0001

O projeto “Sombra digital – aprimoramento em arte tecnologia” nasce dos anseios do grupo teatral Protótipo Tópico em se aprofundar em duas vertentes tecnológicas – o vídeo mapping e a transmissão de dados. Essas vertentes podem trazer novas narrativas à cena teatral permitindo plasticidade, volatilidade, impermanência de ambientes e cenografias. Tal projeto contemplará um novo workshop neste domingo (12).

O projeto possui realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado e do Grupo Protótipo Tópico por meio do edital ProAc Aprimoramento Técnico-Artístico.

Segundo a organização, a oficina abordará conceitos sobre o caráter virtual da imagem, tendo, como ponto de partida, o mito de Narciso. Serão apresentadas as ideias de “projeção” e “reflexo” em seus aspectos estéticos e filosóficos, e o conceito de Sombra e Reflexão.

O evento será ministrado por Rogério Borovik, que contará um pouco do seu percurso profissional, mostrando trabalhos autorais e participações em outros trabalhos, tais como: “KA, a sombra da alma” de Renato Cohen “Ursonate” de Lúcio Agra, “Verme de vídeo” do grupo Neo Tao, “Preto no Branco” parceria com Samira Br, entre outros.

Borovik trará reflexões sobre a manipulação do vídeo ao vivo como proposta performática. Discutirá também, na oficina, sobre o uso da projeção de imagens como elemento cenográfico e diferentes forma de transformar a imagem projetada em coparticipante da cena, denominado, por ele, de “ator virtual”. A intenção da oficina é falar sobre o conceito “Transmídia” (elementos virtuais e presenciais em ação concomitante e dialógica) e de “Polifonias” (elementos sonoros em ação concomitante e dialógica).

Dentre as atividades teórico-práticas, a oficina trará uma amostra de exemplos históricos, tais como: as experiências de pré-cinema do séc XIX (as fantasmagorias), trabalhos dos anos 60 conhecidos como “cinema expandido”, os “quase-cinemas” de Hélio Oiticica, as Vídeocriaturas de Otávio Donasci, assim como trabalhos contemporâneos.

A entrada é gratuita e aberta a todo o público.

Serviço:
O workshop foi transferido para Casa de Cultura Celina Neves, localizada na Rua Gerson França 6-66.
Horário: das 14h às 17h
Telefone: (14) 3100-0900
Inscrições no email: [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …