grupos poderão dedicar o tempo da Hackathon para tentar encontrar soluções e desenvolver algo concreto. Além desta atividade, o evento compreende a realização de mais de 15 palestras e workshops que ocorrerão ao longo dos dois dias, tratando de assuntos emergentes e importantes como impressão 3D, prototipagem de produtos, mercados empreendedores no Brasil, desafios educacionais e soluções tecnológicas, e o futuro da ciência e da engenharia”.

Participantes
Allan comenta que o evento contará com Netia McCray na liderança de palestras e workshops. Formada em política pelo MIT, ela é fundadora da Mbadika – ideia em Kimbunda (língua tribal angolana) – trabalha com o desenvolvimento de inovação e colaboração tecnológica direcionada a jovens, com foco especial para a América Latina e a África. Ao longo do projeto, ela já expôs mais de 450 estudantes de diversos lugares do mundo aos workshops tecno-empreendedores.

A palestrante, ex-colunista de empreendedorismo da UOL e autora do livro’ Educação Empreendedora’, Rose Lopes, também estará liderando palestras e workshops de empreendedorismo e liderança, falando sobre o mercado brasileiro e as oportunidades empreendedoras.

Marcelo Souza, professor do ITA e pesquisador do INPE, trará uma discussão sobre o futuro dos sistemas de engenharia, traçando um perfil dos mercados e mudanças tecnológicas que vivemos, assim como a ciência e a engenharia terão de se adaptar.

Participante da PGLA, Programa de Formação de Lideranças, que reúne jovens do mundo inteiro durante uma semana na Jordânia, Danilo Oliveira Vaz levantou mais US$ 500 com a ajuda de um crowdfunding, suficientes para cobrir despesas e viajou para o país do Oriente Médio em novembro de 2014. Danilo faz parte da turma inaugural da Minerva, que tem alunos 36 de países diferentes. Ao todo, há quatro brasileiros no grupo, que está abrindo a era digital das universidades. Ele estará conosco para discutir a crescente necessidade do empreendedorismo educacional, as fronteiras da educação no novo século e os grandes desafios que estão por vir na era digital.

O evento ainda contará com outros palestrantes e atividades, totalmente abertas ao público. Os interessados podem fazer as inscrições no site: www.bruhack.com

Confira a programação:
Dia 27
19h – Ivan Aguilar

A Arte da Fotogrametria: Da Teoria à Prática
Oficina teórica e prática sobre fotogrametria, suas aplicações em diveras indústrias (games, filmes, engenharia, manufatura, medicina, prototipagem/impressão 3D, investigação policial, arqueologia, biologia, etc.) e o processo de criação de modelos 3D com fotorealismo a partir de fotos.

19h Vitor Marchi
Um mapa de habilidades
Construção de mapas de habilidades individuais, aplicados conceitos-chave de empreendedorismo e liderança.

20h Dorival Roz
O Futuro Do Design
Novas direções e caminhos que o design tomará mediante as novas tecnologias de desenvolvimento e comunicação.

21h Victor Lyra
Observação Celeste
Observação celeste acompanhada de telescópios e explicações, métodos e técnicas da astronomia observacional.

Dia 28
10h30 Eletrize – Tecnologia e Educação
Qual será a sua impressão? Graber i3
Oficina sobre impressão 3D utilizando Grabers i3, com a experimentação de diferentes filamentos em desenvolvimento no mundo e suas aplicações.

13h Rafael Sanchez
Empreendedorismo Educacional

14h Gladis Filtchner
Design para o Mundo

15h João Serata
Desafios de uma Startup: Empreendedorismo Educacional

16h Edison Cabeza
Cultura Maker
O mundo dos makers e o desenvolvimento colaborativo, compartilhando ideias e criando soluções.

17h Rose Lopes
Empreendedorismo e Inovação no Brasil
O que é ser empreendedor e o ambiente para o empreendedor no Brasil; Empreendedorismo e inovação; Comparações mundiais – GEDI e GII, Deficitômetro Tecnológico, Empreendedorismo e Alto Impacto e Ecossistema de Empreendedorismo e Base Tecnológica no Brasil.

18h Lucia Nobuyasu
Wearable tech: Uma visão panorâmica

18h Marcelo Souza
Tendências Correntes Conduzindo os Sistemas das Engenharias
Tendências tecnológicas e sociais, e seus impactos sobre as características desses sistemas. Como empreendedores, inovadores e criadores podem focar, iniciar, sobreviver e crescer com sucesso em meio à essas mudanças.

19h Blaster Lizard & Gamux
Gaming Independente no Brasil e o Impacto no Mercado Brasileiro
Um bate-papo sobre a situação e as oportunidades de um game developer no mercado brasileiro atual como profissional independente. Estudo de caso com a participação da Gamux, empresa responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas ideias e projetos, afim de despertar o interesse de novos profissionais e amantes da área para a inclusão neste mercado promissor.

20h Danilo Vaz
O Mundo como Campus: Uma Nova Educação
Aluno da primeira turma da Universidade Minerva, Danilo apresenta este modelo inovador de Educação e propõe uma conversa sobre o papel da Universidade na formação de cidadãos críticos e profissionais prontos para mercados ainda inexistentes.

Para saber mais, acesse: www.bruhack.com

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…