toca-interior-topo

Foi por causa de uma fase difícil, que a jornalista Ana Paula Borges encarou o desafio de viajar sozinha – sem nunca ter nem andado de avião. O resultado: ela voltou com muito mais bagagem interior e entendeu o poder de uma viagem. De volta, Ana Paula começou a pensar de que forma conseguiria atrelar a nova paixão, as viagens, com a antiga, o jornalismo.

Depois de um tempo, veio a resposta: ela decidiu criar um blog sobre viagens para o interior paulista, falando sobre lugares que estão muito perto de nós e, que muitas vezes, não recebem o verdadeiro valor.

“Na dúvida, o conselho que posso dar é: vá e se permita conhecer o novo. São experiências assim que agregam a nossa bagagem de vida e nos propiciam sensações únicas e rendem boas lembranças”, afirma.

Confira o bate-papo:

Como surgiu a ideia de montar o blog? É um projeto antigo?
Ana Paula: Há cerca de três anos, eu tive que enfrentar a fase mais difícil da minha vida, eu estava ainda me recuperando do luto pelo falecimento do meu pai quando, exatamente um ano depois, minha mãe também faleceu. E o que mais me ajudou a enfrentar todo esse processo doloroso, por incrível que pareça, foi uma viagem. Fiquei sem ânimo, sem vontade de fazer nada mesmo. Foi quando surgiu uma oportunidade de ficar 40 dias no Chile e ainda estudar em uma Universidade pública de lá. Na época, eu tinha um cargo de gerência em uma indústria, mas pedi demissão e fui com a cara, coragem e meu ‘portunhol’. Eu sentia que precisava fazer algo que me tirasse da rotina. Ter que me relacionar com pessoas diferentes, andar por caminhos desconhecidos e vivenciar coisas totalmente diferentes – foram esses desafios que me ajudaram a fortalecer o meu estado emocional. Essa experiência me fez enxergar a vida e o luto de forma diferente. Eu nunca tinha andado de avião na vida e tive que superar esses medos sozinha. Foi algo que me estimulou e me mostrou o quanto eu podia ser forte. Sem dúvida, uma experiência que me ensinou muito além do idioma. E foi justamente a partir daí, que eu passei a entender o poder de uma viagem. Era muito mais do que arrumar as malas e partir, mas sim, sobre voltar com outra bagagem interior. Desde então, eu sou apaixonada por qualquer tipo de viagem que me permita sair da rotina. Uns dizem que viajar é fuga, eu discordo desse pensamento, pra mim viajar é ir literalmente de encontro com o autoconhecimento. Desde essa experiência, eu sempre tive vontade de criar um blog de viagens, mas queria fugir um pouco do trivial. Há cerca de dois anos, comecei a pesquisar sobre turismo e descobri o quanto o interior de São Paulo é rico, mas ainda pouco ‘desbravado’, surgiu então a ideia de criar o blog Tocaprointerior, onde eu pude unir duas paixões: o jornalismo e o turismo.

Você é de Bauru? E sempre viajou bastante pelo interior de São Paulo?
Ana Paula: Eu nasci em Bauru, morei em Ibitinga, mas retornei a Bauru para fazer faculdade e estou até hoje. Eu viajei mais pelo interior de São Paulo, durante a minha infância e posso dizer que são as minhas melhores recordações, com esse novo projeto pretendo conhecer mais o interior paulista. Pesquisei bastante antes de lançar o blog e pude constatar foi que realmente há uma carência muito grande de informações sobre viagens pelo interior do Estado. Não existem muitos canais com notícias segmentadas para esses destinos. É mais fácil conseguir dicas de hospedagem na Europa, do que em cidades que estão a cerca de 40 minutos de casa. A proposta do Blog Tocaprointerior é mostrar um pouco das peculiaridades escondidas em lugares próximos de nós.

Como é a rotina de postagens e quais as pautas? São sempre lugares que você já conheceu?
Ana Paula: Sou eu mesma quem defino as pautas, mas são sempre baseadas em sugestões de amigos ou que recebo também pelas redes sociais que, aliás, são muito bem-vindas. Quem quiser sugerir pode enviar email para o [email protected]. Nem sempre os conteúdos do blog são de lugares que já visitei, também peço sugestões de amigos ou de conhecidos, para validar as informações sobre esses destinos e relatar com o máximo de veracidade. O meu intuito é que o blog seja o mais democrático e colaborativo possível; quero que seja um lugar para que as pessoas possam trocar informações, sugerir dicas, enviar fotos, ou seja, um espaço para troca de experiências e que também possa ser útil para os mais diferentes públicos. Neste mês, por exemplo, publiquei uma matéria sobre um orquidário em Pederneiras e recebi um email de uma senhora bauruense que é apaixonada por flores e ainda não conhecia o orquidário. Ela agradeceu pela sugestão, pois disse que só encontra dicas de viagens mais joviais. E esse retorno é muito gratificante. Tudo isso pra mim é muito válido. Aquela comida com gostinho de vó, aquela trilha que leva à uma cachoeira sensacional, aquela igrejinha com arquitetura barroca, sem falar nos roteiros que te colocam em contato direto com as belezas naturais, o ecoturismo e as aventuras radicais. E tudo isso, está a poucos quilômetros da nossa casa e nem sempre valorizamos.

E o que pode destacar destes lugares que escreveu? Acabou se impressionando com a diversidade que há no interior?
Ana Paula: O blog ainda está ‘engatinhando’, mas confesso que Cunha, apesar de um pouquinho distante, foi um lugares mais ricos em natureza. Posso classificar a paisagem de lá como surreal. A plantação de lavanda é algo que traz aquela sensação que os brasileiros sempre têm ao serem surpreendidos de forma positiva: ‘Nunca imaginei que esse cenário de filme pudesse existir no Brasil’!

Você sente que a população ainda não conhece essas riquezas do interior?
Ana Paula: Acredito que é isso seja uma questão cultural de supervalorizar o que está mais distante. Não é possível generalizar, mas infelizmente, acredito que muitos ainda resumem o interior paulista apenas a ‘cultura caipira’. Mas a culpa não é apenas das pessoas, muito disso também está atrelado à falta de iniciativas para fomentar o turismo regional, que não deixa nada a desejar nem em beleza ou infraestrutura. Desmistificar esse tipo de preconceito foi o que mais me motivou a desenvolver esse projeto. E hoje, a internet existe para preencher essas lacunas e democratizar o acesso às informações, de maneira cada vez mais segmentada.

Para quem ‘torce’ o nariz para estes locais do interior, qual o recado você pode passar?
Ana Paula: Acredito que ainda há muito preconceito com o interior, mas sou bastante otimista em relação ao poder da internet e das redes sociais para reverter esse cenário. Tem muito lugar lindo para ser ‘desbravado’. E não digo somente de natureza, ecoturismo, existem lugares para todos os gostos e bolsos, trilhas, campings, resorts, além de restaurantes rurais que, ao chegar, já vêm aquele aconchego de casa de ‘vó’. Eu acredito que quem não se abre para esse tipo de experiência, com certeza deixa de vivenciar boas histórias.

Hoje você olha para estes locais com outros olhos?
Ana Paula: Com certeza, o interior de São Paulo tem lugares para todos os perfis de viajantes do mais aventureiro ao mais conservador, sem falar que são roteiros econômicos se comparados a outros destinos mais ‘comerciais’. Seja uma viagem sozinha, com a família, um final de semana ou um simples bate e volta, ninguém deve se privar. Na dúvida, o conselho que posso dar é: vá e se permita conhecer o novo. São experiências assim que agregam a nossa bagagem de vida e nos propiciam sensações únicas e rendem boas lembranças.

Para conhecer mais, acesse: www.tocaprointerior.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…